Como se pode diagnosticar a dislexia?

9 respostas
Como se pode diagnosticar a dislexia?
Na entrevista inicial já encontramos dados relevantes do paciente a começar pelo encaminhamento. Geralmente a escola se vê preocupada com o baixo desempenho do aluno, com isso, solicita um parecer fonoaudiológico para confirmar a queixa ; durante a avaliação da comunicação oral e escrita, é possivel apontar as dificuldades do aluno relativas ao processo de aprendizagem- desorientação têmporo-espacial, falha na discriminação auditiva e visual; desatenção e falta de concentração para atvidades.

A dislexia basicamente é uma alteração neuro funcional que está relacionada à decodificação da leitura e escrita. Essa dificuldade gera erros na interpretação de textos, pois o indivíduo pode ler trocando sílabas ou palavras mudando a mensagem da escrita. Na escrita, apresenta trocas de letras e dificuldades para a elaboração de textos. Isso pode gerar ansiedade e distração.
O paciente deve realizar avaliação neuropsicológica, para pesquisa das dificuldades e erros na descodificação da leitura e escrita. Juntamente a esse procedimento, para minimizar a ansiedade e habilitar défices atencionais, deve ser incluído, treino atencional e psicoterapia.
É importante realizar uma avaliação multiprofissional. O fonoaudiólogo avaliará a linguagem oral e escrita, o neuropsicólogo os aspectos atencionais, emocionais e QI e o neurologista descarta lesões neurológicas. A dislexia é um transtorno que acomete principalmente o processamento fonológico da linguagem, portanto a avaliação fonoaudiológica é fundamental. Nenhum profissional diagnostica a dislexia sozinho. Você poderá se informar melhor nos sites da ABD e AND.
Olá! Obrigada por compartilhar a sua dúvida. Ao ser identificada a dificuldade para o aprendizado da leitura e da escrita, é importante que a criança seja encaminhada para uma avaliação multidisciplinar. O diagnóstico deve ser realizado por uma equipe composta por profissionais de diversas especialidades, psicólogo ou neuropsicólogo, psicopedagoga e um médico neuropediatra. Com essa equipe atuando de forma integrada é possível investigar com mais precisão os diferentes aspectos envolvidos no processo da dificuldade de aprendizagem.
Boa tarde! Na suspeita de Dislexia é indicado fazer uma avaliação neuropsicológica para investigar os aspectos cognitivos: inteligência, atenção, memória, aprendizagem e afetividade, e verificar assim se o paciente apresenta sinais de risco de Dislexia, dependendo a idade do paciente, é indicado fazer a intervenção por um período de seis meses para então descartar o risco de Dislexia , ou encaminhar para os outros profissionais para fechar o diagnóstico. Na suspeita de Dislexia consulte profissionais especializados.
Através de uma avaliação psicológica e multidisciplinar, envolvendo exames neuropsicológicos, cognitivos, e fonoaudiológicos.
A melhor forma de diagnosticar transtornos de linguagem como a dislexia, é a atraves da avaliação neuropsicologica, com exames específicos das funções cognitivas. Esse exame pode ser recomendado por neurologistas ou psiquiatras.
A dislexia basicamente é uma alteração neuro funcional que está relacionada à decodificação da leitura e escrita. A melhor forma de diagnosticar transtornos de linguagem como a dislexia, é a através da avaliação neuropsicológica, com exames específicos das funções cognitivas.