É considerado "normal" ficar meio obcecado por algumas coisas? Eu sinto isso com frequência com film

22 respostas
É considerado "normal" ficar meio obcecado por algumas coisas? Eu sinto isso com frequência com filmes, séries, músicas, hobbies, leituras. Eu sinto um interesse fortíssimo e fico dias, até semanas fazendo só a mesma coisa, depois perco total o interesse e fico obcecada com outra coisa por dias a fio. Sou diagnosticada com ansiedade e bipolaridade. Isso seria parte do quadro do que já tenho?
Olá,

primeiramente gostaria de questionar o que está chamando de obcecado? Você deixa de realizar tarefas para as quais havia se programado? Falta a compromissos importantes? Esse comportamento gera prejuízo relacional, laboral?

Caso esse comportamento gere sofrimento ou prejuízo às suas relações, atividade de trabalho ou de estudo pode ser considerado anormal já que está lhe trazendo mais perdas do que ganhos.

Para além disso, você refere que possui diagnóstico de ansiedade e bipolaridade. Engajamento intenso em atividades é característico desses quadros, assim como a dificuldade em balancear interesses de maneira a não gerarem prejuízos uns aos outros.

Ainda assim, buscar auxílio de um profissional para o caso desse comportamento estar gerando desconforto e/ou sofrimento é o melhor a se fazer.

Espero ter ajudado.

Olá querido! Esse sintoma que você está descrevendo é comum em pacientes que tem alguma neurodiversidade como o autismo ou o TDAH, caso você observe outros sintomas característicos desses diagnósticos, recomendo você fazer uma avaliação, essa resposta pode te trazer algum alívio. Não se preocupe muito sobre ser normal ou não, observa se esse sintoma traz algum prejuízo pra você, porque se trouxer, existem ferramentas na psicoterapia que podem te ajudar. Forte abraço.
Olá. É possível que esse sintomas se manifestem em diagnósticos como os que citou, sim. É importante ir relatando suas percepções sobre seus comportamentos para a ou o psiquiatra que acompanha você e diagnosticou bipolaridade e ansiedade. É possível alívio dos sintomas, melhor manejo deles com o acompanhamento adequado, medicacão sendo atualizada. Psicoterapia pode auxiliar muito, tamvém.
Procure um profissional da área de Psicologia para iniciar uma terapia. A terapia é uma forma de tratamento que visa aliviar o estresse emocional, identificar as causas dos problemas de saúde mental e auxiliar o paciente a descobrir novas formas de lidar com as questões da vida, tanto boas quanto ruins. O paciente vai se conhecer, num processo semanal.
Olá. O fato de ficar obcecada por algo pode ser característica da bipolaridade, já a ansiedade geralmente traz a necessidade de concluir o que está sendo feito, como uma forma de antecipação das coisas. Considero importante que busque ajuda de um psicólogo/psicanalista para que possa avaliar o quanto que a questão relatada por você pode estar gerando prejuízos para sua vida e também para que haja um espaço de escuta, acolhimento e tratamento dos transtornos citados. Caso queira marcar uma entrevista estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Sim, é comum que pessoas com ansiedade e bipolaridade tenham períodos de intensa obsessão por certas coisas, seguidos por uma perda repentina de interesse. Isso pode fazer parte do quadro dos transtornos que você já foi diagnosticada. É importante discutir esses padrões com seu profissional de saúde mental para avaliar a melhor forma de lidar com eles.
Olá. É normal termos pico de interesse por um assunto ou tema, para determinar se esse comportamento está sendo obsessivo é preciso avaliar uma complexidade de fatores. Eu começaria investigando qual diferença faz se for normal ou se for parte do seu quadro diagnóstico. Abraço.
A experiência de ficar obcecado por certas atividades ou interesses pode ser comum, mas quando essa obsessão interfere significativamente no seu dia a dia, pode ser relevante considerar a influência dos seus diagnósticos de ansiedade e bipolaridade e discutir esses padrões de comportamento com um profissional de saúde mental, como seu psiquiatra ou psicólogo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, boa noite!
Desejo que esteja bem.
É de suma importância que faça acompanhamento psicológico para análise de suas questões mencionadas. Cada ser humano tem um maneira de ser, de funcionar... Apenas o profissional que estiver lhe acompanhando poderá afirmar com precisão algum possível diagnóstico. Me coloco a disposição para lhe orientar. Não deixe se cuidar!
Grande abraço.
A intensidade do interesse e a alternância de foco que você descreve podem estar relacionadas ao seu diagnóstico de bipolaridade. A bipolaridade é caracterizada por episódios de humor elevado (mania) e episódios de humor deprimido (depressão). Durante episódios maníacos, as pessoas podem experimentar uma energia aumentada, uma sensação de euforia, comportamentos impulsivos e, às vezes, um foco intenso em atividades específicas.

O padrão de intensidade de interesse e obsessão por certas atividades, como filmes, séries, músicas, hobbies ou leituras, pode ser uma manifestação desse aspecto da bipolaridade. A alternância entre períodos de intensidade e períodos de desinteresse pode estar relacionada às flutuações no seu estado de humor.

