É possível mudar uma opinião que está profundamente arraigada na mente?
15
respostas
É possível mudar uma opinião que está profundamente arraigada na mente?
Olá! Não somos seres imutáveis, temos a possibilidade de buscar conhecimento enquanto houver vida e mudar faz parte da nossa trajetória. Sempre é tempo de começar a mudança. Abraços.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia,
É possível sim. A mudança de uma atitude unilateral e disfuncional é, inclusive, um dos efeitos transformadores da análise/psicoterapia. O processo de análise do inconsciente possibilita isso.
Att,
É possível sim. A mudança de uma atitude unilateral e disfuncional é, inclusive, um dos efeitos transformadores da análise/psicoterapia. O processo de análise do inconsciente possibilita isso.
Att,
Sim é possível. Na terapia o Psicólogo consegue acessar as falsas crenças do paciente e elaborar um plano de intervenção mais adequado para ele.
Espero ter ajudado.
Abraços.
Espero ter ajudado.
Abraços.
A sua pergunta é realmente muito boa. É sempre difícil responder sem avaliar a fundo o caso, cada situação é muito específica. Mas, em linhas gerais, uma psicanálise é sempre um processo de mudança. Para usar uma expressão de Freud: "uma reconstrução da história do sujeito". Portanto, em termos de possibilidade, sim, uma ideia fortemente arraigada na mente pode mudar.
Quem está querendo "mudar pensamentos"?
Se você está querendo mudar os pensamentos de alguém, não acredito que seja aconselhável.
As mudanças têm que partir do indivíduo.
À princípio, seria possível sim mudar pensamentos, mas eu, particularmente prefiro chamar de: "resignificar".
Caso sejam pesamentos seus, aconselho procurar um psicólogo para, em primeiro lugar, esclarecer os porquês de tal desejo e, assim, lhe auxiliar na busca da melhor decisão frente à tal questão.
Se você está querendo mudar os pensamentos de alguém, não acredito que seja aconselhável.
As mudanças têm que partir do indivíduo.
À princípio, seria possível sim mudar pensamentos, mas eu, particularmente prefiro chamar de: "resignificar".
Caso sejam pesamentos seus, aconselho procurar um psicólogo para, em primeiro lugar, esclarecer os porquês de tal desejo e, assim, lhe auxiliar na busca da melhor decisão frente à tal questão.
Vale lembrar que um dos principais objetivos do processo psicoterapêutico é, justamente desenvolver junto ao paciente a capacidade de transformação. Desse modo, sim é possível.
Você está querendo mudar as opiniões de alguém? Pense duas vezes. Parece ser mais proveitoso querer mudar alguém do que se aliar com alguém que é diferente da gente. A harmonia entre duas pessoas não depende da igualdade de opinião ou de comportamento, mas da maneira empática da pessoa que quer a relação se pronunciar. Querer mudar o outro pode ser bastante obsessivo, e ainda possessivo. O verdadeiro progresso de uma pessoa está em ela mesma mudar, continuamente.
Ninguém deve aceitar uma ou mais verdades dos outros ! Nem sequer impor a sua! A psicanálise é um saber que desconstrói esses comportamentos q tem sempre causado muito mal-estar ao longo da historia do hemen , e com efeitos desastrosos. A exemplo as ideologias! Levaram à morte 6 milhões de judeus . Não se muda ninguém!Viver é um processo de construção e desconstrução do saber de cada sujeito a partir de suas proprias reflexões.
Um abraço
Sonia Quezada
Um abraço
Sonia Quezada
Sim, a psicoterapia ou um processo de análise é capaz de mudar muitas das nossas "verdades absolutas". As diferentes abordagens psicoterapêuticas trabalham com estes "verdades" pelo fato de que muitas delas geram sofrimento.
A opinião é uma idéia emocionalmente investida e reprimida, constituindo, por isso, um "complexo". Como todo complexo é uma entidade psíquica autônoma, possui, portanto, PODER DE POSSESSÃO. O mais acertado portanto, seria dizer que não somos nós que possuímos uma determinada opinião e sim : É A OPINIÃO QUE NOS POSSUI! Como a opinião é uma TESE e não uma CONVICÇÃO, nas sessões, o analista investigará o inconsciente e apresentará ANTÍTESES que contribuirão para que o analisando formule conceitos mais sólidos, que gradativamente irão substituindo as OPINIÕES.
