É comum ao iniciar o tratamento com um antidepressivo ter crises de ansiedade? Iniciei com o cymbi 30

9 respostas
É comum ao iniciar o tratamento com um antidepressivo ter crises de ansiedade? Iniciei com o cymbi 30 mg faz 4 dias e tive uma crise de ansiedade. É normal?
É importante saber quais os sintomas que levaram à prescrição do antidepressivo...não dá pra associar diretamente essa crise à medicação bem como com pouco tempo de uso da medicação sanar todos os sintomas,e mais importante ainda...só a medicação não resolve todos os sintomas...a psicoterapia é indispensável...procure um psicólogo ,este vai explicar esse quadro que está passando,bem como chegar à causa do desconforto que lhe aflige

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É normal no sentido de que é algo passível de acontecer nas primeiras semanas de tratamento, devido a adaptação ao medicamento; não indica falha do tratamento e geralmente os efeitos cessam em alguns dias, no entanto é sempre bom estar em contato com seu médico para tirar dúvidas e pesar a melhor forma de lidar com os efeitos colaterais
Olá! Adiciono à resposta dos meus colegas que o início de um tratamento representa uma mudança em sua vida. Você está se mobilizando em prol de sua saúde emocional e isso requer energia. Nesse ponto, podemos pensar que a ansiedade pode vir daí. Mantenha contato com seu psiquiatra, fale os sintomas que surgiram após o início do medicamento e, mais que tudo, pense em investir num acompanhamento psicológico. O remédio pode curar os sintomas, mas nunca a causa do que desencadeou a sua depressão.
Olá. No início do tratamento podem ocorrer várias mudanças em seu quadro físico e emocional
Procure uma psicoterapia a fim de conversar com o profissional e expor sua motivação e causa dos sintomas que desencadeiam o quadro da ansiedade
Além do medicamento, que deve ser informado a seu médico esta crise de ansiedade mesmo que ela possa ocorrer por efeito do novo medicamento, é importante desenvolver um trabalho psicoterápico, ou de terapia ocupacional, ou de coach. Estou à disposição.
As artes também ajudam muito no processo.
É importante ir conversando com o seu médico. Mas por trás dessa ansiedade há uma causa, a que deve ser trabalhada na psicoterapia. O remédio irá reduzir a intensidade dessa ansiedade.
No começo do tratamento medicamentoso pode haver crises de ansiedade mesmo com o uso deste antidepressivo Cymbi. Tente ter paciência e continue determinada a se curar, faça atividade física regular, ioga, meditação, psicoterapia e atividade de lazer também ajudam a relaxar e controlar este quadro de ansiedade. Abraço!
Olá! É comum alguns pacientes apresentarem quadro de ansiedade após o início de antidepressivo, contudo o efeito colateral tende a ser suprimido à medida que o organismo se adapta à medicação. Caso os efeitos colaterais estejam causando muito sofrimento, sugiro retorno ao médico, para que ele lhe indique o que fazer. Cabe colocar que é de suma importância o acompanhamento psicoterapêutico para lhe ajudar a identificar as causas dos sintomas que te levaram a precisar fazer uso de antidepressivo. Fico à disposição e desejo melhoras. Abraço! Esther Araújo
Toda medicação tem um período de adaptação no organismo distinto de pessoa para pessoa, assim como os efeitos colaterais que possam ou não surgir. O uso medicamentoso tem um período para atingir o seu objetivo. Consulte seu psiquiatra e procure em consonância com esse tratamento, o acompanhamento psicológico para tornar ainda mais eficiente o tratamento em caso de depressão.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Luciana Miranda

Luciana Miranda

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 991 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.