Além disso, a ansiedade também pode influenciar a intensidade dos interesses e a tendência a se envolver em certas atividades como uma forma de lidar com a ansiedade.

É importante discutir esses padrões de comportamento com seu profissional de saúde mental, como um psiquiatra ou terapeuta. Eles podem fornecer uma avaliação mais detalhada do seu quadro clínico, ajustar o tratamento, se necessário, e fornecer estratégias para gerenciar essas flutuações de interesse de maneira mais equilibrada.

Lembre-se de que a bipolaridade é uma condição tratável, e a combinação de medicação, terapia e estratégias de enfrentamento pode ajudar a estabilizar o humor e melhorar a qualidade de vida.
A experiência de se tornar intensamente focado ou "obcecado" por certos interesses, como filmes, séries, músicas, hobbies ou leituras, pode ser bastante comum, especialmente em pessoas com personalidades apaixonadas ou entusiasmadas. No entanto, quando esse padrão se torna muito intenso ou interfere significativamente na sua vida cotidiana, ele pode estar relacionado a questões de saúde mental, como ansiedade ou transtorno bipolar.

No contexto do transtorno bipolar, esses períodos de interesse intenso podem às vezes estar associados a fases de hipomania ou mania, onde você pode sentir uma energia elevada, um aumento do desejo de realizar atividades ou uma intensificação dos interesses. Durante essas fases, pode haver uma tendência a mergulhar profundamente em atividades ou hobbies, às vezes até à exclusão de outras responsabilidades.

Por outro lado, a ansiedade também pode levar a um foco intenso em certas atividades. Isso pode ser uma forma de lidar com sentimentos de ansiedade ou inquietação, concentrando-se em algo que traz prazer ou distração.

É importante observar como esses padrões de comportamento afetam sua vida. Se você acha que essas "obsessões" estão interferindo em suas responsabilidades, relacionamentos ou bem-estar geral, ou se elas parecem estar ligadas a mudanças de humor ou outros sintomas, é uma boa ideia discutir isso com um profissional de saúde mental.

Eu posso lhe ajudar a determinar se esses comportamentos são parte de sua condição diagnosticada ou se há outras questões que precisam ser abordadas.

O manejo do transtorno bipolar e da ansiedade muitas vezes requer uma abordagem multifacetada, incluindo psicoterapia, medicação, e estratégias de autocuidado. Falar sobre suas experiências específicas e padrões de comportamento com um profissional pode oferecer mais clareza e direcionar para um tratamento mais eficaz.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Pode sim estrar relacionado ao quadro de ansiedade e THB, porém isso não significa que isso tenha que fazer parte do teu funcionamento pra sempre. É possível trabalhar esta característica com tratamento adequado (Psicoterapia + Tratamento medicamentoso).
Bom dia, se lhe atrapalha no seu dia a dia, no trabalho, afazeres domésticos e nos estudos, sim. Chama-se: Transtorno obsessivo compulsivo, com apenas obsessões. O diagnóstico de bipolaridade não tem relação com o que está relatando. A não ser, que suas obsessões se tornaram delírios. Sugiro procurar urgentemente um psicólogo experiente em Transtornos de Ansiedade para lhe ajudar a lidar com tais “obsessões”.
olá!
Se você já foi diagnosticada com TAG e THB, é possível que essas condições possam influenciar a intensidade de seus interesses e comportamentos mas isto não significa que será sempre assim, se tratada de forma adequada, com psicoterapia e terapia medicamentosa.

A oscilação entre períodos de intensa concentração e interesse em algo, seguidos por uma perda de interesse abrupta, pode estar relacionada ao aspecto bipolar do seu diagnóstico. Isso pode se manifestar como episódios de euforia ou hipomania, onde você se sente extremamente energizada e focada em atividades específicas, seguidos por períodos de depressão ou baixa energia.

Além disso, a ansiedade também pode desempenhar um papel, já que a obsessão por determinados interesses pode ser uma forma de lidar com a ansiedade, proporcionando uma distração temporária ou um escape, até mesmo um alívio dos sintomas.

É crucial discutir esses padrões de comportamento com os profissionais de saúde que fazem parte do seu tratamento. Eles podem oferecer uma avaliação mais precisa e ajustar seu plano de tratamento, se e quando necessário. A psicoterapia pode ser uma ferramenta valiosa para explorar esses padrões e desenvolver estratégias de enfrentamento saudáveis.

