Detesto me estressar, sempre me sinto mal quando ocorre. Contudo, sempre fui vista como estressada e

14 respostas
Detesto me estressar, sempre me sinto mal quando ocorre. Contudo, sempre fui vista como estressada e costumo me irritar com coisas pequenas, principalmente com a minha mãe - que é maravilhosa. Estou muito decepcionada por não conseguir mudar... por que me estresso com tanta facilidade?
As questões emocionais são muito complexas e as vezes é difícil avaliar e nem nós mesmos entendemos o que estamos sentindo e porque estamos agindo de determinada maneira.
Infelizmente não há como te dar uma resposta do porque você se estressa com facilidade, porque isso é particular e não resposta pronta, mas te digo que fazer terapia pode te ajudar a encontrar essa resposta que muitas vezes está em lugares que você nem imagina. Um passo muito importante é reconhecer que isso te faz mal e buscar ajuda e é positivo que você tenha dado esse passo. No processo de psicoterapia é o lugar onde você poderá entender de onde vem esse sentimento, lidar com ele e até modificar o seu comportamento. Esse processo leva tempo, mas o autoconhecimento é fundamental para todos. Espero ter te respondido da melhor forma.

É muito difícil explicar com um relato tão suscinto. Mas se te incomoda é necessário procurar um profissional pra ser avaliada. A terapia tem como premissa principal promover autoconhecimento, e consequentemente te auxiliar. É preciso entender toda sua história. Aproveito pra ressaltar que momentos estressantes acontecem e te afetam, acima de tudo, porque você é uma ser humano. Espero ter ajudado.
Boa tarde! Tudo bem contigo? Primeiramente gostaria de dizer que não é possível responder com exatidão os motivos pelos quais você se estressa com tanta facilidade sem conhecer sua história de vida antes. O que posso te relatar é que sempre dentro de qualquer processo de mudança haverão recaídas e eventualmente também essa sensação de fracasso ou de não estar conseguindo progredir (isso tudo fica mais atenuado quando estamos lidando com questões emocionais mas intrínsecas, como a raiva por exemplo que resulta no estresse e irritação), porém isso tudo faz parte da nossa natureza humana. Minha sugestão é que você inicie um processo de psicoterapia para que seja possível tanto compreender melhor seu histórico de vida quanto para implementar mudanças mais significativas no seu dia a dia. Não somos necessariamente as coisas que sentimos, mas sim a capacidade de sentir. Fica bem, grande abraço!
Olá! Os motivos para se estressar podem ser causados por preocupações no dia-a-dia, como excesso de pressão no trabalho, perder o emprego, terminar um relacionamento, perder um amigo ou familiar, não ter tempo para o lazer ou até o surgimento de alguma doença na família, hormônios entre outros. O correto é você buscar ajuda Psicológica para ter mais autoconhecimento e autocontrole emocional, a terapia vai te ajudar muito. Estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá, com esse breve relato é difícil dizer exatamente o que te leva a ter esse tipo de comportamento, podem ser questões relacionadas a sua personalidade ou realmente comportamentos desencadeados apenas de fatores externos, é importante considerar a hipótese de buscar por um psicólogo que possa te auxiliar a reconhecer esse comportamento, entender os motivos que o levam a existir, te auxiliar a manejar o mesmo e poder te trazer a um estado de satisfação referente a essas questões, espero ter ajudado!
O estresse surge como uma reação emocional frente a algum estímulo que é sentido como perigoso, arriscado ou, no mínimo, intenso.
Em um processo psicoterapêutico pode-se entender melhor o que tem motivado tal reação emocional, pensando junto do profissional o que tem acontecido na atualidade ou aconteceu em seu passado para que isto esteja acontecendo.
Sentir-se culpada ou recriminar-se, neste momento, não irá acrescentar em nada, pelo contrário, trará apenas um maior mal-estar e frustração, deixando-a mais estressada.
Oi querida, boa tarde.
Imagino sua frustração, é dilacerante ser "estressada/irritada" com pessoas que amamos, ainda mais quando nos esforçamos tanto para mudar isso.
Você precisa fazer uma avaliação com um psicólogo (fico a disposição caso deseje), nessa avaliação ele poderá entender melhor o que se passa e desde quando isso ocorre. O que você descreve pode ser muitas coisas.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Excelente autoquestionamento. Você pode trabalhar essa questão em sua psicoterapia. Você pode agendar uma primeira sessão para ver se você se identifica com o(a) profissional e, em caso positivo, pode iniciar o processo psicoterapeutico.
olá, tudo na nossa vida tem um LIMITE... este seu discurso nos fala sobre um possível "cansei de ser assim, é hora de MUDAR", mas toda mudança faz a gente rever "algumas coisas"... e chegou a oportunidade de deixá-las, para ficar mais leve e experienciar algo novo e melhor... As respostas às suas perguntas virão naturalmente durante o atendimento psicológico; Até lá.
Olá! O estresse é uma resposta do nosso corpo, que pode surgir em determinados contextos. Se você se sente estressada com frequência, é importante identificar o que tem desencadeado esses sintomas. Para isso, você pode contar com a ajuda de um psicólogo. A psicoterapia te ajudará a identificar as maiores causas do estresse e irá propor o melhor tratamento para você. Assim que possível, considere dar início ao seu processo. É algo que deve ser levado a sério, pois os sintomas podem evoluir e comprometer ainda mais a sua qualidade de vida. Cuide-se bem!
As emoções tem a função de nos alertar, eu sugiro que vc não negue esse estresse, e iniciando o processo terapêutico, vc pode entender quais os gatilhos que disparam essa emoção e que pensamentos vem com isso.
Talvez essas coisas pequenas que vc menciona não sejam tão pequenas assim!!
Olá, tudo bem?

