É normal ter um pensamento ou uma ideia que surge na mente e esse te deixar meio atordoado, anestesi

33 respostas
É normal ter um pensamento ou uma ideia que surge na mente e esse te deixar meio atordoado, anestesiado, com uma sensação de irrealidade do assim do nada? Seria isso um produto da ansiedade?
Obrigado
Olá. Espero que esteja bem.
Temos alguns pensamentos que são fruto daquilo que buscamos pensar, de forma consciente e outras vezes podem ser pensamentos que chamamos de automáticos, que surgem sem o nosso controle. Mas, o que esses pensamentos geram em nós como sentimentos e comportamentos conseguimos através do autoconhecimento e psicoterapia identificar, avaliar, questionar e desenvolver estratégias e manejos para lidar com tudo isso.
Precisamos entender quais tipos de pensamentos tem surgido, em quais situações, o que isso está lhe gerando antes de qualquer diagnóstico.
Espero ter sido clara e entendida.
Fico à disposição.

Olá! Na condição de psicóloga, vejo só uma forma de te auxiliar a partir de minha profissão: te orientando a entrar em processo psicoterapêutico. Nenhuma resposta que eu te dê aqui por escrito fará diferença no seu processo de autoconhecimento pois para isso temos a psicoterapia. Pense com carinho sobre isso.
Olá, para entendermos se isso é relacionado a ansiedade é preciso saber o conteúdo dos pensamentos e entender melhor seu caso. Mas pode sim acontecer pensamentos que gerem as sensações citadas. A terapia pode te ajudar a entender melhor seu funcionamento. Espero que fique bem.
Olá, para entender de fato se isso é ansiedade é preciso entender de fato o que está acontecendo na sua vida de forma global, não apenas os conteúdos de pensamentos, caso deseje, fico à disposição!!
Olá! Em relação aos nossos pensamentos, eles podem ser funcionais ou disfuncionais, podendo causar certo desconforto, principalmente se for algo recorrente. O ideal seria avaliar em quais momentos eles aparecem e como você se sente em relação a eles. Se tiver te causando sofrimento emocional, procure ajuda de um profissional. Espero ter ajudado de alguma forma.
Olá! Seria interessante você iniciar terapia caso ainda não faça. Ansiedade pode causar vários problemas, inclusive físicos, mas pra ter uma resposta correta procure um Psicólogo.
Olá. Certamente é possível que um pensamento afete o corpo! E das mais variadas formas. Mais interessante mesmo, como os colegas acima já lhe apontaram, e caso vc considere que seja o momento, seria poder disso para um profissional. Indico que busque um psicanalista.
Olá, bom dia, como vai?

Prazer, me chamo Vanessa Bifano, sou psicóloga clínica com especialização em Terapia Cognitivo Comportamental, Psicanálise, Psicologia Positiva, Hipnoterapia Clássica, Programação Neurolinguística e Mindfulness.

Esses sintomas podem ser gerados devido ansiedade, porém, para termos certeza o ideal é que inicie o processo de análise com um psicólogo.

Em relação ao controle e tratamento desses sintomas, a psicoterapia também pode ajudar.

O que acha de agendarmos uma consulta para que eu te explique melhor e você conheça meus métodos de trabalho?
Pode ser online ou presencial, atendo no centro de Sorocaba-SP.

Qualquer dúvida estou a disposição!

