É possível eu ter parado de sentir atração pelo sexo masculino? Olá eu me chamo Igor, tenho 19 anos

14 respostas
É possível eu ter parado de sentir atração pelo sexo masculino? Olá eu me chamo Igor, tenho 19 anos e aos 13 anos eu me identificava como um garoto gay, acreditava que sentia apenas atração pelo sexo masculino. Aos 15 para 17 aconteceu algo um pouco bizarro, eu comecei a olhar as garotas de uma forma diferente, sexualizando tais parte do corpo feminino e comecei e me sentir tímido e com vergonha em chegar em garotas, oque raramente acontecia antes. Nesse mesmo tempo eu também sentia o mesmo por garotos mas aos 19 anos que tenho hoje tudo mudou. Eu não vejo mais os homens como algo sexualmente atrativo, eu vejo apenas como uma possibilidade de ter amizade com os mesmos. Eu não me entendo mais sexualmente, homens não parecem mais atrativos, apenas engraçados e amigáveis diferente das mulheres que me deixam tímido e envergonhado. Afinal, oque está acontecendo comigo? Eu passei de um garoto que tinha sentimentos homo-afetivos para um cara que só consegue sentir sentimentos hetero-afetivos. Isso é possível ou eu estou quebrado?
Oi!! Sinto que você está preocupado com estas questões. Isso é muito possível sim afinal, nossa sexualidade e interesse sexual pode ser influenciada por diversos fatores. Caso você esteja em sofrimento por conta disso ou queira se compreender melhor pode procurar uma ajuda profissional

Boa tarde
A sexualidade humana é realmente um mistério! É possível afirmar sobre ela aspectos no geral, mas no particular cada pessoa vai experimentá-la do seu jeito, de acordo com suas vivências atuais e sua história de vida. Com relação à orientação sexual, algumas pessoas conseguem se encaixar em identidades (como ser gay, por exemplo) e outras não (algumas se dizem não binárias), mas continuam vivendo sua prática sexual com pessoas do sexo oposto, do mesmo sexo ou ambas, vivenciando em função disso menos ou mais angústia. Seria possível uma pessoa transitar de uma orientação sexual para outra? Provavelmente sim, dependendo da idade, da pressão social e de aspectos psíquicos que ela vai dando conta em si mesma. A questão é o sofrimento que a prática sexual pode provocar por diversos motivos (conflitos internos, familiares, preconceito social) e geralmente é nisso que um psicanalista / psicólogo pode auxiliar. Boa sorte. Abraços
Claro que é normal!
A sexualidade não precisa ser algo definido, o que normalmente ela não é!
Se isso te causa sofrimento, talvez seria bacana procurar um especialista e, assim, se conhecer cada vez mais.
Com isso, acredito que você não necessariamente vai se cobrar tanto para uma definição da sua sexualidade.
Olá
Acho que seria interessante que você busque terapia para compreender melhor o que está sentindo e poder lidar com isso da melhor forma possível.
Olá! É importante procurar por ajuda psicológica para te ajudar a compreender melhor essas dificuldades que está passando e como elas estão afetando seu dia a dia. A psicoterapia pode te ajudar a compreender melhor a sua sexualidade e experienciá-la de forma que seja satisfatória para você.

Acredito que o processo pelo qual vocês esteja passando seja normal. Nossa sexualidade não é necessariamente fixa e pode se deslocar, nos permitindo nos conhecer melhor e descobrir novas experiências. Pelo que entendi, o que lhe está causando angustia é a confusão quanto a uma mudança inesperada e não a mudança em si. Espero que as respostas tenham lhe ajudado, mas se a angústia continuar e lhe prejudicar, um psicólogo certamente poderá lhe ajudar.
Olá, bom dia, Igor! durante nossa vida nossas referências a respeito das mesmas coisas vão mudando e isso é normal. agora se alguma dessas mudança causa sofrimento em você é importante ficar atento ao momento que isso passou a ser um motivo de sofrimento e a partir disso compreender o porque te faz sofrer. O trabalho do psicólogo tem esse foco.
Olá, que bacana você dividir essa sua questão. Bom hoje em dia vemos a sexualidade como fluida. Anteriormente você se sentia atraído por meninos e agora por meninas, e está tudo bem. A orientação sexual não tem que ser definitiva e igual sempre. Quantas pessoas nao se descobrem alternando a orientação; outras tem fases que se atraem mais por um gênero ou outro. Curta sua fase, seja feliz e viva sua sexualidade de forma feliz e plena, sem se preocupar com rótulos.
É normal, na adolescência um garoto ou uma garota passarem por uma fase homossexual, como aconteceu quando você quando tinha de 13a15 anos. Mas agora você se sente atraído pelas meninas, e talvez isso seja a sua fase de definição sexual. Mas o que me chamou mais a atenção foi que você se sente tímido em relação a elas! E acho que é isso que você deveria tratar com um psicólogo. Claro, além de analisar suas preferências sexuais. Procure fazer uma psicoterapia.
è normal ficar confuso quanto a sexualidade na adolescência e dar um novo sentido a isto na vida adulta mas considero que seu sofrimento deve ser olhado. Procure um terapeuta para lhe auxiliar com sua dor
Olá! A orientação sexual é dinâmica. Sugiro que faça terapia para ter mais autoconhecimento e entender melhor suas questões. Espero ter ajudado!
A mudança em sua orientação sexual pode ser resultado de um processo natural de desenvolvimento ou pode estar relacionada a fatores externos, como experiências de vida, mudanças hormonais ou influências culturais. É importante lembrar que a orientação sexual é fluida e pode mudar ao longo da vida.
Não há nada de "quebrado" em você. É importante se permitir explorar e descobrir o que lhe atrai sexualmente e emocionalmente, independentemente de rótulos ou expectativas externas. Se você sentir a necessidade de compreender melhor essas mudanças, pode ser útil conversar com um terapeuta especializado em questões LGBT+ ou de sexualidade. Sempre `a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Acho sempre importante nos questionarmos acerca da necessidade de estar enquadrado em rótulos, sobretudo na área da sexualidade, porque eles pouco importam para que possamos experenciá-la. O que de fato é imprescindível é que estejamos num trabalho de autoconhecimento para que possamos nos perceber e, de forma consciente e madura, fazer nossas escolhas. E ser feliz com elas! Busque psicoterapia.
Olá. Sim, é possível se descobrir e redescobrir sexualmente. Caso estas mudanças lhe gerem angústias e incômodos, é importante procurar um profissional.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 100

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!