Disfunção Sexual Pós-Antidepressivos (PSSD) tem cura ?

12 respostas
Disfunção Sexual Pós-Antidepressivos (PSSD) tem cura ?
A causa da disfunção sexual é na maioria dos casos orgânica e precisa ser cuidada por um medico urologista; as causas mais comuns podem ser diabete doenças cardiovasculares, hipertensão; pode ter também causas psicológicas, como depressão, nervosismo, ansiedade e o estresse. Precisa ter mais conhecimento do teu caso para poder dizer com mais precisão se tem cura. De longe posso sugerir que você procure um acompanhamento psicológico para te subsidiar no processo de recuperação da saúde bio-psico-social.

Bom dia. Sim, com o tratamento adequado esse é um quadro reversível. A queda da libido, via de regra, possui uma etiologia multifatorial, ou seja, suas causas englobam vários aspectos da vida do paciente. Desse modo, a intervenção terapêutica deve contar com o apoio de mais de um especialista, sendo que o acompanhamento psicológico é fundamental na diminuição do estresse e da ansiedade. Procure o quanto antes um psicólogo de sua confiança, para juntos traçarem uma estratégia de tratamento. Abraços e boa sorte.
Bom dia, é preciso antes de qualquer coisa entender melhor as causas dessa disfunção sexual. As causas podem ser orgânicas, psicológicas ou até mesmo por conta de problemas no relacionamento. A sexualidade humana é muito complexa e acho importante uma investigação mais profunda. De qualquer forma, isso está te preocupando e o espaço de terapia pode ajudar a entender e lidar melhor o que está acontecendo.
Bom dia. Não vejo grandes problemas em reverter o quadro. A queda da libido e por consequência do desejo, é em geral multifatorial, ou seja, existem diversas hipóteses para a causa do seu problema, por isso uma investigação com um urologista (causas orgânicas) e um psicólogo (causas emocionais), seria o mais adequado e sensato. Procure um tão logo quanto possível, um psicólogo que possa te ajudar a elaborar um plano de ação adequado. Abraços
Olá, é necessário entender um pouco melhor do caso.
A disfunção sexual pode ser causada até mesmo por conta dos medicamentos, alguma causa psicológica ou orgânica. Recomendo procurar um especialista ( médico urologista), e o seu psiquiatra para verificar os efeitos colaterais do anti-depressivos. Recomendo também um psicólogo, uma terapia neste caso é essencial tanto por conta da depressão como da disfunção sexual. Espero ajudar.
Até onde eu conheço, se não houver nenhuma comorbidade que interfira na função sexual ou qualquer bloqueio emocional, uma vez que cessa a administração do antidepressivo, espera-se que a disfunção sexual se desinstale. Mas é sempre melhor procurar um profissional psi para resolver esses problemas.
Não ficou claro se ainda está tomando o anti depressivo. Vários anti depressivos provocam redução da libido. Nesse caso, converse com o seu psiquiatra sobre esse problema.
Agora se já parou de tomar e está com disfunção sexual, procure um urologista e um psicólogo para poder ter a ajuda com essa situação pontual.
Veja, busque uma ajuda profissional (urologista e psicólogo), compreenda o seu diagnostico. Cada caso é um caso. Comprometa-se com o seu tratamento, as chances de conviver ou ter uma vida saudável aumentam com tratamentos adequados. Espero ter ajudado!
De forma geral, quando se interrompe o uso do antidepressivo há uma reversão do quadro. Converse e se oriente com seu médico. Ele pode, de acordo com o tempo que tomou o medicamento e qual foi o antidepressivo que tomou, te avaliar melhor e orientar sobre a reversão do sua libido. No caso da manutenção do quadro é importante procurar um urologista e um psicólogo.
Olá em primeiro lugar deveria saber se a disfunção é orgânica ou psicológica.
Mas sabemos que a Depressão pode facilitar a perda da libido.
Porém caso haja uma causa orgânica seria importante iniciar o tratamento psicologico para saber lidar com a disfunção.
Olá, alterações no desejo sexual nem sempre são permanentes. Geralmente quando é feito o desmame da medicação, gradualmente os efeitos colaterais desaparecem, consequentemente sua libido melhora. As vezes não se trata do remédio. É importante você estar ciente de outras causas possíveis como: uso de álcool, idade, vida sedentária...Converse com seu médico e também procure um psicólogo, este lhe ajudará a entender e compreender melhor esta situação.
Sim! Terapia Cognitiva Sexual é muito indicada nesses casos!