Cada pessoa é única, e o tratamento deve ser adaptado às suas necessidades específicas. Se você está enfrentando preocupações específicas em relação ao seu diagnóstico ou comportamento, consulte seu profissional de saúde para orientação personalizada.
Espero ter contribuído,
Um abraço, Maria Eugênia
Olá! No enfoque gestáltico, gostaria de explorar com você, como esses padrões de "foco intenso" se manifestam em sua experiência presente. O que representa para você estar "obcecada" com diferentes atividades? Como esses ciclos de intensidade afetam sua percepção do todo e suas relações? Vamos juntas investigar como esses padrões se conectam à sua ansiedade, bipolaridade e, principalmente, como podem ser compreendidos dentro do seu processo de totalidade, ou seja, na sua vida de forma geral. Convido você a agendar uma consulta.
É possível que essa intensidade de interesse e a alternância entre períodos de forte envolvimento e perda total de interesse estejam relacionadas aos aspectos dos seus diagnósticos de ansiedade e bipolaridade. Esses padrões de comportamento podem ser influenciados pela natureza cíclica do transtorno bipolar e pela ansiedade associada. A oscilação entre períodos de alta energia (mania ou hipomania) e baixa energia (depressão) no transtorno bipolar pode impactar seus interesses e atividades. Recomendo discutir essas experiências com seu psicólogo para compreensão subjetiva e desenvolvimento de estratégias de manejo.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150
O comportamento que descreve, caracterizado por períodos de forte interesse e obsessão seguidos por uma perda abrupta de interesse, pode ser associado a diversas condições, incluindo transtorno bipolar e ansiedade. No transtorno bipolar, os episódios de mania ou hipomania podem envolver um aumento acentuado de energia, atividade e entusiasmo por atividades específicas. Esse comportamento pode ser acompanhado por um foco intensificado em certas áreas de interesse. Por outro lado, a depressão bipolar pode resultar em uma perda de interesse ou prazer em atividades anteriormente apreciadas.
A ansiedade também pode influenciar o comportamento, levando a padrões obsessivos ou compulsivos em relação a certos interesses. É importante discutir esses padrões de comportamento com seu profissional de saúde mental. Se não tens um, seria um grande prazer lhe auxiliar com isso. Posso ajudar a determinar se esses padrões estão relacionados à ansiedade, transtorno bipolar ou outros fatores.
Importante lembrar que um diagnóstico bem feito é essencial para o tratamento adequado. Esses sintomas também são comuns em algumas neurodivergencias, por exemplo.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 220
Olá! Com base no seu relato, os comportamentos que apresenta te fizeram chegar até aqui, provavelmente, por te trazem algum incômodo. Diante disso, o ideal é buscar compreender tudo o que está sentindo e o comportamento apresentado na psicoterapia, pois o(a) psicólogo(a) irá conduzir esse processo com as ferramentas adequadas, favorecendo que tenha melhor entendimento dos diagnósticos que cita, e assim, possa aprender a lidar com os sintomas que descreve.
Olá! Não existe uma definição única de 'normal', pois o comportamento varia de pessoa para pessoa. No entanto, considerando o diagnóstico de ansiedade e bipolaridade, os altos e baixos de intensidade em seus interesses podem estar associados ao transtorno bipolar.
Olá, entendo como essa oscilação intensa de interesses pode ser desafiadora. Essa alternância entre paixões pode estar relacionada aos quadros que você mencionou, especialmente nos momentos de mania, onde a energia podem se concentrar intensamente em determinadas atividades. Porém essa constante de variações de oscilação de humor podem ser prejudiciais, pois podem afetar a constância em diversas áreas de sua vida e não te permitir permanecer engajada nas coisas importantes para você.

Nesse caso, destaco a importância da Terapia Cognitivo-Comportamental, abordagem que trabalho e que demonstra excelentes resultados no tratamento desses padrões. Além disso, considerar a intervenção psiquiátrica para regular essas alterações de humor, te ajudando a manter constância no que é importante para você! Se precisar, estou aqui para oferecer suporte adicional ou responder a qualquer dúvida que possa ter.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 300
É importante entender que sentir um forte interesse por certas atividades, filmes, séries, músicas, hobbies ou leituras pode ser considerado normal em muitos casos. Todos nós temos nossas paixões e momentos em que nos concentramos intensamente em algo que nos traz prazer.

No entanto, quando essa obsessão começa a interferir significativamente em outras áreas da vida, como relacionamentos, trabalho ou responsabilidades diárias, pode ser um sinal de que algo mais está acontecendo. Não consigo ver relação com os diagnósticos mencionados, porém, é necessária uma avaliação mais precisa, que não pode, em hipótese alguma, ser feita pela internet.

Se você perceber que essa obsessão está causando prejuízos sociais ou interferindo em sua capacidade de funcionar no dia-a-dia, é importante buscar ajuda profissional. A psicoterapia pode oferecer ferramentas e estratégias para lidar com esses padrões de comportamento, ajudando a encontrar um equilíbrio saudável.

Convido você a considerar a possibilidade de explorar a psicoterapia como uma forma de apoio adicional. Um terapeuta pode trabalhar em conjunto com você para entender melhor esses padrões e desenvolver maneiras de administrá-los de forma mais eficaz, ajudando a minimizar os prejuízos sociais e melhorar sua qualidade de vida.

Lembre-se de que buscar ajuda não é sinal de fraqueza, mas sim um passo corajoso em direção ao bem-estar emocional. Estou aqui para oferecer apoio e incentivo ao longo desse processo. Se precisar de mais orientações ou apoio, estou à disposição para ajudar.
Oi. Sim, nos quadros de bipolaridade pode haver as manias, mas somente com acompanhamento psicológico para saber realmente se isso se enquadra numa obsessão e identificar como isso te afeta.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 70