cortar o cabelo bem curto ajuda a conter a tricotilomania?

24 respostas
cortar o cabelo bem curto ajuda a conter a tricotilomania?
A tricotilomania é um transtorno cuja característica é arrancar fios de cabelo do couro cabeludo. A forma de tratar a doença é através de acompanhamento médico psiquiátrico (necessita de uso de medicação) e psicoterapia. É importante iniciar o quanto antes o tratamento pois é um impulso o qual o paciente NÃO tem controle e com o tempo pode evoluir para arrancar pelos da sobrancelha, barba, bigode...ou ainda engolir os tufos de cabelo. A avaliação psiquiátrica também irá ajudar a diagnosticas se o paciente tem outros sintomas como ansiedade, depressão ou TOC (Transtorno obsessivo compulsivo). Estou a disposição para maiores esclarecimentos. Abraço
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com: ansiedade,depressão, fobias e traumas psicológicos - R$ 130

Olá,
seria de fundamental importância fazer um trabalho multidisciplinar, ou seja, passar com o psiquiatra ( medicamento) e paralelamente fazer uma psicoterapia (psicólogo) com o intuito de trabalhar as questões que geram esse comportamento.
Boa sorte.
Olá. Como a tricotilomania se trata de um transtorno obsessivo-compulsivo é ideal buscar a terapia para investigar as emoções e crenças associadas à necessidade de puxar fios de cabelo. A terapia ajuda modificar padrões de pensamentos e comportamentos que alimentam a vontade de puxar fios, passando a controlar as emoções. Estou a disposição!
A melhor estratégia para lidar com a tricotilomania é seguir um tratamento psiquiátrico, para auxiliar seu organismo com os impulsos e sintomas referentes a ela, e realizar psicoterapia para lhe auxiliar a criar estratégias para lidar com isso e melhorar sua qualidade de vida. O tratamento combinado é a melhor opção!
Como os colegas já disseram, trata-se de uma condição clínica que requer tratamento com profissionais da Psicologia e Psiquiatria. É importante que o paciente participe da tomada de decisão das estratégias que serão adotadas.
Olá, a tricotilomania é um transtorno onde arranca-se os fios de cabelo do couro cabeludo. A forma de tratar a doença é através de acompanhamento médico psiquiátrico (necessita de uso de medicação) e psicoterapia. É importante iniciar o quanto antes o tratamento pois é um impulso no qual o paciente não tem controle podendo se expandir para arrancar pelos da sobrancelha, barba, bigode, ou ainda engolir os tufos de cabelo. O tratamento combinado psiquiátrico, medicamentoso e psicoterapia é a uma ótima opção. Cuide-se, abraço.