Att,

Psicóloga
Vanessa C. M. Bifano
CRP 06/124299
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), Psicanálise, Psicologia Positiva, Hipnose (Hipnoterapia Clássica), Mindfulness (Atenção Plena, foco e concentração) e Programação Neurolinguística (PNL)
Olá! Essa é uma pergunta bem ampla, precisamos investigar alguns pontos: Como são esses pensamentos? Qual período do dia e com qual frequência eles aparecem? Estão atrelados a alguma situação da qual você vivenciou ou está vivenciando?
Nossos pensamentos nem sempre são reais, pode sim estar vinculado a ansiedade, mas não significa que é unicamente atrelado a isso, para uma melhor resposta, te recomendo a busca de um profissional para uma investigação. Se precisar, estou à disposição!
Olá! Bem... pensamentos, podemos ter de diversos conteúdos. É necessário analisa-los. Nem tudo é fruto de uma ansiedade e afinal, o que é ansiedade? Todos nós passamos por processos que nós causam ansiedade, mas ansiedade patológica ocorre de uma outra forma. Para compreender melhor como esses pensamentos te afetam, sugiro, encontrar ajuda profissional. Se precisar, fico a disposição, abraço.
Olá, tudo depende de como são estes pensamentos, qual a frequência que eles aparecem e o que surge através deles. A ansiedade pode estar associada a pensamentos de perigo constante, medo da perda do controle ou sensação de que algum ruim poderá acontecer. Entretanto, nem todos os pensamentos intrusivos são ansiedade, por isso é importante que você converse com um psicólogo(a) a respeito, comentando mais sobre o que está se passando. Recomendo que busque um profissional da área para melhor compreensão sobre os pensamentos e encontrar formas saudáveis para lidar com eles. Abraço!
Olá! Inicie um tratamento terapêutico, somente com seu relato seria imprudente te falar algo.
Olá, esses pensamentos podem estar acontecendo devido a multi fatores. Importante falar sobre suas emoções para identificar quais a causa desses ou desse pensamento.
Olá! Penso que é importante elaborar o que vem desses pensamentos, com essas ideias. O que poderia estar relacionado a esses momentos? Quando começou? O que você poderia associar com essa irrealidade? Acho que inicialmente são algumas questões que podem lhe auxiliar a entender o que está acontecendo. Seria importante também encontrar um espaço que possa direcionar essas questões e falar sobre. Coloco-me a disposição.
Oi !! Pensamentos automáticos surgem em nossa mente o tempo todo, e isto acontece com todo mundo, o que chama a atenção é que eles parecem vir acompanhados de uma espécie de delírio!
Pensamentos despertam sentimentos e comportamentos e mesmo pensamentos automáticos surgem em nossa mente vindos de alguma fonte dentro de nós ( crenças que podem ser reais ou distorcidas da realidade). Achei seu caso muito interessante, porém é impossível qualquer diagnóstico com tão poucas informações. Qualquer coisa que eu pudesse falar aqui seria muita irresponsabilidade.
Sugiro passar em um psicoterapeuta.
Estou à disposição para ajudar.
Oi, o ideal seria procura um psicólogo para juntos entender e avaliar esses sintomas, busca estratégias para melhor lidar com essa situação .
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Olá!
A ansiedade pela origem da palavra, é a ânsia de querer que o futuro aconteça no presente. O que você, provavelmente, esteja experimentando, está mais associado a uma confusão das suas imaginações. Recomendo a você tratamento com psicólogo o quanto antes. É super importante que nossos pensamentos sejam organizados e controlados. Essas suas reações são altamente preocupante.
Estou a disposição!
Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Sim, isso pode ser sintoma de ansiedade, mas precisa ser investigado se ocorrer com frequencia; somente ansiedades muito altas trazem esse sentimento. Busque ajuda profissional.
Olá!
Ter pensamentos automáticos é normal, pois é função do nosso cérebro.
O quanto que você acredita nos pensamentos e os trata como realidade, é que precisa ser avaliado, principalmente se está te trazendo prejuízos.
Pensamentos não são fatos.
Sugiro procurar a psicoterapia para trabalhar isso.
Seria interessante a psicoterapia, com um profissional trazer algumas questões referentes ao que anda acontecendo e sentindo com relação a isso. Entender quais os contextos, a frequência, e as formas que lida com isso, seria importante avaliar. Há várias questões que podem ser discutidas, a terapia seria interessante pois além do acompanhamento de um profissional você teria privacidade e segurança de falar essas questões com uma escuta sem julgamentos. Questões como, desde quando isso acontece, se existe algum fator ou acontecimento que iniciou esses comportamentos, quais outras estratégias que usa para lidar com suas emoções ou situações aversivas. E junto com um profissional tatear essas emoções e construir uma forma mais flexível de lidar com as experiências. Espero ter ajudado, estarei a disposição para qualquer dúvida.
Olá! Uma desconexão talvez? Pensamentos? sensações? comportamentos ? Quando não há uma conexão, há um estranhamento. E talvez em algum momento essa desconexão aconteça por causa das crenças, das emoções, ou das vozes criticas internalizadas ou punitivas, talvez de um nível alto de exigências, autocobranças...
A psicoterapia pode te ajudar a questionar esses pensamentos, avaliá-los e se necessários modificá-los através de uma análise de evidências, ou de técnicas vivenciais específicas. Para buscar compreender as funções desses pensamentos e dessas sensações na sua existência. Busque a Terapia do Esquema.
Estou à disposição!
Geralmente esses pensamentos não vêm do nada, podem ser produto de uma ansiedade sim, mas falando do pensamento em si dependendo do caso pode ter relação com alguma memória que você guarda d alguma situação estressora, ao relembrar da situação reproduzimos o sentimento que ela nos causou, as vezes só lembramos e no momento não conseguimos identificar com qual memória ou situação o pensamento está relacionado.
Olá! Sugiro que procure um psicólogo ou psiquiatra, pois tanto pode ser fruto da ansiedade como também de outro transtorno por gerar sensação de irrealidade. O importante é procurar ajuda profissional pra ajudá-lo a passar por esse momento.
Olá! Espero que esteja bem. Quando alimentamos nossos pensamentos eles tendem a se tornar sentimentos e emoções, e então comportamentos. Para compreender se esses pensamentos que você está tendo estão relacionados com a ansiedade é preciso conhecer melhor a sua história e todo o seu contexto, para isso é necessário um acompanhamento de psicoterapia. Caso queira conversar sobre o assunto, estou à disposição.
Sim, é possível que esses sintomas sejam causados pela ansiedade. A ansiedade pode fazer com que a mente fique sobrecarregada e pode levar a sintomas de despersonalização (sensação de estar fora do corpo) e desrealização (sensação de irrealidade do ambiente ao redor). É importante lembrar que esses sintomas podem ser assustadores, mas são geralmente inofensivos e temporários. Se esses sintomas persistirem ou interferirem em sua qualidade de vida, é recomendável procurar ajuda profissional.

Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Sim, é comum que as pessoas experimentem pensamentos indesejados ou intrusivos que possam ser perturbadores ou desconfortáveis e causar uma sensação de desconexão da realidade.
Esse sintoma parece ser um episódio de desrealização, no qual pessoa pode sentir que está em um sonho, que nada parece real ou que está separada de si mesma.
A desrealização está muito relacionada a transtornos de ansiedade, mas também a transtornos depressivos.
De qualquer forma é importante procurar por um profissional da saúde mental para que seja feita uma análise mais minuciosa sobre esses sintomas e as causas dele.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Oi! Como vai você? Espero que melhor.
É normal que se tenha pensamentos obsessivos ou intrusivos que possam causar grande incômodo e até duvidas diante da realidade. Quando acabamos focados nesses pensamentos , eles acabam até parecendo realidade. Compreender em que momentos eles aparecem, em que contexto a frequência deles podem auxiliar no entendimento. Mas em um possesso terapêutico um profissional da psicologia pode te ajudar a passar por isso, te auxiliar a entender sobre eles e pesar em estratégias de como se proteger deles diante de situações que possam disparar gatilhos. Caso queira ajuda, pode contar comigo. Espero ter ajudado. Abraço!
Sim, é normal termos reações físicas aos nossos pensamentos (como ficar atordoado e anestesiado, como você colocou). A ansiedade pode estar relacionada a essa sensação de irrealidade, mas também pode não ser. Em psicologia é sempre preciso investigar para poder afirmar. Abraço.
Olá, como está?
Pode acontecer sim uma ideia ou uma sucessão de ideias te deixar assim, ainda mais com a forma com que ela se apresenta, em qual momento ela surge e as coisas que podem rodear essa ideia.
Parece que essas ideias pelo que você perguntou tem acontecido em sua vida e seria interessante buscar um psicólogo para você falar mais, elaborar mais e propor soluções para essas ideias que te deixam até mesmo com uma sensação de irrealidade, saber o que é irreal ou não parece ser interessante.
Essas ideias parecem ser o que te deixam ansioso e não o contrário, a ansiedade pode vir depois delas ou juntamente com elas, o que também é interessante de tratar em uma terapia, todas essas sensações por trás das ideias que vêm.
Espero ter ajudado.
Olá! A ansiedade e a angústia são sinais de que algo não está encontrando vasão, causando sofrimento. Esses pensamentos que tu descreve, que acontecem de maneira intrusiva, precisam ser expostos, postos em palavra para que possamos entender a associação deles com tua vida atual, assim como percorrer o que eles te lembram do passado. É importante que possamos explorar as vivências para podermos falar sobre aquilo do passado que não passou, que se mantém enquanto sofrimento e acaba se repetindo. Minha sugestão é que tu possa investir em um tratamento psicológico/psicanalítico para poder colocar esses pensamentos em palavra e ver para onde te levam. Explorar essas associações pode desmanchar o sofrimento e permitir novas vias de modo de vida que abandone as sensações e comportamentos que insistem em se repetir através dos anos. Espero ter ajudado e fico a disposição!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia psicanalítica - R$ 130
Olá! Sim, é possível que esses sintomas estejam relacionados à ansiedade. A ansiedade pode se manifestar de diferentes formas, e sintomas como pensamentos intrusivos, sensação de irrealidade ou despersonalização podem estar associados a transtornos de ansiedade, como transtorno de ansiedade generalizada (TAG), transtorno do pânico ou transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), entre outros.

