Como se pode diagnosticar a dislexia?

9 respostas
Como se pode diagnosticar a dislexia?
Na entrevista inicial já encontramos dados relevantes do paciente a começar pelo encaminhamento. Geralmente a escola se vê preocupada com o baixo desempenho do aluno, com isso, solicita um parecer fonoaudiológico para confirmar a queixa ; durante a avaliação da comunicação oral e escrita, é possivel apontar as dificuldades do aluno relativas ao processo de aprendizagem- desorientação têmporo-espacial, falha na discriminação auditiva e visual; desatenção e falta de concentração para atvidades.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A dislexia basicamente é uma alteração neuro funcional que está relacionada à decodificação da leitura e escrita. Essa dificuldade gera erros na interpretação de textos, pois o indivíduo pode ler trocando sílabas ou palavras mudando a mensagem da escrita. Na escrita, apresenta trocas de letras e dificuldades para a elaboração de textos. Isso pode gerar ansiedade e distração.
O paciente deve realizar avaliação neuropsicológica, para pesquisa das dificuldades e erros na descodificação da leitura e escrita. Juntamente a esse procedimento, para minimizar a ansiedade e habilitar défices atencionais, deve ser incluído, treino atencional e psicoterapia.
É importante realizar uma avaliação multiprofissional. O fonoaudiólogo avaliará a linguagem oral e escrita, o neuropsicólogo os aspectos atencionais, emocionais e QI e o neurologista descarta lesões neurológicas. A dislexia é um transtorno que acomete principalmente o processamento fonológico da linguagem, portanto a avaliação fonoaudiológica é fundamental. Nenhum profissional diagnostica a dislexia sozinho. Você poderá se informar melhor nos sites da ABD e AND.
Olá! Obrigada por compartilhar a sua dúvida. Ao ser identificada a dificuldade para o aprendizado da leitura e da escrita, é importante que a criança seja encaminhada para uma avaliação multidisciplinar. O diagnóstico deve ser realizado por uma equipe composta por profissionais de diversas especialidades, psicólogo ou neuropsicólogo, psicopedagoga e um médico neuropediatra. Com essa equipe atuando de forma integrada é possível investigar com mais precisão os diferentes aspectos envolvidos no processo da dificuldade de aprendizagem.
Boa tarde! Na suspeita de Dislexia é indicado fazer uma avaliação neuropsicológica para investigar os aspectos cognitivos: inteligência, atenção, memória, aprendizagem e afetividade, e verificar assim se o paciente apresenta sinais de risco de Dislexia, dependendo a idade do paciente, é indicado fazer a intervenção por um período de seis meses para então descartar o risco de Dislexia , ou encaminhar para os outros profissionais para fechar o diagnóstico. Na suspeita de Dislexia consulte profissionais especializados.
Através de uma avaliação psicológica e multidisciplinar, envolvendo exames neuropsicológicos, cognitivos, e fonoaudiológicos.
A melhor forma de diagnosticar transtornos de linguagem como a dislexia, é a atraves da avaliação neuropsicologica, com exames específicos das funções cognitivas. Esse exame pode ser recomendado por neurologistas ou psiquiatras.
A dislexia basicamente é uma alteração neuro funcional que está relacionada à decodificação da leitura e escrita. A melhor forma de diagnosticar transtornos de linguagem como a dislexia, é a através da avaliação neuropsicológica, com exames específicos das funções cognitivas.

Especialistas

Angela Schibeloske

Angela Schibeloske

Psicopedagogo

Umuarama

Fernanda Salles Kavaliunas

Fernanda Salles Kavaliunas

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Nara Furtado

Nara Furtado

Fonoaudiólogo

Teresina

Caroline Dias

Caroline Dias

Psicopedagogo

Rio de Janeiro

Suevellyn Nascimento

Suevellyn Nascimento

Fonoaudiólogo

Nova Lima

Laura Mello

Laura Mello

Fonoaudiólogo

Foz do Iguaçu

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 50 perguntas sobre Dislexia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.