Doutor, eu estou com tricotilomania, tento me controlar mas nao consigo e estou com falhas no couro cabeludo.

9 respostas
Doutor, eu estou com tricotilomania, tento me controlar mas nao consigo e estou com falhas no couro cabeludo. Como vc pode me ajudar e o que devo fazer?
 Luis Anunciação
Psicólogo
Rio de Janeiro
É necessário medicação específica e psicoterapia. A mais indicada é a psicoterapia cognitivo comportamental. O primeiro passo é ligar para seu psiquiatra.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Terapia Cognitiva Comportamental é tratamento de primeira linha para sua queixa. Procure um profissional especializado na abordagem e experiente.
Dr. Lucas Vivian Gai
Psiquiatra
Santa Maria
Procurem um psiquiatra, pois um tratamento com medicamento pode te oferecer algum alivio mais rápido do sintoma e te ajudar a recuperar parte do auto controle. Após iniciar um tratamento, deves avaliar com ele a necessidade de fazer psicoterapia.
 Eliane França
Psicólogo
Santo André, SP
Olá

Sugiro que primeiramente procure auxílio de um psiquiatra, para receitar um medicamento para controle da necessidade de arrancar os fios, um médico gastro, para solicitação de exames, participação de grupos de apoio para melhor socialização, e terapia cognitivo comportamental.

Espero que te ajude , abraços !
 Beatriz J. Carvalho
Psicólogo
Osasco
O tratamento para a tricotilomania é o medicamentoso obtido através de um psiquiatra e psicoterapia a mais indicada nesses casos é a a cognitiva comportamental.
É importante lembrar que sem tratamento não há melhorara e o quadro pode se agravar ainda mais.
 Sandro César Silvério da Costa
Psicanalista, Psicólogo
Belo Horizonte
A tricotilomania (compulsão por arrancar fios do cabelo e às vezes ingerí-los) se enquadra na neurose obsessiva cujo sintoma principal é a ansiedade generalizada. O tratamento mais recomendado é a união de medicação ansiolítica e psicoterapia cognitiva. Procure um psiquiatra e um psicólogo cognitivo para obter um bom prognóstico que será a resolução para o problema.
 Renata Santos Munhoz
Psicólogo
São Paulo
Olá!
Procure ajuda de profissionais especializados.
A psicoterapia aliada ao tratamento medicamentoso te ajudará não somente a controlar o impulso, mas também compreender o porque você acaba agindo dessa forma, buscando entender o que está acontecendo com você. Se isso não for pensado, corre-se o risco desse impulso continuar recorrente (pela tricotilomania ou de outra forma) e o uso do medicamento sempre necessário, sendo que seu uso tem que ser temporário e apenas para que você melhore mais e mais rápido.
Procure profissionais com os quais você se sinta a vontade e segura, não há abordagem mais indicada, desde que você procure um bom e sério profissional.
Espero que te ajude!
Abraços
 Dínerson Fiuza
Psicólogo, Sexólogo
São Paulo
Precisa tomar medicamento para segurar a compulsão e além disso também precisa fazer psicoterapia para trabalhar a causa desse seu problema, que é um transtorno de ansiedade.
 Karina Petroli
Psicólogo
Bento Gonçalves
Sugiro procurar ajuda de um psiquiatra e psicólogo para que ambos possam auxiliar em seu tratamento. A Terapia Cognitiva Comportamental é indicada nesses casos.

Especialistas

Aécio Geovanne Cavalcanti Alves

Aécio Geovanne Cavalcanti Alves

Psiquiatra

Juazeiro Do Norte

Raphael Do Prado Migliato

Raphael Do Prado Migliato

Psicólogo

São Carlos

Vanessa Perestrelo

Vanessa Perestrelo

Psicólogo

São Paulo

Cecilia Oliveira Pascoal

Cecilia Oliveira Pascoal

Psicólogo

Goiânia

Thaís Cristina  Gomes de Ávila

Thaís Cristina Gomes de Ávila

Psicólogo

Brasília

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 37 perguntas sobre Tricotilomania
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.