Olá, como os colegas já disseram a melhor estratégia para cuidar desse quadro clínico (tricotilomania) seria o acompanhamento médico psiquiátrico (tratamento medicamentoso) e a psicoterapia.
Espero ter ajudado, cuide-se.
Se você quer lidar com isso na sua raiz, o ponto é outro e um processo terapêutico com Terapia EMDR e Pain Management poder ser crucial. Um grande abraço!
Olá; é importante esclarecer que a tricotilomania é um tipo de transtorno obsessivo compulsivo – TOC. Desta forma, as obsessões são pensamentos, imagens ou impulsos recorrentes, indesejados e intrusivos; as compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais que a pessoa se sente obrigada a executar, visando o alívio da ansiedade e dos medos associados às obsessões. Atualmente, a psicoterapia baseada no modelo cognitivo-comportamental mostra-se efetiva na redução dos sintomas, pois neste modelo de psicoterapia a ênfase está nos pensamentos dos individuo e o seu processamento das informações. Portanto, a recomendação é a realização de psicoterapia e acompanhamento médico psiquiátrico.
Caso ainda tenha dúvidas, me coloco à disposição.
Atenciosamente.
Olá! Manter os cabelos curtos não será suficiente para conter a tricotilomania. Sem o tratamento adequado, há risco de agravamento do quadro clínico. Alguns pessoas arrancam fios da cabeça, sobrancelhas e cílios. Além do comprometimento estético, o transtorno causa muito sofrimento emocional. O ideal é fazer acompanhamento psicológico e psiquiátrico. É possível superar o distúrbio e viver uma vida com qualidade.
Não, o que ajuda é terapia e caso necessário intervenção com psiquiatra.
Olá
Sim, é o que normalmente os pacientes fazem, mas não é suficiente, É preciso que o paciente faça tratamento psicoterápico e psiquiátrico para ter uma superação de fato desse transtorno.
Boa sorte
Olá!
Pensar em cortar o cabelo mostra quanto tu estás precisando solucionar esta questão, se é que acontece contigo. Mas tal ato de arrancar os cabelos é uma condução para dar conta de angústia ou medo. Falar vai ajudar muito, bem como procurar psiquiatra caso haja necessidade. Uma análise psicanalítica ajuda muito.
Olá! Mais do que evitar o sintoma, no seu caso a tricotilomania, é preciso compreender suas causas e aprender a lidar com elas, para tanto o processo psicoterápico é imprescindível, acompanhado de psiquiatria em muitas situações. Pense nisso!
O ato de cortar o cabelo não ajudará em nada pois trata-se de um sintoma que está associado ao alívio de alguma angústia e que traz muita ansiedade. A pessoa não tem como controlar já que são conteúdos inconscientes que têm que ser trabalhados em terapia. Uma consulta ao psiquiatra também poderá ser útil paralelamente ao tratamento psicológico, pois o medicamento pode ajudar nessa fase inicial do tratamento.
boa sorte!
Olá. Cortar o cabelo não ajudará a conter a tricotilomania. Esse comportamento tem causas psíquicas. Pode ser tanto precedido por uma sensação de tensão ou por ansiedade que é aliviada ao arrancar fios de cabelo. O ideal é iniciar tratamento com psiquiatra para medicação e com psicólogo na Terapia Cognitivo Comportamental para aprender o automonitoramento, identificar situações gatilho e a substituir o comportamento por outro mais adequado. Abraço.
Olá, Como a tricotilomania é caracterizado por um impulso de arrancar cabelos e pelos do corpo e a pessoa não consegue sozinha controlar e modificar esse comportamento sendo necessária o acompanhamento com psiquiatra, psicólogo e outros para realizar um tratamento adequado.
O que realmente ajuda no tratamento da tricotilomania é a psicoterapia de base cognitivo comportamental. Através de instruções e identificações de crenças irrealisticas que permeiam o transtorno. Instruções comportamentais são sugeridas caso a caso.
Os colegas, acima já responderam sua pergunta. Necessita de acompanhamento psiquiátrico e psicológico. Sobre cortar o cabelo, não será ele menor que impedirá de voce fazer o ato. Busque ajuda, assim que puder!!! boa sorte!!!
Esse quadro traz a mania de arrancar os cabelos, geralmente o tratamento traz resultados positivos, para adultos deve ser indicado um psiquiatra que, geralmente, realiza tratamento medicamentoso para ansiedade e depressão, além de sessões de psicoterapia com psicólogo. Entretanto, é importante iniciar logo o tratamento, pois se esperar por muito tempo, a tricotilomania pode provocar perda de cabelo e calvície, e como algumas pessoas com este transtorno engolem os cabelos, pode acontecer complicações devido ao acúmulo de cabelos no estômago e no intestino do paciente. Em casos com crianças, é possível trabalhar o simbólico, a fantasia da mesma, pode-se trabalhar no desenho e em sessões lúdicas, no contexto infantil é de extrema importância compreender a dinâmica familiar da criança. Concebo a tricotilomania como um comportamento que denuncia falhas primitivas no desenvolvimento emocional do bebê. Apesar da individualidade de cada criança, os diferentes ambientes em que cada uma delas está inserida, há algo comum ao universo infantil, diante de situações de angústia, a criança pratica um ritual em que enrola e pode arrancar os cabelos denunciando algo ainda não compreendeu de seu meio, dando a impressão de que o ritual preenche o vazio dos momentos em que experimenta desamparo e ausência das figuras de apego. Considero importante acolher os pais para compreender o cuidado com a criança e como ambos se relacionam, acredito que a experiência psicanalítica ajuda muito para o contato com o mundo interno em busca constante para ajudá-lo a sentir e o pensar no que lhe causa tamanha angústia. Tenha um Ótimo acompanhamento terapêutico! Melhoras!

Olá boa tarde!
Cortar o cabelo curto poderá trazer um certo conforto psíquico porém sugiro buscar também um(a) psicólogo(a) de sua confiança e juntamente com este(a) profissional buscar um espaço de fala livre e possivelmente ampliar esta rede de apoio com um (a) psiquiatra para possivelmente inserir a terapêutica medicamentosa, já vi casos de remissão total de casos, então tenha perseverança e entregue-se a sua terapia, terá excelentes resultados.
Muito boa sorte, abraço.
Acho um pouco radical, já que a tricotilomania tem tratamento. Existem algumas técnicas da comportamental que ajudam muito. Como dica você pode colocar uma bandana e/ou bandaid no dedo para não cometer o ato sem pensar. Entretanto é importante saber que normalmente é um transtorno que acontece muito cedo na vida da pessoa. Pode-se usar a técnica do espelho, trabalhar a ansiedade e o gatilho de quando a pessoa arranca o cabelo. Começa com um desconforto psiquico, um incomodo na região e por fim quando arranca o cabelo um alivio. Esse processo deve ser identificado para que se possa trabalhar com ele por isso é importante a terapia.
Olá! Veja, a tricotilomania é um tipo de transtorno orientado a repetição da qual o paciente muitas vezes não tem controle. Assim sendo, é bastante importante procurar tratamento psicológico, vez que o transtorno pode evoluir para outras regiões (pelos da barba, corpo, ingestão dos cabelos...). Antes de cortar o cabelo, faça terapia, com certeza a segunda opção lhe será mais útil a médio e longo prazo.
A resposta é sim e não. Sim porque, dependendo do ritual que acompanha o ato de arrancar os fios (como ficar pegando, enrolando e acariciando o cabelo nas mãos) não estiver mais disponível, menor a probabilidade da ocorrência do comportamento. Entretanto, poderia acontecer de, a médio/longo prazo, novos rituais serem desenvolvidas (por exemplo, ir com a mão direto na cabeça e arrancar), uma vez que o problema-alvo não foi tratado. Além disso, pessoas com tricotilomania não correm o risco apenas de arrancar fios de cabelo, o transtorno abrange também fios da sobrancelha, cílios e pelos do corpo. O tratamento mais adequado para esta condição é o treinamento de reversão de hábitos e você consegue fazê-lo com terapeutas comportamentais ou terapeutas cognitivos-comportamentais (TCC). Abraços!