É indicada a associação medicamentosa de sertralina e venlafaxina? É que o psiquiatra me receitou se

3 respostas
É indicada a associação medicamentosa de sertralina e venlafaxina? É que o psiquiatra me receitou sertralina para tratamento de TOC e o neurologista venlafaxina para o tratamento preventivo de enxaqueca.
Sertralina e venlafaxina são grosso modo medicações com mecanismos de ação mais ou menos parecidos. Existem particularidades entre elas, o que prediz uma melhor resposta à sertralina aos sintomas do TOC e uma melhor eficácia da venlafaxina na prevenção da enxaqueca. Porém usa-las simultaneamente seria como uma espécie de "redundância" que poderia aumentar a chance de efeitos colaterais. Existem outras medicações para prevenção de enxaqueca que são tao efetivas como a venlafaxina; exemplo: betabloqueadores, topiramato, depakote, outros.

Boa tarde! O ideal é que você converse com o neurologista sobre o tratamento que está fazendo com o psiquiatra, ou vice-versa, para que um envie uma carta para o outro e possam acertar o melhor tratamento para você em conjunto. Converse com os profissionais que te acompanham e certamente o resultado será mais assertivo e com menos efeitos colaterais! Espero ter ajudado! Um abraço, Karen.
A associação medicamentosa de sertralina e venlafaxina pode ser utilizada em alguns casos, mas é importante que seja prescrita e monitorada por um médico especialista. Ambas as medicações são antidepressivos que atuam de maneiras diferentes no cérebro, por isso podem ser indicadas em diferentes condições.

A sertralina é comumente utilizada para tratar transtornos de ansiedade, como o TOC, enquanto a venlafaxina é um antidepressivo que pode ser utilizado tanto para tratar depressão quanto para prevenir enxaqueca.

No entanto, a combinação de sertralina e venlafaxina pode aumentar o risco de efeitos colaterais, incluindo náusea, insônia, agitação, tremores e sudorese. Além disso, a combinação pode aumentar o risco de síndrome serotoninérgica, uma condição potencialmente grave que pode ocorrer quando há excesso de serotonina no corpo.

Portanto, é importante conversar com seus médicos sobre a possibilidade de usar essas medicações juntas, e seguir as orientações prescritas. Além disso, você deve sempre informar aos médicos que está tomando outras medicações para evitar possíveis interações medicamentosas.