É possivel ( legalmente) comprovar através de áudio ( fala da criança) que ela está sendo vitima

28 respostas
É possivel ( legalmente) comprovar através de áudio ( fala da criança) que ela está sendo vitima de aluenação parental e sofrendo maus tratos?
Por mais que o juiz aceite ou avalie a prova como uma evidência de comportamento alienador, dificilmente esse recurso será o bastante para se comprovar tal relacionamento disfuncional, já que teoricamente o menor pode ter sido pressionado a tal discurso.
Contudo, é de extrema importância o acompanhamento psicológico durante o processo, já que a Alienação Parental compromete a saúde emocional e o desenvolvimento do menor.

Olá!! Somente com um áudio não é possível a comprovação.
A Alienação parental é comprovada após acompanhamento da criança por um profissional especializado, que pode ser um Psicólogo perito, indicado pelo órgão judicial. Recomendo que procure orientação de um advogado de como deve proceder.
Abraços Psicóloga Kelly Lima
É possível verificar alguns indícios apresentados pela criança. Por meio da fala da criança o especialista pode avaliar se o discurso e vocabulário dela é condizente com sua idade, porém há a necessidade de uma avaliação mais abrangente, por profissional capacitado, que avalie o contexto familiar, social, escolar e demais contextos no qual o infante esteja inserido e qua aja necessidade de avaliar.
Olá! Não. A gravação de um áudio da criança não necessariamente constitui prova da alienação parental.

Aconselho que você procure um advogado que possa acolher sua questão e, então, buscar entender em que situações ocorrem a alienação.

