É normal uma pessoa que sempre foi bastante animada, sempre pronta a ajudar os outros com bastante prazer

9 respostas
É normal uma pessoa que sempre foi bastante animada, sempre pronta a ajudar os outros com bastante prazer em fazê-lo e em irritar as pessoas, não o conseguir ser/fazer mais?
Como se todos os prazeres tivessem sumido.
Sentir-se incapacitante por isso e por mal conseguir raciocionar?
Olá. concordo com as colegas. Devo acrescentar que o conceito do que é normal ou não normal é muito relativo. Cada ser humano é único e deve ser tratado como tal. Sugiro que procure um profissional psicólogo para que seja investigado o que aconteceu a esta pessoa, o que influenciava o seu comportamento antes e o que o está influenciando agora. O psicólogo poderá, inclusive encaminhá-lo a um médico psiquiatra ou neurologista para investigar uma possível causa física desta mudança. O primeiro passo você já deu, que foi perguntar aqui sobre o problema. Não ficou claro se você está se referindo a você mesmo ou a outra pessoa. Se for você mesmo, aja, procure um psicólogo. Se for outra pessoa converse com ela. Verifique o quanto esta mudança a está incomodando e às pessoas que a cercam. Fale sobre o que conversamos aqui. Espero ter ajudado um pouco. Um abraço.

De fato a mudança não é sinal de saúde psíquica, precisa investigar. Se o sintoma desencadeou a pouco ou não, se é progressivo. Inicie com uma boa avaliação para entendimento da proposta de tratamento que deverá seguir. Cuide-se, busque psiquiatra ou psicólogo, pois o sintoma é compatível com depressão.
Você pode se sentir de uma determinada forma em certa fase da vida e em outra mudar o seu modo de sentir e viver a vida. O ser humano vive em constante mudança. Isso não é necessariamente "bom" ou "ruim"... Vai depender de como você está se sentindo em relação a isso: isso, sim, é um dado importante.
Você fez a pergunta: "isso é normal?". A minha resposta é: não existe "normal", pois cada pessoa sente, reage e vivencia os acontecimentos de uma forma própria. Não podemos analisar nada isoladamente... é sempre em relação a alguma coisa, pois tudo é interconectado.
A pergunta que você precisa se fazer diante disso é: estou incomodado(a) com isso? Eu gostaria que fosse diferente?
Se a resposta for positiva, procure um psicólogo e inicie psicoterapia com ele.
O mais importante nisso tudo é você.
Não se preocupe com um diagnóstico. Apenas busque um profissional que trabalhe estas questões com você.
Um abraço!
Sim. Esse é um sintoma muito importante num transtorno depressivo!!! A anedonia (perda da capacidade de sentir prazer) é muito importante para pensarmos num diagnostico psiquiátrico, muito embora outros sintomas devem aparecer também *alguns citados por você (como a dificuldade de raciocinar, sensação de incapacidade e culpa....). Sugiro que você procure um medico psiquiatra para avaliação inicial.
Certamente ele orientará o melhor tratamento (alguns pacientes se beneficiam muito de terapia associada a medicamentos; em muitos casos apenas a terapia já consegue resolver esses sintomas...)
Atenciosamente
Dra. Karina Barradas
Bom dia!
A princípio estes são sintomas que levam a crer em uma possível depressão, porém é preciso que você busque um profissional (psiquiatra e Psicólogo terapeuta cognitivo comportamental) para ser diagnosticado e dar início ao tratamento.

À disposição
Bom dia. Como ja foi pontuado, a anedonia é um importante fator que pode constatar a depressão, porém isoladamente este sintoma pode estar ligado a várias outras enfermidades, como hipotireoidismo ou anemia por exemplo.
Sugiro consultar um psicólogo para uma avaliação mais abrangente e um clínico geral para descartar hipóteses fisiológicas.
Um abraço.
ola. Você pergunta se essa alteração é normal no transtorno depressivo ou se essa alteração de comportamento e humor pode acontecer em uma pessoa sem configurar uma doença? Como disse o Vinicius (acima) essa alteração pode ocorrer em vários quadros por isso é importante uma avaliação clínica para saber, além do diagnóstico correto para um tratamento adequado, também o grau ou nível dessas alterações. Inicialmente um psicólogo pode ter ajudar e encaminhar para um médico, se necessário, ou o contrário, o médico faz o encaminhamento, após descartar causas orgânicas.
Se houve alteração de humor, na forma de lidar com as coisas e as pessoas, alteração na motivação etc., são sintomas que podem lhe trazer sofrimento e precisam ser investigados no lugar de que eles estão comparecendo. Procure ajuda de um Psicanalista para at através desse processo você ter acesso a conteúdo inconsciente que estão sobredeterminando esses sintomas.
Acredito que ajudar é bom, mas não deve ultrapassar limites pessoais de modo que a pessoa esquece de si e vive em função dos cuidados em relação aos outros.
É importante se colocar em primeiro lugar e cuidar de si, buscando ajuda profissional etc.
Respeitosamente falando, será que você não está cuidando dos outros justamente para não viver sua própria vida?
Atenciosamente.
Simone Novo.