Depois que fiz bariátrica sinto forte desejo de comer sabão em pó, desodorante, talco. Fiz a reposição

7 respostas
Depois que fiz bariátrica sinto forte desejo de comer sabão em pó, desodorante, talco. Fiz a reposição nutricional e de nada adiantou. nas minhas 2 gravidez que tive após a bariátrica, foi o único período que não tive vontade. Estou com medo. Como faço para me tratar?
O acompanhamento de profissionais de diferentes áreas (médicos, nutricionistas e psicólogos) com certeza é o mais adequado para o seu caso. Acredito que tenha uma grande diferença entre querer e fazer, caso você esteja inserindo a ajuda deve ser procurada imediatamente! Caso tenha o desejo, mas consiga não colocá-lo em prática, o tratamento com psicólogo pode auxilia-la mais. Recomendo psicoterapia de base analítico comportamental para que haja uma análise da função do seu desejo e em seguida você juntamente com o psicólogo consigam trilhar caminhos melhores para eliminar estes desejos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As pesquisas mostram que existem muitos Transtornos alimentares, presentes em pacientes bariátricos e candidatos à cirurgia bariátrica. O transtorno de Pica não é tão comum, mas de fundamental cuidado e tratamento.

Portanto, juntamente com a verificação e reposição nutricional, é preciso que procure ajuda de um psiquiatra e psicólogo, ou até mesmo da equipe multidisciplinar envolvida na sua cirurgia.

Olá , sua necessidade de se alimentar com produtos não comestíveis pode ser causado por uma série de fatores nutricionais e emocionais. Procure ajuda médica, nutricionista e psicólogo para entender melhor quais são os motivos que estão te levando a ter estes tipos de comportamentos alimentares.
Abraços!

Lendo sua pergunta o que me vem a mente é que são produtos, de modo geral, de limpeza e cuidado externo. Concorda? Como tem se sentido ao comer alimentos, comida de forma geral? Acredito que tais produtos possam ser representativos em sua mente e que há por trás algumas fantasias inconscientes. Conforme a colega solicitou, ajuda médica e nutróloga sim, mas também o quanto antes uma análise psicoterápica de base psicanalítica a fim de descobrir esses mecanismos que envolvem a satisfação de ingerir tais produtos. Com certeza, encontraremos uma explicação.

Espero ter ajudado.


Até mais,


Marlene Galdino.

Ola prezada(o), boa tarde. Veja, é importante salientar que a cirurgia bariátrica é concebida como um processo extremamente complexo e mobilizador de diversas esferas, biológica e, de forma destacada, psicológica. A literatura e a experiência comprovam que a interdição cirúrgica causa denso e profundo impacto na imagem corporal, nos conteúdos psíquicos e simbólicos do sujeito e precisam de observação, cuidado e zelo. O objeto inserido não é apenas matéria, mas simbolo que pode estar representando algo que necessita ser escutado. É sugerido o acompanhamento psicológico pré e pós cirúrgicos tendo em vista tal impacto. O trabalho da Medicina e da Psicologia podem contribuir neste momento.

Vc fez o monitoramento nutricional para reportar os nutrientes que realmente estão faltando? Porque a deficiência nutricional de alguns nutrientes também causam esses desejos por coisas não comestíveis !! Sugiro ir a um profissional e fazer todos os exames de vitaminas e minerais, em especial o ferro!!!

Acredito que todas as relações que você fez no seu relato são extremamente pertinentes , te oriento manter acompanhamento médico e psicológico.

Especialistas

Ana Rita de Azevedo

Ana Rita de Azevedo

Psicólogo

São José dos Campos

Viviane Cunha Freire

Viviane Cunha Freire

Nutricionista

Fortaleza

Helington Costa

Helington Costa

Psicólogo, Psicopedagogo

Natal

Jéssyca Muniz Rufino

Jéssyca Muniz Rufino

Nutricionista

Luziânia

Carla Castro Ribeiro

Carla Castro Ribeiro

Terapeuta complementar

Belo Horizonte

Camilla Marques Meizler

Camilla Marques Meizler

Nutricionista

Santana de Parnaíba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 10 perguntas sobre Pica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.