Costumo ter muitas variações de humor durante o dia, muitas vezes essas variações são sem motivo

6 respostas
Costumo ter muitas variações de humor durante o dia, muitas vezes essas variações são sem motivo aparente (ex: fico me comparando aos outros e me sinto inferior) Tenho baixa auto estima e penso bastante em suicídio. Essa situação vem se repetindo há anos. Isso pode ser transtorno borderline?
Pode ser um caso de Transtorno de humor, notadamente depressão grave. Transtorno de personalidade borderline apenas pelos dados fornecidos é impossível se fazer. Falar em transtorno de personalidade, apenas se pode fazer isso após várias consultas ou após testes projetivos ou avaliação neuropsicológica com analise de personalidade. Abraços.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Para identificarmos o transtorno Borderline precisamos de mais elementos do seu comportamento no dia-a-dia.
Somente com o que mencionou parece mais um transtorno de humor.
Borderline é um transtorno muito difícil de se diagnosticar pois acaba apresentando comportamentos de outras doenças psíquicas, e para diagnosticar alguém com tal, precisa-se de muita investigação.
Aconselho a procurar um psicólogo para que possa te auxiliar no caminho para o melhor tratamento.
Olá,

Antes de colocar um "diagnóstico" é importante você procurar ajuda profissional. Você vem se comparando com outras pessoas, isso com certeza coloca nossa autoestima lá no pé. Quando nos comparamos as outras pessoas normalmente vamos nos sentir inferior, possivelmente você está potencializando as conquistas dos outros e diminuindo as suas. A fase que você está passando com certeza é difícil e você não precisa passar por isso sozinho. Procure um psicólogo, faça uma avaliação, se for necessário você será encaminhado para um psiquiatra e então juntos farão o tratamento mais adequado.

Transtorno de borderline é bem complexo e tem muitos sintomas, não podemos falar se você é ou não é apenas com esses dados. Ok?

Não deixe de procurar ajuda o quanto antes. Sugiro que busque um Terapeuta Cognitivo Comportamental.

Abraços e melhoras.
É muito comum as pessoas mudarem de humor ao longo de um mesmo dia, como se animar ao encontrar um amigo e receber um elogio ou ficar triste após uma bronca de um chefe. Por isso é muito importante diferenciar uma oscilação normal do humor de uma oscilação que esteja relacionada a algum transtorno psiquiátrico. Pessoas com Depressão apresentam uma maior frequência, intensidade e duração dos momentos de tristeza, no entanto, devem apresentar outros sintomas, como falta de prazer nas atividades, alterações do sono e outros. As pessoas com transtorno de Personalidade Borderline apresentam uma desregulação emocional, isto é, são mais sensíveis a brigas interpessoais, reagem com mais intensidade, são mais impulsivas e muitas vezes têm dificuldade em manejar tanta emoção. É um diagnóstico complexo e para ser realizado precisa-se de uma avaliação cautelosa e detalhada. Por isso recomendo que busque a opinião de um profissional! Grande abraço
O transtorno de personalidade limítrofe, conhecido como borderline, hoje em dia tem estado "na moda". É baseado em variações de humor, impulsividade, capacidade social prejudicada, angústia de separação, dilema de identidade, agressividade, impulsividade, entre outra série de sintomas. Por isso é um diagnóstico que requer muita investigação, contudo creio que mais importante do que um diagnóstico/rótulo é o acolhimento e suporte ao sofrimento psíquico do paciente. No seu caso, parece que você vive grande desmotivação e desesperança quanto a si mesmo, o que merece um olhar atento. Não hesite em procurar um bom profissional da área psi, de preferência um psicanalista para que possa entender os porquês de tanta desmotivação e dor. Seria bom também procurar um médico psiquiatra para que com ele veja se há necessidade de medicação para que se amenize um pouco as suas angústias e junto com o trabalho psicológico você possa se fortalecer. Cuide de você, não adie. Espero ter ajudado.
A confirmação desse diagnóstico não mudará o que tem experienciado. E mais do que um diagnóstico você carece de um tratamento.

Você relata que tem pensamentos suicidas, o que mostra que você está sofrendo por uma dor psíquica que merece consideração. Esses pensamentos nem sempre revelam uma intencionalidade de morrer, mas, com certeza, fala que existir tem sido muito pesado para você. Busque por ajuda profissional, busque por cuidado.

Um abraço

Especialistas

Ana Carolina Fava Bassanello

Ana Carolina Fava Bassanello

Psicólogo

Santo André, SP

Patricia Bastos Gonçalves De Souza

Patricia Bastos Gonçalves De Souza

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daniela Gomes Cardoso

Daniela Gomes Cardoso

Psicólogo

Canoas

Michelle Teles Barbosa Lima

Michelle Teles Barbosa Lima

Psicólogo

Fortaleza

Lucas Pilla Garcia

Lucas Pilla Garcia

Generalista

Londrina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 215 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.