É possível alaguem com depressão ter oscilações de humor bruscas diárias? Como um exemplo, posso aco

19 respostas
É possível alaguem com depressão ter oscilações de humor bruscas diárias?
Olá!! A oscilação de humor é comum em casos de depressão, é importante a busca de um profissional para ter o diagnóstico correto e assim buscar o melhor tratamento! Com o auxílio de medicamento e psicoterapia é possível lidar com essas oscilações de uma forma mais tranquila!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Seria importante entender melhor sobre essa oscilação de humor na qual se refere. Se você tem percebido essa oscilação de humor de um estado deprimido para um estado de agitação, euforia podem ser sintomas de um transtorno bipolar.
Nos transtornos bipolares, há casos em que o paciente "cicla" de forma rápida e por isso as mudanças do estado de humor deprimido para o estado de humor maníaco acontecem em um espaço de tempo curto.
Sugiro procurar seu psiquiatra e relatar melhor sobre essas mudanças de humor para um melhor diagnóstico e desta forma melhor adequar os medicamentos e suas dosagens. A psicoterapia é fundamental em casos de transtornos de humor e de alta eficácia. Não deixe de procurar por ajuda ok? Fico à disposição em caso de dúvidas.
Convidamo-lo para uma consulta: Telemedicina - R$ 100
Pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão Reservar uma consulta.

Boa tarde!
Aconselho consultar seu psiquiatra e psicólogo para relatar melhor o quadro. É preciso entender como são e como se dão essas oscilações de humor para identificar se pode ser da depressão ou algum outro quadro de transtorno afetivo.
Espero ter ajudado!

Boa tarde, tudo bem? É possível sim, mas seria importante conversar com um profissional para entender melhor o que está acontecendo e qual a função e os motivos que podem estar relacionados com essas mudanças. Se precisar de auxílio, me coloco a disposição

Boa tarde!
Sim! É possível haverem variações de humor severas em casos de depressão. Mas existem outros quadros onde o desequilíbrio emocional aparece e que também exigem cuidado. Em todo caso, o tratamento desse tipo de quadro começa com uma ida ao psicólogo. Busque um em sua cidade (ou mesmo via atendimento online) e boa sorte!

Boa tarde! Sim, é possível tanto em casos de depressão como em outros quadros de transtorno afetivo. É importante identificar a qual quadro clínico você pertence. Para tanto, é essencial que você procure um psiquiatra para que possa relatar o que, como e quando vem sentindo essas oscilações bruscas de humor para possível ajuste medicamentoso. Em seguida, recomendo que busque por psicoterapia para que trabalhe com os sintomas do transtorno com a psicóloga (o).
Espero ter ajudado.
Fico à sua disposição.
Abraços.

Essa mudança de humor pode sim, estar relacionada a depressão mas, o ideal seria se consultar um psiquiatra e fazer uma avaliação psicológica para entender melhor o que esta acontecendo. Na maioria dos casos o paciente que apresenta esses distúrbios de humor possui algum familiar com transtorno bipolar.
Fico a disposição para maiores esclarecimentos.

Boo noite! Em quadros depressivos pode haver variações de humor,porém não costumam ser diárias! O ideal seria fazer uma avaliação minunciosa com psiquiatra e psicólogo para investigar outros transtornos afetivos ou de personalidade que possam estar relacionados a mudanças de humor frequentes.

Boa noite. A depressão tem vários sintomas incluindo a oscilação de humor. Oriento buscar uma avaliação mais detalhada com um especialista. Abçs!

Olá, levando em consideração que você não tenha relatado ter ido ao psicólogo ou psiquiatra, talvez seria o caso de você procurar esses profissionais para melhor orientação, pois que nossas emoções são tão poderosas que, quando estamos de bom humor, funcionam como uma espécie de analgésico, porém se nos ferimos porr outro lado, sentimos mais dor quando estamos fragilizados e pessimistas.

Como os colegas comentaram anteriormente, realmente é possível um depressivo ter oscilações de humor em um dia, mas também é muito comum confundir depressão com outros diagnósticos mais amplos como Transtorno Borderline, transtorno bipolar ou esquizofrenia, entre outros, que também englobam fases depressivas e oscilações de humor nos seus ciclos.
Abraços!