Bom dia, sim é possível, além do mais o ser humano é um ser em constante transformação. Sugiro buscar ajuda de Psicólogo Cognitivo-Comportamental, onde serão identificados os pensamentos automáticos, as emoções que ele gera, para assim ocorrer a mudança de comportamento.
Boa sorte, abraço.
Boa sorte, abraço.
Em primeiro lugar gostaria de assinalar o que entendo por opinião. Trata-se, antes de tudo, de uma perspectiva enunciativa muitas vezes herdada inconscientemente. A família, a cultura, a religião, tem um lugar importante na formação desse posicionamento discursivo, matriz de uma série de opiniões de certa forma equivalentes entre si. Neste sentido, mudar de opinião, implica na possibilidade de uma transformação muito mais profunda não somente diante de uma ideia, mas principalmente em relação ao modo de ver as coisas. Dito isso, a psicanálise pode ser entendida como uma prática terapêutica que leva a esse tipo de mudança. Os pacientes chegam com uma opinião, uma visão de mundo sobre si e sobre os outros e saem com outra. Ou seja, a psicanálise é um processo que visa justamente a transformação de perspectivas enunciativas!
É possível sim. Através de um processo de análise você vai se permitir a falar o que pensa e verificará o quanto é possível desconstruir e reconstruir algumas percepções/opiniões e crenças ao longo desse processo. Procure umsicanalista e inicie o seu processo de transformação.
Mudar de opinião faz parte da vida. Ainda bem que podemos mudar dr opinião, aprender algo novo, voltar a ter mesma opinião novamente. Isso é possível sim e é gratificante quando mudamos a forma de pensar e podermos assumir isso. Um caminho é falar sobre o que pensa. Uma análise poderia ser um caminho. Abçs
Sim, porém nem sempre a mudança de opinião é o que resulta de uma análise. Pode haver apenas uma mudança de perspectiva em relação a tal opinião. Espero ter ajudado.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- . Como a psicanálise explora a roupagem psíquica? .
- O que é "roupagem psíquica" na psicanálise? .
- Olá! Gostaria de saber qual seria o impacto da falta de autoconhecimento da nossa sexualidade e da repressão - ou não realização - de desejos sexuais na nossa vida (como desejo de se relacionar com pessoa do mesmo gênero)? Pode nos trazer sofrimentos que, para quem não intende assunto, não teria a ver…
- Medo de julgamentos, receio de sair de casa, criar teorias que os outros estão pensando ao nosso respeito, o que pode ser?
- Olá quais são as dicas para controlar a ansiedade aumentei a dose do remédio mais não fez efeito ainda, sinto muito ansiosa, tenho síndrome do pânico tbm, sinto uma onda de calor e tontura, uma sensação ruim tenho medo de desmaiar e entro em pânico minha ansiedade e muito forte meus pensamentos e sempre…
- É normal ser obcecada pela própria aparência e nunca estar satisfeita?
- É possível que desejo por ter experiência com alguém do mesmo sexo seja algo passageiro ou esse desejo é algo que, de fato, faz parte da minha sexualidade?
- Olá! E quando a mãe tem o filho como “marido/homem” mas sem desejo real em ter relações sexuais , mas todos os movimentos de enxerga-lo como homem dela e não filho? Também é complexo de Édipo, ou tem outro nome?
- Qual o impacto da falta de autoconhecimento da nossa sexualidade e da repressão - ou não realização - de desejos sexuais na nossa vida (como desejo de se relacionar com pessoa do mesmo gênero, mesmo sendo feliz em se relacionar com pessoas do gênero oposto)? Pode nos trazer sofrimentos que, para leigos…
- Descobre-se bissexual ou torna-se bissexual? Olá, tudo bem? Gostaria de tirar essa dúvida: uma pessoa bissexual já nasce com uma predisposição a se interessar pelos dois gêneros, tendo seu desejo por ter experiências com pessoas do mesmo sexo despertado a partir de algum estímulo, ou ela pode tornar-se…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 34 perguntas sobre Psicanálise
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.