Como tratar um começo de depressão sem precisar ir ao médico?

17 respostas
Como tratar um começo de depressão sem precisar ir ao médico?
Olá,
Você pode procurar atendimento psicológico para uma avaliação de seus sintomas. Caso seja diagnosticada a depressão, a melhor alternativa é um tratamento conjunto entre psicólogo e psiquiatra. Existem vários medicamentos antidepressivos muito eficazes e seguros, portanto você não deve ter receio quanto a isto. Seria bom entender o motivo de você não querer procurar um médico em um primeiro momento.
Abraço.

Parece que você já tem motivos suficientes para melhorar sua experiência como você mesmo. O que estás esperando?
Para poder responder adequadamente seria preciso saber o que você está chamando de "começo de depressão". Caso seja um humor mais entristecido, recomendo psicoterapia. O psicólogo poderá ajudar a pessoa, evitando inclusive que o quadro evolua para uma depressão. Caso seja realmente inevitável ele poderá recomendar uma avaliação psiquiátrica.
Você pode tratar a depressão com psicoterapia, mas estudos atuais, confoirmam que o tratamento mais eficaz é a psicoterapia com medicação adequada.Procure um neuropsicologo para avaliar seu diagnóstico e realizar tratamento em parceria com um psiquiatra.
Estou a disposição.
Olá! A depressão é uma doença séria. Se recebeu o diagnóstico dela, preferencialmente deve haver um tratamento com psicólogo e psiquiatra.
Em sua manifestação menos grave, a depressão pode não estar afetando a vida de forma tão grave, mas deixar de tratar pode fazer com que os sintomas aumentem.
Pense numa célula cancerígena: quando é só uma ou algumas poucas, podem passar despercebidas no organismo. Mas se formos deixando, não fizermos exames e tratamentos específicos, essas células podem se espalhar pelo corpo e a chance de cura fica cada vez mais dificultada.
Minha intenção com esse exemplo é alertar para a importância de um tratamento. Se iniciar logo no começo da manifestação dos sintomas depressivos, aumenta a sua chance de ter uma melhor qualidade de vida maior. Considere dar essa chance à sua saúde mental!
Um abraço!
Olá... a depressão é uma doença séria e que precisa de atenção logo nos primeiros sintomas. Trata-se de uma disfunção química cerebral, que precisa de acompanhamento psicológico e psiquiátrico. A depressão é considerada o mal do século e a principal responsável pelos suicídios, e que segundo a OMS Organização Mundial de Saúde são cometidos a cada 40 segundos no mundo. Portanto diante aos primeiros sintomas procure ajuda. Cuide-se
Olá, muito difícil saber se a depressão está no início, algumas pessoas costumam chamar a tristeza de depressão.
Depressão é uma doença, um distúrbio afetivo, que precisa ser avaliado e tratado, por especialistas da área, no grau leve apenas a Psicoterapia poderá resolver, porém nos graus mais avançados, além do tratamento Psicoterapeutico, é necessário conjuntamente o tratamento medicamentoso orientado por um Psiquiatra.
A depressão é um uma doença que deve se ter uma atenção, o recomendado seria procurar um psicólogo ou um psiquiatra para avaliar o caso.
Como você não gostaria de procurar um médico o modo que está se movimentando está correto, só de fazer perguntas a especialistas e tentando entender um pouco já lhe ajuda, porém não resolve a depressão. Quando se sentir mais confiante procure um médico para que o tratamento seja feito de maneira correta e eficaz.

Obrigada
Fazer o que você já está fazendo. Formular uma pergunta no site Doctoralia e receber respostas de vários profissionais, via e-mail. Refletir e perceber o que você concluiu de todas as informações que obteve. Em seguida, decidir se já está no seu tempo de ir ao médico. Alguns médicos encaminham para psicoterapia, que é um tratamento recomendado para pessoas com depressão. Outros médicos mantém apenas o tratamento com remédios.
Para além do diagnóstico de Depressão caso o tenha recebido, é importante entender o que está causando esta tristeza para que a causa seja tratada evitando que o quadro depressivo se intensifique. A busca por um profissional da Psicologia pode te ajudar a entender o que está acontecendo e através do acompanhamento psicológico pode diminuir seu sofrimento, não sendo necessário encaminhamento a alguma especialidade médica. Espero ter ajudado. Mas é importante a busca por ajuda profissional.
Não se trata uma doença sem o acompanhamento de um bom profissional.
Desta forma, sugiro que procure um Psicólogo que fará uma avaliação e levantará uma hipótese diagnóstica. E assim, junto com o Psiquiatra escolherão o melhor tratamento para você
Concordo com meus colegas profissionais não tem como você sozinho (a) se tratar da depressão sem acompanhamento médico, seria interessante você procurar uma psicólogo, contar para ele,o que você sente, o que ti deixa chateado, sem animo para fazer as coisas, e a partir dai, se verificado for que se o seu grau de depressão e muito alto, o psicólogo ti encaminhará para um psiquiatra que lhe indicara qual remédio você tomar para melhorar sua qualidade de vida. Boa Sorte e melhoras
Olá! Precisamos avaliar a intensidade dos sintomas, o que é possível já no início da terapia cognitiva-comportamental através da aplicação das escalas de Beck e se necessário, o encaminhamento para psiquiatria. Há estudos que relatam a grande eficácia da terapia em conjunto com o tratamento médico. Att
Olá!!
A meu ver, seria interessante buscar apoio de um psicólogo, pois através avaliação psicológica sera possível dizer qual o direcionamento do tratamento. Depressões leves, mutias vezes, não necessitam de medicação. Mas se não fizer o tratamento, a depressão pode ficar mais forte e então os sintomas podem se intensificar. Com o tratamento desde o inicio fica muito mais fácil o tratamento.
A depressão deve sempre ser acompanhada por um me´dico, porem caso você esteja dom dificuldades nesse acesso no início podemos estimular a pessoa a fazer atividades das quais ela sempre gostou e sempre a fizeram bem, alem de evitar o isolamento social.
Olá. Não se trata qualquer indício de doença sem ter a certeza do diagnóstico .
Não se deve tratar uma doença grave sem a orientação médica
Procure urgente um psiquiatra para avaliação da necessidade de um medicamento é um psicólogo para uma psicoterapia.
Não tente se auto medicar, é muito perigoso
Olá,
Você já foi diagnosticada com depressão ou acha que está depressiva? Em ambos os casos é crucial que você busque uma ajuda psicológica, a depressão é uma doença seríssima que deve ser tratada o quanto antes. O psicólogo irá avaliar o nível da sua depressão e, dependendo, será necessário um tratamento multidisciplinar, com um psiquiatra, que te receitará medicamentos. Espero ter ajudado, fico à disposição para ajudar!