O modo como você reage às situações tem muito a ver com o seu temperamento, e forma como construiu sua personalidade ao longo do tempo. Porém, é possível mudar muitos dos aspectos, por isso, é importante que você procure um profissional da psicologia, que, através do processo psicoterapêutico, trabalhe com você, o seu autoconhecimento, a fim de compreender o motivo de se estressar tanto, nas situações de sua vida.
Compreender as causas e te conhecer, são os principais pontos, para que o psicoterapeuta de muna de ferramentas e técnicas lidar com o estresse. Não deixe de procurar auxílio.

Espero ter ajudado,

Estou à disposição.

Abraço.
Entendo sua frustração por se estressar com facilidade e por sentir dificuldade em mudar esse padrão de comportamento. É importante destacar que responder a essa pergunta de forma completa e precisa exigiria uma avaliação mais detalhada da situação, levando em consideração sua história pessoal, experiências passadas e dinâmicas específicas em seus relacionamentos.

No entanto, posso sugerir que a terapia pode ser um caminho eficaz para explorar essas questões em profundidade. Através da terapia, você pode ter a oportunidade de examinar suas reações ao estresse, entender as possíveis causas subjacentes e trabalhar na construção de estratégias saudáveis para lidar com situações desafiadoras.

Além disso, é importante notar que a culpa, a autocrítica e a vergonha que você mencionou podem ser fatores que contribuem para essa dificuldade em lidar com o estresse. A terapia pode ajudar a abordar esses sentimentos, fornecendo um espaço seguro para explorar suas emoções, desenvolver uma maior compreensão de si mesma e promover a autocompaixão.

Lembrando que mudar padrões de comportamento leva tempo e esforço, e buscar ajuda profissional não é um sinal de fraqueza, mas sim de coragem e desejo de crescimento pessoal. A terapia pode oferecer um ambiente acolhedor e de suporte, onde você pode trabalhar no desenvolvimento de habilidades emocionais e comportamentais mais saudáveis.

Portanto, se você está se sentindo culpada, crítica e envergonhada em relação às suas reações de estresse, encorajo você a considerar a busca de ajuda terapêutica. Um terapeuta qualificado poderá auxiliá-la no processo de autoconhecimento, na identificação de padrões disfuncionais e no cultivo de mudanças positivas em sua vida. Buscar ajuda é um passo importante em direção a uma vida mais equilibrada e gratificante. Quer minha ajuda? Estou aqui para te ajudar.
Olá!

Compreendo a sua frustração por sentir-se frequentemente estressada, especialmente em relação a situações que envolvem sua mãe, que você claramente valoriza muito.

A psicanálise percebe o estresse e as reações emocionais, como a irritação, como manifestações de conflitos internos, muitas vezes inconscientes. Na sua situação, a irritação recorrente, mesmo diante de coisas pequenas, pode ser uma expressão externa de um conflito interno mais profundo. Uma possibilidade é que, apesar de você perceber sua mãe como maravilhosa, pode haver aspectos da relação de vocês que geram tensão interna. Talvez existam expectativas não atendidas, desejos reprimidos, ou até mesmo uma luta interna entre a dependência e a independência.

Além disso, a psicanálise enfatiza a importância dos primeiros relacionamentos na formação da psique. As relações parentais são fundamentais e modelam nossas reações emocionais futuras. Assim, sua reação a situações estressantes pode estar ecoando padrões emocionais que foram estabelecidos muito cedo em sua vida. Esses padrões podem ser desencadeados mesmo em situações que parecem triviais, mas que inconscientemente remetem a essas experiências passadas.

A decepção que você sente por não conseguir mudar sua reação pode, ela mesma, aumentar seu nível de estresse. Aqui, seria importante trabalhar na aceitação das emoções como parte de quem você é, enquanto também se explora suas origens e se busca maneiras de manejar essas emoções de forma mais saudável.

Uma abordagem que pode ser útil é a análise de seus próprios sentimentos e comportamentos em um contexto terapêutico. Através da terapia, você poderia começar a identificar os gatilhos específicos que provocam sua irritação, entender melhor seus sentimentos subjacentes, e trabalhar para resolver os conflitos internos que podem estar contribuindo para o seu estresse.

É um processo que exige tempo e introspecção, mas entender a raiz de suas reações e trabalhar através desses sentimentos pode eventualmente levar a uma maior paz interior e a um relacionamento mais tranquilo, não só com sua mãe, mas em várias áreas da sua vida.

Fico à disposição para falarmos mais sobre isso.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!