Pica - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Pica, malácia ou alotriofagia é uma perversão alimentar que faz com que o paciente tenha vontade de comer substâncias que normalmente não são alimentos como terra, carvão, giz, pedra, tijolo, tecido, ou alimentos crus como batatas, mandioca crua.
Para que seja classificado como trantorno de pica é preciso que essa perversão alimentar tenha duração de pelo menos 30 dias.
O nome pica vem do latim e significa pega, um pássaro do hemisfério norte conhecido por comer quase tudo o que encontra pela frente.
Pode estar associado a gestação, algumas parasitoses como lombriga por exemplo, ou deficiência de vitaminas.
Medicamentos, vitaminas podem resolver este quadro, em outros casos podem ser necessário o acompanhamento psiquiátrico e psicológico.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - pica

Eliciana Monteiro do Sacramento

Eliciana Monteiro do Sacramento

Psicólogo

Fortaleza

Márcia Helena Nogueira da Silva

Márcia Helena Nogueira da Silva

Psicólogo

Fortaleza

Emanuelle Viana

Emanuelle Viana

Nutricionista

Feira de Santana

Tatiane Cunha

Tatiane Cunha

Nutricionista

Porto Alegre

Ana Rita de Azevedo

Ana Rita de Azevedo

Psicólogo

São José dos Campos

Camilla Marques Meizler

Camilla Marques Meizler

Nutricionista

Santana de Parnaíba

Perguntas sobre Pica

Nossos especialistas responderam a 19 perguntas sobre Pica

Olá,
Então, podemos afirmar que essa comportamento não é usual e está indicando que algo não está bem contigo. Sim, é preciso buscar ajuda, o quanto antes para entender o que está se passando…

Após 6 meses de idade o bebê usa a amamentação como parte de sua alimentação. O uso de amamentação 5 c/ noite não é para fins de alimentação e sim, provavelmente como hábito. Nesse caso precisamos…

Quais profissionais tratam Pica?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.