É indicada a associação medicamentosa de sertralina e venlafaxina? É que o psiquiatra me receitou se

3 respostas
É indicada a associação medicamentosa de sertralina e venlafaxina? É que o psiquiatra me receitou sertralina para tratamento de TOC e o neurologista venlafaxina para o tratamento preventivo de enxaqueca.
Sertralina e venlafaxina são grosso modo medicações com mecanismos de ação mais ou menos parecidos. Existem particularidades entre elas, o que prediz uma melhor resposta à sertralina aos sintomas do TOC e uma melhor eficácia da venlafaxina na prevenção da enxaqueca. Porém usa-las simultaneamente seria como uma espécie de "redundância" que poderia aumentar a chance de efeitos colaterais. Existem outras medicações para prevenção de enxaqueca que são tao efetivas como a venlafaxina; exemplo: betabloqueadores, topiramato, depakote, outros.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde! O ideal é que você converse com o neurologista sobre o tratamento que está fazendo com o psiquiatra, ou vice-versa, para que um envie uma carta para o outro e possam acertar o melhor tratamento para você em conjunto. Converse com os profissionais que te acompanham e certamente o resultado será mais assertivo e com menos efeitos colaterais! Espero ter ajudado! Um abraço, Karen.
A associação medicamentosa de sertralina e venlafaxina pode ser utilizada em alguns casos, mas é importante que seja prescrita e monitorada por um médico especialista. Ambas as medicações são antidepressivos que atuam de maneiras diferentes no cérebro, por isso podem ser indicadas em diferentes condições.

A sertralina é comumente utilizada para tratar transtornos de ansiedade, como o TOC, enquanto a venlafaxina é um antidepressivo que pode ser utilizado tanto para tratar depressão quanto para prevenir enxaqueca.

No entanto, a combinação de sertralina e venlafaxina pode aumentar o risco de efeitos colaterais, incluindo náusea, insônia, agitação, tremores e sudorese. Além disso, a combinação pode aumentar o risco de síndrome serotoninérgica, uma condição potencialmente grave que pode ocorrer quando há excesso de serotonina no corpo.

Portanto, é importante conversar com seus médicos sobre a possibilidade de usar essas medicações juntas, e seguir as orientações prescritas. Além disso, você deve sempre informar aos médicos que está tomando outras medicações para evitar possíveis interações medicamentosas.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1056 perguntas sobre Venlafaxina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.