É normal os sintomas de TEPT piorarem quando começamos a fazer terapia?

14 respostas
É normal os sintomas de TEPT piorarem quando começamos a fazer terapia?
Pode acontecer no inicio da terapia que os sintomas por estarem sendo trabalhados , aconteçam com alguma intensidade, mais no decorrer do tratamento a tendência é a redução dos sintomas.

Sim, pode até aumentar as crises pois começa a vir a tona os processos envolvidos no TEPT que podem trazer vário sintomas por isso a necessidade de a terapia serem curto espasmo de tempo uma sessão da outra e com técnicas eficazes em diminuir os sintomas e limpar as as causas.

Importantíssimo a continuidade terapêutica.
Precisar pode chamar on-line
Em alguns casos, quando o paciente inicia o tratamento pode haver uma piora dos sintomas. Isso acontece porque os conteúdos que levaram ao desenvolvimento dos sintomas estão sendo trabalhados no processo psicoterapêutico.

Com o decorrer do tratamento é esperado que ocorra uma regressão dos sintomas.
Em alguns casos pode haver essa sensação por estarmos tratando o TETP, porém com a continuidade do tratamento essa sensação aos poucos vai cessando e dando espaço a diminuição dos sintomas sentidos pelo paciente. O que é mais importante no processo é a confiança no seu terapeuta e verbalizar qualquer desconforto. São utilizada técnicas para ajudar no tratamento que aos poucos vão gerando a melhora do quadro. Qualquer dúvida é só chamar.
Geralmente quando se faz terapia os sintomas podem aumentar um pouco... é como se vc comecasse a arrumar seu guarda roupa... primeiro, voce precisa tirar toda a roupa e fazer uma bagunça, para depois limpar o armario e dobrar roupa por roupa para organizar, nao é? Nos tratamentos são da mesma forma...às vezes pode parecer que tudo esta em desordem...muitos pensamentos, emoções e sentimentos...mas aos poucos as coisas vao se acertando. O importante é voce confiar no processo, se dedicar e logo estará executando suas atividades como antes. Caso o tempo passe e voce nao perceba nenhuma melhora, ou ate mesmo que o quadro piore, pode ser o caso de buscar ajuda com outro profissional.
Não piora. Você só se dá conta do que esta acontecendo. Fica mais evidente. O problema fica diante de você e agora você vai enfrenta-lo e supera-lo. O medo tem a força e o tamanho que damos a ele. Um profissional capacitado vai ajuda-lo neste processo. O mais normal, ao menos é o que observo no consultorio, é os pacientes relatarem a sensação de alivio em trabalhar estas questões. Só melhora. Dúvidas só chamar.
Como qualquer transtorno o fator subjetividade tem que ser levado em conta, ou seja, cada cliente reage ao processo terapêutico de forma diferenciada. Quando entramos em contato com a nossa dor, podemos sentir uma certa irritabilidade, razão pela qual o profissional tem que aprofundar o processo respeitando os limites do cliente.
Olá, a prática clinica demonstra que a reação de cada paciente é única e não segue, necessariamente, um padrão. Ou seja, alguns sentirão certo alivio enquanto outros ficarão mais sensibilizados ao relatarem seus traumas. O importante é saber que a tendência será de redução dos sintomas. Fique bem.
A depender dos propósitos dos exercícios propostos em terapia, o objetivo não será redução de ativação emocional como espera o senso comum! Em exercícios de aceitação, em terapia por exposição, o objetivo é aprender a experimentar tais experiências e ainda assim agir de forma mais livre, flexível e baseada em valores/princípios.
A terapia evidencia e te coloca de frente com o seu medo, com o seu trauma para que você possa superá-lo, o que pode dar a sensação de piora, Porém esse é o processo para a superação.
Olá! Cada paciente reage de um jeito. Não é possível generalizar. Enquanto alguns pacientes sentem alívio ao trabalharem suas questões, outros podem ter a sensação de piora, inicialmente, aí entrarem em contato com o conteúdo traumático. Espero ter ajudado!
Pode acontecer sim, principalmente dependendo do tipo de técnica que seu terapeuta está usando, como a exposição as traumas associados a TEPT. Mas é sempre muito interessante compartilhar esses efeitos e sentimentos com seu terapeuta, esses processo é uma via de mão dupla, e tudo precisa ser compreendido de maneira cuidadosa, e compartilhada. Espero ter ajudado, grande abraço.
Olá! Entrar em contato com o trauma e a dor podem intensificar os sintomas, mas é necessário enfrentar as memórias e resolver para que você caminhe bem.
Não necessariamente. O processo de tratamento envolve ênfase e foco naquilo que está sendo tratado, e portanto pode provocar o aparecimento ou reaparecimento de alguns sintomas. Estar em tratamento sempre toca o desconforto a ser tratado, mas se isso está muito intenso e difícil de suportar, sugiro que comente sobre isso com o profissional que está te atendendo para que possa adequar o processo da melhor forma possível.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!