Meu filho tem 3 anos e 8 meses. Ele está na escola e faz troca de alguns fonemas. Ele troca o g pelo

36 respostas
Meu filho tem 3 anos e 8 meses. Ele está na escola e faz troca de alguns fonemas. Ele troca o g pelo d. Ele troca o c pelo t. Não é em todas as palavras. Devo já procurar uma fono ou é ainda normal nessa idade?
Acredito que seja importante você levar à alguma fonoaudióloga de confiança para que ela avalie a situação individualmente.

Espero ter ajudado, abraço!

Olá.
É bom levar ao um fonoudiólogo até para que seja orientada corretamente nessa questão de fonética de seu filho e se está dentro da idade dele essas trocas ou pode ser feita algum trabalho de intervenção desde já.
Mas é importante ja ter essa avaliação.

Att
Sayonara Machado
É muito importante fazer uma avaliação com a fonoaudióloga... Fico à disposição.
É muito cedo p diagnosticar Dislexia. Porém o melhor a ser feito é procurar um fonoaudiólogo, p evitar futuramente distúrbios na linguagem. Se caso a criança com a idade na faixa de 7 anos, permanecer com essa dificuldade é necessário um acompanhamento psicológico também.
Olá. É muito comum que crianças quando estão aprendendo a falar façam consultas regulares a uma fonoaudiologa, a fim de prevenir problemas futuros. Procure um bom profissional, certamente a escola saberá lhe indicar alguns se não souber. Espero ter ajudado.
Olá , quanto mais cedo ele for avaliado por uma profissional fonoaudióloga, melhor será. Abraço
Olá! muito cedo ainda, para um diagnóstico de dislexia. Com essa idade é natural que isso ocorra. O importante é não criar ansiedade na criança. Se ao chegar na alfabetização ele ainda apresentar tais problemas, leve a uma fonoaudióloga. Paz e Bem!
Sim. Você já deve procurar uma fonoaudióloga.
Eu atendo na zona sul de SP, Jabaquara, clínica Fonocomunicar.

Estou à disposição.
Recomendo fortemente que leve seu filho a um(a) fonoaudiólogo(a) para avaliação.
Avaliar precocemente o desenvolvimento da produção e da compreensão da fala é de vital importância para detectar precocemente possíveis atrasos e distúrbios de linguagem e para proceder à intervenção precoce.
Esta intervenção precoce é importante para aproveitar a plasticidade neural (que é a capacidade do Sistema Nervoso Central de modificar seu funcionamento e se reorganizar estruturalmente para compensar mudanças ambientais e/ou lesionais), para maximizar a sua eficácia. Em outras palavras, quanto mais cedo o problema for descoberto, mais rapidamente se dará a intervenção, e mais rápida será a recuperação.
Abraço
Olá, as trocas nessa idade é completamente normal, mas se é algo que te causa muita preocupação voce pode levar sua crianca para uma avaliação com a fonoaudiologa, acho que a procura de ajuda e intervenção precoce é sempre benefica para o desenvolvimento infantil, mas desde já gostaria de falar que nessa fase é totalmente normal essas trocas.
Nesta idade pode não ser um problema, mas se persistir por muitos anos, procure um especialista.
Bom dia! Seu filho ainda é muito novo. Observe e se ele continuar com o problema um pouco mais adiante, procure um especialista.
Ola,