Caso tenha mais dúvidas, fico a sua disposição.
Uma gravação é apena um indicio que pode alertar a observar o que acontece com a criança em seu núcleo familiar, é importante antes de denunciar se deixar ajudar de um profissional para analisar melhor o que a criança fala, é sábio ter outros elementos junto com a gravação. Precisa sair do perigo de indução a fala para ser acreditável perante a lei.
Olá!
Não é possível. Sugiro a consulta de um advogado para lhe explicar como a alienação pode ser comprovada.
Olá,
Aconselho procurar um profissional, preferencialmente psicólogo(a), que utilize a técnica de entrevista forense (NICHD) que pode apresentar resultado bem confiável. Se usado corretamente, o resultado (relatório) pode ser usado como prova.
Forte abraço.
Somente pelo áudio não é possível, através da fala pode se observar indicativos de que pode está acontecendo a Alienação e maus tratos. Será necessário o acompanhamento por um Psicólogo Perito. Procure seu advogado e busque por orientações sobre isso, para poder abrir uma investigação sobre isso.
Seria mais conveniente uma conversa pessoal entre o casal .Caso isto não seja possível, consulte um advogado
Olá, somente pelo áudio não é possível a comprovação. Geralmente os processos são longos e vários pontos e fatos são avaliados. Eu atuo como Assistente Técnico Jurídico e fico à disposição para auxilia-la, assim como oriento procurar um advogado que poderá informá-la e orientá-la sobre estes casos.
Um áudio isolado pode ser considerada prova, mas talvez seja difícil fundamentar um caso inteiro só com ele. Sugiro procurar ajuda jurídica, ou um psicólogo de vara de família.
Dificilmente a Justiça acatará um audio como prova única de Alienação Parental,será necessário mais provas.Um acompanhamento Psicológico,com um Psicólogo jurídico ajudará a elucidar suas dúvidas.
O áudio contendo o relato da criança é uma prova importante, mas você precisará de outras provas para poder comprovar a alienação parental. Já acompanhei um caso onde a criança mentiu a pedido da genitora para acusar o genitor. Só o áudio não basta. Sugiro procurar um psicólogo que acompanhe essa criança para trabalhar essas questão, porque antes de comprovar alienação parental é preciso cuidar da saúde mental dela. O trabalho do psicólogo com o advogado costuma dar certo. Abraços
Não somente. É necessária uma avaliação psicológica mais precisa
É importante você procurar o auxilio de um advogado para te orientar nesses casos. Em curso de direito, a faculdade geralmente disponibiliza atendimento gratuito a população. Eles vão saber te encaminhar. Atenciosamennte.
A alienação parental é um fenômeno complexo que o juiz, para reconhecer, normalmente apóia sua decisão em parecer técnico de psicólogo e assistente social, decorrente de solicitação de uma avaliação psicossocial, prevista em lei. Estes profissionais podem certamente utilizar o áudio como um elemento a fundamentar sua avaliação que, no entanto, abrangerá diversas outras metodologias e contextos da criança. Além de psicóloga jurídica, sou graduada em Direito e estou à disposição para esclarecer outras questões!
É indicado uma avaliação psicológica mais precisa pois a criança pode ser induzida para falar no áudio/ telefone, então somente esse meio não seria suficiente.
Olá, geralmente gravações de áudio são levados em conta, porém não é a base pilar para a tomada de decisão do juiz. Um acompanhamento de uma psicóloga jurídica pode contribuir para a fundamentação da avaliação de alienação parental.
Boa noite! Somente com um áudio não é possível comprovar que uma criança está sofrendo Alienação Parental e mais tratos. Normalmente nestes casos, o Juiz nomeia um perito da sua confiança para realizar uma Avaliação Psicológica na criança e em alguns processos nos pais também. Após a realização da Avaliação, o perito emite um Laudo para o Juiz, contendo todas as informações colhidas durante a perícia.
Olá, infelizmente não sei o procedimento legal, mas você pode fazer uma denúncia, anônima ou não, aos órgãos que cuida do menor e adolescentes. Não sei em que cidade você reside, mas em cada cidade existe uma vara da infância e da juventude, existem também delegacias especializadas, o Conselho de Psicologia da sua cidade pode te orientar. Se você crê que alguma criança está sofrendo maus tratos, faça uma denúncia. A função do cidadão é denunciar comportamentos abusivos para proteger o mais frágil, a lei tem o papel de verificar se a denúncia é ou não verídica. Nesse caso, sempre é melhor pecar por excesso doque por omissão.
Olá, como vai? Somente o áudio não possui suficiência para comprovação da chamada alienação parental. Existem diferentes caminhos para assistência quando se identifica indícios de alienação parental e maus-tratos, vou citar alguns. Em certos casos, os pais se separam, mas há brigas e muitas discordâncias entre eles, então como forma de extravasar raiva, ressentimento, mágoa e ter a criança como cúmplice, uma das partes difama o outro para a criança, diz coisas que dão a entender que a outra parte não é boa mãe ou bom pai. Se ainda há alguma possibilidade, muitas vezes a alienação se resolve pelo caminho extra-judicial: ou por conversas entre as famílias ou por intermédio de advogado contratado pela parte que se sente em prejuízo na relação com a criança. Um outro caminho não raro é quando a criança é encaminhada para avaliação pelo psicólogo. Havendo indícios de conflitos entre os adultos que tem repercutido negativamente para o filho, é de práxis que o psicólogo aborde os pais e é esperado que faça intervenções e orientações a todos os envolvidos. Quando a situação dita de alienação e os indícios de maus-tratos estão muito acentuados, apontam para maior complexidade e o alienador ou agressor se mostra inflexível, vale a judicialização. Neste caso, é necessário ou a contratação de um advogado ou ainda, a família pode buscar a OAB, se não tiver condições de pagar esse profissional. A lei que versa sobre a alienação parental é a 12.318/2010, pode valer a pena consultar para entender melhor as situações que configuram alienação parental e para entender que quando há judicialização são feitas avaliações por profissionais nomeados pelo Juiz, normalmente são do Setor Psicossocial do Fórum, e também por aqueles contratados eventualmente pelas partes. Espero ter contribuído. Jaqueline.
Olá. Não. Se há essa suspeita, é importante procurar um advogado para que esse faça uma análise do caso, pois existem outras elementos que precisam ser investigados, contudo, tenha cuidado para não expor a criança ao tratar desse assunto. Provavelmente será preciso fazer uma perícia. Quem indicará o psicólogo perito será o juiz.
Neste caso o juíz pode pedir, que seja designado um psicologo perito, para que possa ajudar a elucidar os fatos. E a criança deverá se possível, não ser exposta , para evitar que haja estresse no seu depoimento, e que ela não venha a sofrer com a hora de depor para que não fique revivendo momentos de estresse para ela.
O melhor profissional para responder essa questão de ser ou não legal é o advogado. Mas, é bem importante você estar emocionalmente forte para lidar com essa situação.
É preciso cuidado com a criança, pois o cérebro dela não tem condições cognitivas de entender o que está acontecendo. E isso terá consequencias positivas e negativas para sua saúde mental no futuro.
Abraços
Somente pelo áudio não é possível, através da fala pode se observar indicativos de que pode está acontecendo a Alienação e maus tratos. Será necessário o acompanhamento por um Psicólogo Perito. Procure um advogado que seja especialista e busque por orientações sobre isso, para poder abrir uma investigação sobre isso. Espero que tenha ajudado
Olá,
é possível legalmente comprovar que a criança esta sofrendo alienação parental, desde que o acompanhamento seja feito dentro dos respaldos da lei. Busque a orientação de um advogado e é importante que a criança faça acompanhamento para que isto não prejudique o seu desenvolvimento. Fico a disposição, abraços
Olá, tudo bem? O termo "alienação parental" não é considerado um termo médico ou psicológico, então qualquer profissional da saúde que dê este "diagnóstico" estaria cometendo uma infração ética.
Sobre a avaliação psicológica, oriento que busque um profissional habilitado para realização da mesma, ou peça junto ao seu advogado para que o pedido de avaliação seja ajuizado e para que sua filha seja ouvida por um profissional. Esse profissional vai avaliar o caso de forma imparcial e gerar um documento descrevendo as condições emocionais de saúde da sua filha.
Quanto as condições legais, oriento que entre em contato com seu advogado para que ele analise o conteúdo do áudio para saber se teria alguma forma de usá-lo em seu processo judicial.
Espero que o processo jurídico proteja sua filha e que possam ter a vida mais plena e feliz possível!
a admissibilidade de evidências, como áudios, em casos judiciais pode variar de acordo com a jurisdição e as leis específicas do país em questão. No entanto, em muitos sistemas legais, áudios podem ser considerados como evidência válida, desde que sejam obtidos legalmente e não violem os direitos de privacidade das partes envolvidas.