Doenças como transtorno de ansiedade e depressão podem causar ou piorar a Síndrome do Pensamento Ace

2 respostas
Doenças como transtorno de ansiedade e depressão podem causar ou piorar a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). ?
 Lisiane Hadlich Machado
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Sim. Doenças como transtorno de ansiedade e depressão podem tanto causar quanto intensificar a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA).

Na SPA, os pensamentos se tornam rápidos, contínuos e muitas vezes desorganizados, gerando ansiedade, insônia, dificuldade de concentração e sensação de sobrecarga mental. Quando há ansiedade ou depressão, esses sintomas podem se tornar mais intensos, criando um ciclo em que a mente se mantém acelerada e difícil de controlar.

O tratamento envolve psicoterapia, técnicas de regulação emocional e estratégias para desacelerar o pensamento, promovendo maior clareza e equilíbrio mental.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, doenças como o transtorno de ansiedade e a depressão podem tanto causar quanto piorar a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Esses transtornos frequentemente envolvem uma preocupação excessiva e um processamento mental constante, que podem levar a uma sensação de que a mente está "acelerada" e fora de controle.

No transtorno de ansiedade, os pensamentos frequentemente giram em torno de preocupações e medos, o que pode fazer com que a pessoa experimente uma mente hiperativa e difícil de focar.

Na depressão, especialmente em seus estágios mais graves, a ruminização (pensamentos repetitivos e negativos) pode acelerar os pensamentos, criando um ciclo de reflexão constante que agrava a sensação de sobrecarregamento mental.

Ambos os transtornos afetam a regulação emocional e cognitiva, tornando mais difícil a pessoa lidar com o excesso de pensamentos e, assim, intensificando a SPA. O tratamento adequado desses transtornos pode ajudar a reduzir os sintomas da SPA.

Especialistas

Natalia Ventura

Natalia Ventura

Psicólogo

Cachoeirinha

Mayck Hartwig

Mayck Hartwig

Psicólogo

Rio de Janeiro

Alzira Pereira Silva Moura Lima

Alzira Pereira Silva Moura Lima

Psicopedagogo

São Luís

Maura Galaxe

Maura Galaxe

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Dahiane Roberta Alves de Oliveira

Dahiane Roberta Alves de Oliveira

Fisioterapeuta

Cacoal

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1017 perguntas sobre Psicoterapia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.