É possível que a pessoa com Transtorno obsessivo compulsivo se cure completamente? Nunca mais voltar

7 respostas
É possível que a pessoa com Transtorno obsessivo compulsivo se cure completamente? Nunca mais voltar a ter os sintomas?
Aprender a lidar com a ansiedade é um passo essencial para superar as limitações trazidas pelo transtorno Obsessivo compulsivo. É possível sim eliminar os fatores que perpetuam o TOC, e assim contornar os sintomas com terapias psicológicas e medicamentos. É recomendável utilizar os dois tratamentos em conjunto. Vai depender muito de você querer seguir sem interrupções os tratamentos para que tenha uma melhor qualidade de vida e percebendo a si mesmo, então os pensamentos obsessivos tendem a se enfraquecer paulatinamente até se extinguir. E você vai se livrando da ansiedade que estava lhe consumindo.
Att.
Mônica

Olá,

Não se pode assegurar que a pessoa nunca mais apresentará os sintomas, mas o mais importante a saber é que é absolutamente possível, quando a pessoa passa por tratamento médico e psicológico, ter uma vida com muita qualidadade!

Vá en frente!
Bom dia
Concordo com a colega acima. Sim, tem sido definitivamente comprovada a possibilidade de se eliminar obsessões e compulsões com técnicas relativamente breves, como as usadas por profissionais capacitados em Terapia cognitivo-comportamental (TCC), ou outras psicoterapias comportamentais.
Sim, é possível por meio do processo psicoterapeutico. Uma pessoa que apresenta TOC, ao realizar análise pessoal irá conhecer-se cada vez mais e melhor, irá discernir as diferentes facetas de si mesma, irá fortalecer o ego, ou a parte mais madura e evoluído de si, irá reconhecer-se adoecida psicologicamente nos episódios de crise, poderá travar o diálogo interno entre a parte de si mesma mais evoluído e a parte mais afetada ou tomada pelo TOC, e elaborar a crise. A pessoa que apresenta TOC notara gradual melhora nos episódios que diminuirão em 3 aspectos: frequência, duração e intensidade até que ela se libertará deste transtorno terminantemente,
Um abraço,
Léa
Olá!

O tratamento do TOC pode ser bastante eficaz desde que seja feito em parceria. Psicólogo e Psiquiatra precisam trabalhar juntos. O TOC precisa ser avaliado em sua gravidade e a pessoa deverá tomar medicação. A Terapia Cognitivo-Comportamental auxiliará bastante na reestruturação cognitiva, ajudando a pessoa, gradativamente, ter uma vida normal, sem as obsessões e compulsões.

Apesar de alguns profissionais da área falarem que o TOC não tem cura, é possível sim, haver grandes conquistas através do tratamento e a melhoria na qualidade de vida pode ser alcançada com o trabalho em parceria da pessoa que tem TOC, do Psicólogo e do Psiquiatra.

Procure ajuda especializada.

Abraços.
;)
acompanhamento psiquiátrico e psicológico é de extrema importância para que você melhore ou aprenda a lidar com a situação a cura para sempre não podemos confirmar com exatidão mas se você aprender a lidar com seus conflitos fica mais fácil viver uma vida emocional mais saudável.
me deixo a disposição.
O acompanhamento psicológico é fundamental para o paciente com o diagnóstico de TOC, é possível "a cura", para isso é importante que o paciente desenvolva consciência de suas emoções, diferenciando o que é medo, o que é raiva e o que culpa por exemplo. O psicoterapeuta pode auxiliá-lo na identificação também seus desejos, e incentivar a vivência de outros comportamentos e formas de lidar com a ansiedade decorrente desse quadro. Não existe cura instantânea e sim progressos.