Sim, é possível! O pensamento gera estados emocionais. Pensamos a toda hora, e não há como evitar. A pessoa deprimida, na maioria das vezes, tem uma necessidade de se isolar, e esse isolamento gera muitos pensamentos que se alternam entre funcionais e disfuncionais. Daí, a mudança repentina de humor. Acredito que uma psicoterapia iria lhe fazer muito bem. Estou à disposição. Abraço!

Ter oscilações é comum quando estamos com depressão, angústia e ansiedade . Seria importante buscar ajuda profissional para entender essas oscilações de humor . Entender os tipos de pensamentos e crenças que estão ocasionando esse comportamento e sentimento .

Olá! Seria importante entender melhor sobre essa oscilação de humor na qual se refere.
Seria importante buscar ajuda profissional para entender essas oscilações de humor . Entender os tipos de pensamentos e crenças que estão ocasionando esse comportamento e sentimento .
No que precisar conte comigo.

O episódio depressivo pode ser único ou recorrente, de intensidade leve, moderada ou grave. A variação de humor é esperada, pois nossos estados emocionais dependem de alguns fatores como situações externas, como lidar com as emoções, envolvimento com entorpecentes, desemprego, estresse crônico, perda financeira, falta de perspectiva, problemas afetivos. Porém, quando a situação ocorre de forma intensa, causando prejuízo funcional e impactando a vida de alguém, é necessário procurar ajuda de um profissional para recuperar o equilíbrio e a saúde.

Pode sim. Isso pode ou não estar relacionado com a depressão. De maneira geral, oscilamos de humor durante o dia e isso nem sempre é problemático. Mas oscilações bruscas podem ser sinal de alerta sobre o modo como o que ocorre na sua rotina te afeta e como você significa isso. Pode ser necessario acompanhamento de psiquiatras e psicoterapeutas em conjunto para que você encontre maior apoio para lidar com essa questão. O que vale a pena é fazer uma conversa com quem te acompanha no tratamento da depressão, avaliar isso e contruir caminhos que te ajudem a regular melhor suas emoções e sentimentos.

Olá, sim é possível as mudanças de humor acontecer em na depressão e precisamos entender que a Depressão é uma doença, que como qualquer outra doença requer tratamento, a ajuda de um psicólogo se faz necessário.
a TCC - Terapia Cognitiva Comportamental é muito indicada e tem muitos protocolos para o tratamento da Depressão, procure ajuda o quanto antes e não passe por esse sofrimento sozinho. Abraço.

Eu afastaria de pronto a ideia de transtorno bipolar, onde os episódios de oscilação de humor são longos e muito intensos (fases maníacas, nas quais o paciente não vê limites, e fases de profunda depressão). Essas oscilações de humor bruscas são comuns a muitas pessoas em diferentes situações, que podem ou não exigir tratamento especializado. No caso de depressões, tenho percebido que a impaciência e a intolerância se intensificam em situações do aparentemente usuais do cotidiano, levando a súbitas irrupções de episódios de mau humor. O tratamento pela via da psicoterapia é essencial, pois a depressão está ligada à história do paciente, ao modo como lida com seus desejos, com a demandas dos outros, com as frustrações, com a situações
difíceis, com as limitações, etc. Procure um Psicólogo Clínico ou Psicanalista e inicie um tratamento sério que os resultados aparecerão no médio e longo prazos.
Convidamo-lo para uma consulta: Psicanálise - R$ 100
Pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão Reservar uma consulta.

Sim. As oscilações de humor costumam estar presente pois devido ao estado depressivo o humor do sujeito não se mantém, se deixando afetar por qualquer coisa que acontece. Indivíduos com depressão costumam ver tudo através de um filtro negativo, que faz com que qualquer coisa pareça ruim e os afete.

Especialistas

Michelle Delmiro de Sousa Martins

Michelle Delmiro de Sousa Martins

Psicólogo

Fortaleza

Dâmaris Lima

Dâmaris Lima

Psicólogo

Daniela Gomes Cardoso

Daniela Gomes Cardoso

Psicólogo

Canoas

Frederico Wachowicz

Frederico Wachowicz

Psicólogo

São Paulo

Luciana Salotto

Luciana Salotto

Psicanalista

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 785 perguntas sobre Depressão

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.