Como treinar o cérebro para pensar de forma mais positiva ?

3 respostas
Como treinar o cérebro para pensar de forma mais positiva ?
 Elissandra Melo
Psicólogo
Florianópolis
Olá! Existem várias técnicas que ajudam a mudar o padrão de pensamento, mas uma das formas mais eficientes é a gratidão. Assim como a pessoa desenvolve o hábito de reclamar e somente ver o lado negativo da vida; quando ela passa a se sentir grata por coisas simples, dessas que costumam passar despercebidas no dia a dia, os seus sentimentos também mudam, fazendo-a se sentir mais calma e feliz. Se quiser, posso lhe ajudar com isso. Conte comigo! :-)

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Essa pergunta parte de uma tentativa de reduzir a complexidade do viver a um funcionamento técnico, pragmático, quase como se fôssemos máquinas a serem programadas. Mas, o ser humano é muito mais do que comportamento e técnica, se não fosse por isso, poderíamos “treinar” com os mesmos passos indivíduos diferentes e formata-los a um mesmo modo ser.
Somos constituídos tanto pelo que gostamos quanto pelo que não gostamos. Frustrações, dores e tristezas são partes legítimas da vida e essenciais para elaborarmos nossa trajetória, nossos sonhos e quem somos. Sem esse espaço, não há elaboração possível.
Um caminho, antes de buscar pensar mais positivamente, talvez seja se perguntar: o que me leva a querer isso? E a partir daí pensar o que se é possível na sua vivência.
Na TCC, "treinar o cérebro" é um processo ativo de criar novos hábitos mentais. O primeiro passo é aprender a identificar os pensamentos negativos automáticos no momento em que eles surgem. Em vez de aceitá-los como verdades, o treino envolve ativamente questioná-los: "Qual é a evidência real para isso? Existe uma forma mais equilibrada de ver a situação?".

O "treinamento" é a prática consistente de gerar um pensamento alternativo que seja mais realista e funcional. Uma técnica muito usada para isso é o diário de gratidão: ao registrar ativamento 3 coisas boas do seu dia, você "força" seu cérebro a focar no que funciona, fortalecendo fisicamente os caminhos neurais do bem-estar e combatendo o viés de negatividade.

Especialistas

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daniela Lemos Sobral

Daniela Lemos Sobral

Psicólogo

Sorocaba

Luciana Cassol

Luciana Cassol

Psicólogo

Cachoeirinha

Michelle Sousa

Michelle Sousa

Psicólogo

Recife

Ana Raquel Righi Gomes

Ana Raquel Righi Gomes

Psicólogo

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.