A troca de fonemas é comum entre crianças, principalmente até os 3 anos, mas pode acontecer mais ou menos até 5 anos.
Fazemos uma análise pela idade, pois é o padrão do desenvolvimento neurológico da criança, no entanto cada casa é um caso.
O acompanhamento com a fono é aconselhável, até por uma questão de instrução aos responsáveis e, para que caso ele venha a ter algum distúrbio de linguagem, tenha um diagnóstico antecipado.
Obrigada
Esta idade ele está na fase Pré linguística, porém muito cedo a diagnosticar Dislexia, caso persista, procure uma avaliação com fonoaudióloga. Att.Jamiriemar (Psicóloga clínica e jurídica)
É importante que realize a avaliação com fonoaudiólogo (a). O profissional poderá te orientar da melhor forma quanto ao tratamento.
De fato nesta idade podem ocorrer as trocas dos fonemas e isso faz parte do processo de amadurecimento. Contudo isso pode, por vezes, estar associado a outros fatores, assim a avaliação de uma fono mostra-se adequada. Encaminharia neste sentido. Abraços
Muito normal, a troca de letras faz parte do amadurecimento das crianças . Fique atenta durante a evolução , mas sempre é bom realizar o teste de processamento auditivo em alguma fase da vida dele. Sou psicopedagoga e previno muitos problemas maiores ,quando indico esse teste para avaliar como a crianca entende o que escuta Sem pressa Abraço
Olá! Com essa idade é possível ainda ocorrerem algumas alterações fonéticas, entretanto, o ideal seria fazer uma avaliação com a fono para garantir um bom desenvolvimento da criança, qualquer tipo de alteração ou distúrbio terá uma melhor evolução se diagnosticada cedo.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Busque um profissional em Fonoaudiologia, ele saberá te orientar adequadamente com uma avaliação individual da criança.
Ainda é cedo e uma avaliação agora poderia criar estigma desnecessário.
Oi! Nesse início da alfabetização podem ocorrer essas trocas, porém sugiro conversar na escola do seu filho com a professora e levá-lo a uma fono a fim de esclarecer! Espero ter lhe ajudado! Abs
Ola. Penso como Psicologa que aos 3 anos ainda e cedo para diagnosticar com precisao qual problema fonoaudiológico seu filho possa estar pois ate mais ou menos 4 anos e meio , 5 anos ainda mudara muito o desenvolvimento motor e TB das letras da criança.
Mas se VC estiver muito preocupada a escola poderá ajuda lá a refletir melhor na necessidade ou não de uma avaliação fonoaudiológica.
Obrigada .
Abraços!
Acho valido procurar um fono...independente da idade.
Olá . Seu filho não parece precisar de especialistas em linguagem somente porque troca algumas letras . Se ele se comunica bem , diz frases completas a fala está adequada para a idade . Até em torno dos cinco anos , a fala está em tempo de estruturação. Está dentro do esperado que uma criança de três anos ainda não fale perfeitamente . É necessário que se tolere esse tempo de construção da fala sem corrigir a criança para não despertar uma angústia que pode aí sim promover uma exacerbação dos tropeços evolutivos . Fale sempre de modo claro e correto com seu filho . Evite falar com ele de forma infantilizada . As vezes as mães , pais e avós fazem isso para demonstrar carinho . Não é o melhor modo
Olá nessa idade é bastante comum essa troca. Se ele já frequenta a escolinha com 4 anos a linguagem já deve começar a se aprimorar. A partir daí,, caso o problema persista, converse com o pediatra e solicite um encaminhamento para a fono.
Primeiro você precisa entender que apesar de termos padrões para faixa etárias, cada criança tem uma história e portanto um desenvolvimento pessoal. As trocas de fonemas são naturais na faixa etária de sua criança. Mas te aconselho levar na Fono para que ela avalie o prognóstico, ou seja a evolução desse quadro clínico... isso te deixará segura o que fará você motivar mais seu filho ao invés de cada troca você passar a ele algum tipo de insegurança e receio o que pode gerar nele ansiedades que podem atrapalhá-lo a desenvolver a fala!!
Ainda é muito cedo para uma avaliação com fonoaudiólogo, continue a observar, cada criança é única, portanto isso é totalmente normal na idade de 3 anos, não precisa se sentir insegura, toda vez que falar errado, repita a palavra com a pronúncia certa e dessa forma irá incentivá-lo a falar corretamente.
A criança começou a falar a pouco tempo, caso não melhore até os 5 anos é aconselhável avaliação e treino como forma de tratamento fonoaudiológico. Procure sempre falar corretamente com a criança e repetir as palavras de fora devagar e articulada como uma brincadeira para ela assimilar aos poucos.
Ola,
Como vai?

Pelo o que observo, seu filho troca palavras com fonéticas semelhantes, o que é comum e recorrente em processos de aprendizagem linguísticas.

Sugiro que estimule a leitura, músicas, e estudos, sempre acompanhando-o e procurando corrigir esses pequenos erros, com paciencia e afeto.

Pesquise um pouco sobre equivalência de estímulos e monte um jogo da memória para ele. Poderá auxiliá-lo muito em seu processo de apropriação linguistica.

Grato,
Pedro L. C. Moraes
Somente um fono pode fazer avaliação precisa no seu filho, é muito cedo para um diagnóstico, de certo que é importante uma avaliação multidisciplinar onde outros profissionais como um médico e também um psicólogo poderá avaliar como esta o desenvolvimento dessa criança.
Boa noite!
É normal nessa idade essa troca, cada criança tem seu tempo de maturação, as vezes a ansiedade dos pais pode até mesmo atrapalhar este desenvolvimento, fique tranquila, que cada fase da criança não é necessariamente semelhante a de outra criança da família, cada ser tem seu tempo.
Olá !!
É válido procurar a ajuda profissional para saber se o seu filho precisa de atendimento.
Quando é necessário, quando mais precoce o tratamento for iniciado melhor em praticamente todas as situações.
Cada criança é única. Umas aprendem algumas coisas antes das outras e vice-versa. Cada uma tem seu tempo de desenvolvimento. Mas é recomendado você consultar uma fonoaudióloga sim. Peça a opinião dela. Mas não é incomum a troca dos sons ou o atraso da fala nessa idade. O mais importante é você não demonstrar tristeza, angústia ou apressá-lo. Espero ter te ajudado, fique bem!
Olá, seu filho é muito jovem então é normal a troca de letras nessa faixa etária, porém se buscar uma avaliação com um especialista te deixará mais tranquila, não hesite. Abçs!
Olá, como vai? Apesar da pouca idade do seu filho oriento que busque ajuda profissional para compreender como ajudar seu filho. Espero que fique tudo bem. Boa sorte.
É normal que crianças de 3 anos e 8 meses troquem alguns fonemas. No entanto, se você notar que o seu filho está tendo dificuldades em pronunciar algumas palavras, é recomendável procurar um fonoaudiólogo para avaliar a fala dele. O fonoaudiólogo poderá avaliar a fala do seu filho e indicar as melhores estratégias para ajudá-lo a melhorar a sua pronúncia.