Descobri que tenho TOC. O especialista me disse que não tem cura e me receitou Clomipromina. Isso ajuda?
8
respostas
Descobri que tenho TOC. O especialista me disse que não tem cura e me receitou Clomipromina. Isso ajuda? Não tem mesmo cura? Muito obrigado.
Olha, sei que um diagnóstico assim dito "na lata" é bem difícil aceitar. Muitas vezes dizemos que determinado transtorno não tem cura porque PELO CONHECIMENTO ATUAL, AINDA NÃO CONSEGUIMOS ENTENDÊ-LO BEM!! Um dos grandes problemas da psiquiatria é identificar o "agente etiológico" causador dos transtornos na psiquiatria. Por isso que não existe exame ESPECÍFICO para nenhum diagnóstico na psiquiatria. Pois o objeto de estudo da psiquiatria é o comportamento - o que é normal e o que é patológico? Por um grande tempo vc já tinha TOC e não sabia que determinados comportamentos obsessivos eram tidos como não normais.Tanto que só tratamos a partir de certo grau; quando interfere na dinâmica do paciente, no seu dia-a-dia, lhe trazendo prejuízos. Os transtorno em geral tem uma característica hereditária. O TOC está no grupo das ansiedades - se analisar bem, tem outros na sua familia: uns tratam outros não. Mas concordo com o que já foi dito, TEM de ser feito medicação e psicoterapia. Melhoras.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
É possível iniciar um tratamento multidisciplinar com Psiquiatra e Psicólogo e amenizar os sintomas e até mesmo reequilibrar sua saúde física, mental e Emocional e assim estabilizar sua saúde Física, Emocional e Mental.
"Desconfie do Destino e Acredite em Você "
Um abraço Carinhoso
"Desconfie do Destino e Acredite em Você "
Um abraço Carinhoso
O importante é iniciar logo um tratamento multidiciplinar com psiquiatra e psicologo, a terapia cognitiva comportamental tem um efeito benéfico e seguir certinho o tratamento, a compreensão do problema também é importante então pesquise se informe.
Se por curar entende algum tipo de tratamento certeiro, 100% eficaz e sem consequências, realmente não podemos afirmar muito, tanto se há quanto se não há. Mas a ajuda psicoterápica têm se mostrado de imensa ajuda no controle de sintomas e na restituição de qualidade de vida. Nesse sentido, é possível que se trate e que isso possa até não ser mais um problema para você. Um Abraço
A medicação pode, sim, ajudar a mitigar os sintomas e o o sofrimento relacionado a eles. Entretanto dizer que o TOC não tem cura é tão precipitado quanto eu te afirmar aqui categoricamente que ele TEM cura. Conforme disse, a medicação trata os sintomas e não a causa e sendo assim não cura a doença, embora alivie. Pode ser que um tratamento psicoterápico possa te ajudar a alcançar pelo menos parcialmente isso que você chama de cura. É o que eu recomendaria.
O TOC realmente não tem cura, mas felizmente a combinação de psicofármacos com psicoterapia melhoram muito a qualidade de vida do paciente, diminuindo crises e mudando comportamento. O autoconhecimento é uma ferramenta poderosa no manejo da ansiedade e das ideias obsessivas. Não desanime!
O manejo das doenças mentais crônicas, especialmente aquelas relacionadas com a ansiedade, pode ser conseguido através de medicamentos psicotrópicos ou psicoterapia Cognitiva ou uma combinação de ambos. A terapia Cognitiva é o tratamento de eleição para os Transtornos de Ansiedade, pois abrange tanto uma reestruturação dos aspectos do pensamento e emoção quanto um recondicionamento das respostas fisiológicas relacionadas a ansiedade. Estudos longitudinais mostram que mesmo após concluído o tratamento os pacientes continuam melhorando progressivamente devido a aprendizagem ds habilidades necessarias para o enfrentamento da ansiedade.
O TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO ( TOC) é um transtorno comum, crônico e duradouro, caracterizado pel presença de obsessoes ou compulsões.
Ela pode ser incapacitante, quando não permite que o indivíduo realize seus compromissos, o indivíduo perde muito tempo realizando seus afazeres, como por exemplo, certifica-se varias vezes se trancou a porta.
Obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que são vivenciados como instrutivos e indesejados.
O TOC é tratado com medicação e Psicoterapia, devendo-se pensar na combinação dos dois. A maioria dos pacientes respondem bem ao tratamento,
Espero que tenha lhe ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Ela pode ser incapacitante, quando não permite que o indivíduo realize seus compromissos, o indivíduo perde muito tempo realizando seus afazeres, como por exemplo, certifica-se varias vezes se trancou a porta.
Obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que são vivenciados como instrutivos e indesejados.
O TOC é tratado com medicação e Psicoterapia, devendo-se pensar na combinação dos dois. A maioria dos pacientes respondem bem ao tratamento,
Espero que tenha lhe ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Especialistas
Perguntas relacionadas
- . Existe alguma forma de prevenir a ansiedade? .
- O transtorno de ansiedade por doença é o mesmo que transtorno somatoforme?
- Como a ansiedade pode se relacionar com o comportamento disruptivo?
- Porque pessoas com ansiedade têm medo de morrer? .
- Além dos sintomas depressivos e ansiosos, agora, sinto medo de sair de casa sozinha. E, este último começou após a morte do meu pai, porém antes do falecimento dele saia normalmente de casa. Quero saber o por que isto aconteceu e o que devo fazer para reverter este quadro???? Já estou em tratamento psiquiátrico,…
- Como a Logoterapia ajuda no Transtorno Ansioso por Doença (TAD) ?
- Como o modelo transdiagnóstico se aplica a pacientes com diferentes Transtornos de Ansiedade como o Transtorno de ansiedade de doença (TAD) ?
- Qual é a relação entre Transtorno Ansioso por Doença e Logoterapia ?
- O que diferencia o medo da morte da tanatofobia? .
- O Transtorno de Ansiedade por Doença pode levar a outras condições?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 495 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.