A sensação de irrealidade ou despersonalização pode ser descrita como uma desconexão com a realidade, como se você estivesse observando a si mesmo ou ao mundo de uma perspectiva distante. Isso pode causar uma sensação de atordoamento ou anestesia emocional.

No entanto, é importante ressaltar que esses sintomas também podem ter outras causas e não são exclusivos da ansiedade. É essencial que você consulte um profissional de saúde qualificado, como um psicólogo ou médico, para obter uma avaliação adequada e um diagnóstico preciso.
Ola, tudo bem? Para te responder se estes pensamentos estão relacionados a uma ansiedade é necessário entender melhor o contexto destes pensamentos e o momento que tem vivido como um todo. Pensamentos ansiosos tendem a apresentar como negativos e até irreais. Sugiro que passe por um acompanhamento psicológico para avaliar e entender melhor seus pensamentos, e ter habilidade para lidar com eles. Sou psicóloga e me coloco a disposição para conhecer meu trabalho e conversarmos @psiluanamarys
Olá, como você está? Entendo que você está passando por um momento desafiador e quero que saiba que é muito corajoso da sua parte buscar ajuda. Sim, é possível que a ansiedade cause esse tipo de sensação. Pensamentos ou ideias que surgem repentinamente e deixam você se sentindo atordoado, anestesiado ou com uma sensação de irrealidade podem ser sintomas de ansiedade. Isso é muitas vezes referido como "despersonalização" ou "desrealização", que são fenômenos dissociativos que geralmente surgem como uma resposta de adaptação do organismo a um fator de estresse.

No entanto, é importante lembrar que apenas um profissional de saúde mental pode fazer um diagnóstico preciso. Se você está experimentando esses sintomas, é importante procurar ajuda profissional.

Lembre-se, procurar ajuda é um passo importante e corajoso para cuidar de sua saúde mental. Me coloco à disposição, abraços @kelly_psicologa
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 250