Como reverter em uma criança de quatro anos o transtorno sexual de identidade. Qual é o primeiro passo?

8 respostas
Como reverter em uma criança de quatro anos o transtorno sexual de identidade. Qual é o primeiro passo? É possivel fazer essa criança perceber que é uma menina, como?
Quero acrescentar que quem quer "reverter" a expressão de gênero de uma criança poderia levar bastante benefício de um aconselhamento profissional ou até uma psicoterapia própria para superar a ansiedade que a criança nel@ revela, para poder abdicar do desejo de revertê-la e para ganhar a força para ajudar a criança viver feliz. De nenhuma maneira vai poder mudar esta orientação da criança pois ela se produz muito mais cedo do que se percebe. Já que ela vai ficar provocando repúdio numa sociedade que está acostumada à bipolaridade sexual e à congruencia entre sexo biológico e sexo de comportamento, ela precisa de apóio forte das pessoas próximas dela, do jeito que ela está e se expressa.

Como mencionado pelo colega acima, procurar uma psicoterapia pode ser uma boa opção.
A expressão "transtorno sexual de identidade" traz, implicitamente, a ideia de que existiria uma identidade sexual normal, da qual o indivíduo se distanciou, ou não alcançou. Esta identidade "normal" seria na vertente heterossexual. Este conceito de "normalidade, entretanto, é uma construção da cultura ocidental. A psicanálise nos informa que a identidade sexual é uma construção individual é única, resultado de um longo trajeto psíquico que começa antes mesmo do nascimento da criança, no lugar que ela ocupa no desejo de que acolhe a criança no mundo. Não podemos negar, contudo, que certas expressões da identidade sexual causam transtornos para o sujeito. Porém, tais transtornos são de ordem social. Na pergunta acima, o que se pode fazer para ajudar a criança é permite, via psicoterapia, que ela se sinta bem consigo mesma.
Pergunta polêmica. Sugiro que procure um profissional especializado para que o mesmo possa identificar o que está acontecendo (lembrando que a criança ainda está em etapa de formação de identidade) e pensar juntos o que proporcionaria melhor qualidade de vida a criança.
Vale lembrar que pessoas que apresentam transtornos de identidade sexual sofrem muito, sobretudo no que diz respeito a sua inserção e aceitação social e familiar. A possibilidade de ser cuidada e contar com o apoio familiar é fundamental.
Mal-entendidos sobre crianças transgêneros indicam que muitas ainda não recebem o apoio que merecem e as consequências podem ser trágicas. Felizmente, sabemos mais do que nunca que essas crianças precisam crescer seguras e saudáveis. Uma vez que os pais procuram ajuda, a família toda é acompanhada e a criança faz sessões periódicas.. No início da puberdade, elas podem optar pelo bloqueio hormonal, que impede o corpo de amadurecer até que os profissionais e elas, principalmente, tenham certeza de que caminho seguirão
Não se "reverte" um transtorno assim, qualquer tentativa em reprimir ou recalcar essa condição trará consequências futuras como outros transtornos ou até um suicídio. O indicado é um acompanhamento profissional (psicólogos, psicanalistas e psiquiatras) para a criança e para os pais. Só assim, e com o tempo, se elucidará a identidade de gênero do paciente e o melhor caminho a seguir.
Transtorno sexual? Essa sua afirmação exige uma quantidade grande de informações. Responder sua questão seria imprudente. Sugiro que procure um especialista médico e psicoterapia.
De acordo com o DSM-V não existe tal transtorno. A única coisa que pode existir é disforia de gênero, que seria um desconforto com a identidade de geênero atribuída à pessoa. As pesquisas mostram que as pessoas trans mais felizes e com menos problemas psicológicos são aquelas que a família respeita o desenvolvimento de sua identidade sexual. Então, pais que se preocupam com seus filhos, certamente, procurarão respeitar a expressão de gênero de seus filhos mesmo que isso vá contra seus desejos. Desejo força a você!