Depressão que não melhora com o uso de antidepressivo o estabilizador de humor ira estabilizar o p

10 respostas
Depressão que não melhora com o uso de antidepressivo o estabilizador de humor ira estabilizar o paciente?
 Sirre Shin
Psicólogo
Salvador
Os medicamentos como os antidepressivos e estabilizadores de humor podem ajudar no tratamento da depressão, associados ao tratamento psicoterápico. Cada caso é único, portanto é necessário investigar o contexto subjetivo em que o paciente se encontra para que possa construir sua forma de lidar com as vicissitudes da vida para além das medicações.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Kyra Brandão Rosa
Psicanalista, Psicólogo
Belo Horizonte
Bom dia,

Os medicamentos que você mencionou podem auxiliar o tratamento da depressão, vale ressaltar que qualquer alteração nas medicações deve ser acompanhada por seu psiquiatra. A associação de um atendimento psicoterápico com um psicólogo ou psicanalista, cuidará do que não cabe aos medicamentos.
 Amauri Pereira
Psicanalista, Psicólogo
Londrina
O que você procura tratar é o efeito de uma causa. O medicamento age no sintoma, assim como um antigripal ameniza os sintomas da gripe, mas o vírus continua lá. Falar de depressão é falar dos seus desejos, é uma desordem dos desejos. É necessário falar da causa disso que te deixa depressivo. Procure um psicanalista e mergulhe na sua análise.
 Priscilla Mota dos Santos Honorato
Terapeuta complementar
Araxá
Olá. Os medicamentos podem auxiliar a minimizar os sintomas, mas o sofrimento da depressão somente com psicoterapia pode ser elaborado. Alie os medicamentos a uma boa psicoterapia e nunca deixe de tomá-los sem passar pelo seu medico.
 Júlia Miranda
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá!
Acredito que essa resposta só o psiquiatra que o acompanha poderá lhe responder, avaliando qual antidepressivo está usando, se já experimentou outros, vendo também a interação medicamentosa e, se há ou não a necessidade de estabilizador de humor para o seu caso.
Não sei se você faz acompanhamento psicológico, mas se não o faz, penso que seria muito indicado nesse momento.
O tratamento medicamentoso adequado e individualizado somado ao acompanhamento psicológico regular é o que vai lhe proporcionar um melhor prognóstico.
Em um quadro de depressão, o medicamento e a terapia possuem funções diferentes e complementares, um não substitui o outro.
Abraços
O objetivo da medicação é auxiliar no tratamento da depressão evitando grandes variações de humor, mas vale salientar que, para o tratamento ocorrer da melhor forma o ideal é ter um acompanhamento de um psicólogo um psiquiatra.
 Edith Cristiane Marchiori
Psicólogo
Curitiba
A medicação funciona para repor as condições químicas de produção e captação de Serotonina (e outros) e ajudam a diminuir os sintomas. Conjuntamente, fazendo psicoterapia você pode tratar a causa que o levou a deprimir.
Olá, antidepressivos e estabilizadores de humor são medicamentos que irão ajudar o paciente na regulação dos sintomas que são apresentados pelo organismo. No caso da depressão, o antidepressivo irá ajudar na tristeza profunda, no desanimo com a vida, mas estes medicamentos não farão com que a causa que levou o paciente a estes sintomas desapareça permanentemente. Estes medicamentos servem como auxilio no tratamento em conjunto com a psicoterapia, pois é através da psicoterapia que serão descobertas as causas que levaram ao desenvolvimento dos sintomas, para que daí o sujeito possa compreender melhor, e até atribuir novos significados a estes eventos, significados estes levaram ao fim dos sintomas apresentados.
 Valesca Nunes
Psicanalista, Psicólogo
Curitiba
Olá. Os medicamentos aliviam os sintomas, mas somente através da análise pessoal é possível tratar a raiz do problema. Aconselho buscar acompanhamento psicológico.
Olá, converse com o psiquiatra sobre essas questões, quanto mais informações vc der melhor. Espero ter ajudado.

Especialistas

Elisangela Vieira

Elisangela Vieira

Psicólogo

São Paulo

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1235 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.