Creio que tenho TDAH mas nunca fui imperativo. Há alguns anos, a psicopedagoga do meu cursinho levantou

9 respostas
Creio que tenho TDAH mas nunca fui imperativo. Há alguns anos, a psicopedagoga do meu cursinho levantou essa hipótese pois, além de outros motivos, eu me dispersava muito facilmente e me indicou um psiquiatra. Não me consultei na época. Como é feito o diagnóstico em adultos? Pretendo me consultar.
O diagnóstico em adultos é realizado do mesmo jeito em crianças, ou seja, por um psiquiatra e psicólogo e em alguns casos é necessário o parecer do psicopedagogo. Contudo, vale ressaltar que apenas dispersar facilmente não é sinônimo de TDAH, por isso procure um profissional que faça as avaliações de forma minuciosa para ter o diagnóstico ou descarte correto. Um abraço

O diagnóstico para o TDAH em adultos, será nessario fazer uma avaliação Neuropsicologica para investigar as funções cognitivas envolvidas. Terá um resultado preciso se estiver com desatenção, impulsividade ou hiperatividade. São vários baterias e testes a serem realizados com você! Depois levará a um Psiquiatra ou Neurologista de sua confiança!
Abraços!
Monica! Neuropsicologa
O diagnóstico é feito mediante um questionário, bem como o relato da pessoa e dos parentes próximos...não existe nenhum exame que comprove o TDAH, contudo, é preciso ter cuidado para diagnosticar esse transtorno, pois existem fatores que devem ser descartados por um profissional competente, um psicólogo que seja criterioso e descarte fatores ambientais, emocionais ou externos que possam contribuir para a distração.
Depois de tudo isso, se for constatado que a distração causa prejuízo importante na sua vida, daí existe uma necessidade de acompanhamento psiquiátrico, o qual irá avaliar a necessidade de medicar.Espero ter ajudado.
Entendo que, uma avaliação neuropsicológica seria o primeiro passo a seguir. Segue diagnosticada com TDAH , ai seria encaminhada ao psiquiatra. Como você relata que essa observação foi feita agora na fase adulta, tenho uma dúvida, como foi seu período escolar? Havia queixas sobre seu comportamento? Sua família queixava-se de sua inquietude? São fatos que devem ser levantados em um diagnóstico. O cursinho por si só já causa uma certa ansiedade, pois, o seu foco é passar em um concurso, correto? Esse fator pode causar momentaneamente um certo desconforto e uma cobrança por usa parte ou parte parte de terceiros.
Um psicólogo, psicopedagogo poderia lhe direcionar a um especialista, e, talvez até mesmo a um psiquiatra, mas depois de uma avaliação.
Ok?
Caso tenho alguma dúvida, estou a disposição.
Olá! Como disseram os colegas o diagnóstico do TDAH é clínico, ou seja, o médico (neurologista ou psiquiatra) pode fazer em consultório, porém, a avaliação neuropsicológica auxilia por ser uma checagem completa do funcionamento das funções cognitivas e, alem de revelar quais estão preservadas e alteradas mostra também o quantum de potencialidade e prejuízo. Mediante o relatório é mais assertivo realizar o tratamento com psicólogo ou neuropsicólogo já que a medicação não age em todas as funções executivas. Na avaliação ficará mais claro qual a apresentação do transtorno, se predominantemente desatenta, hiperativa/impulsiva ou combinada (ambas). Outros transtornos apresentam sintomas similares, por isso a avaliação é importante também, para diagnóstico diferencial.
O diagnóstico é feito através de uma entrevista clínica detalhada, que abrange sua vida deste a infância. Se você puder e quiser levar a consulta, uma pessoa que o conheça desde a infância, isto poderá auxiliar na coleta de informações. Exames de sangue, neuroimagem ou mesmo a avaliação neuropsicológica não fazem o diagnóstico de TDAH.
Você pode fazer em primeira instância um psicodiagnóstico e entrevista clínica.
A avaliação neuropsicológica é o mais indicado, se confirmado o diagnóstico será devidamente encaminhado para o tratamento mais indicado, existem questões psicológicas que podem justificar os mesmo sintomas, portanto precisa investigar se é um transtorno neurobiológico como por exemplo o TDAH ou se são outras questões psicológicas.
A melhor forma de confirmar o diagnóstico de TDAH é através de uma avaliação neuropsicológica, onde haverá uma mensuração do nível de desatenção e demais funções cognitivas. O profissional responsável por este exame é um psicólogo com especialização em neuropsicologia. Um neurologista pode fazer o encaminhamento para este tipo de serviço, contudo este exame ainda não está previsto no rol de procedimentos da ANS - Agencia Nacional de Saude, para atendimento atraves de planos de saúde