Com o tratamento de TCC, posso ficar curada do Toc?

25 respostas
Com o tratamento de TCC, posso ficar curada do Toc?
Olá, Bom dia. Com certeza, assim como qualquer outra abordagem psicoterapêutica. A TCC é uma ótima alternativa como abordagem e método para tratar esse transtorno.

A TCC é a abordagem mais indicada para tratamento de TOC. Dependendo da intensidade do transtorno, será necessário conciliar a terapia com medicação. Assim, consulta psiquiátrica e acompanhamento psicoterapêutico são o caminho mais adequado para a solução do seu problema : )
Olá!
Indico, não só a abordagem TCC, mas qualquer outra abordagem pode auxiliar na sua demanda. O importante é que o profissional seja da sua confiança
Olá, a TCC é uma ótima abordagem para o tratamento de TOC, assim como muitas outras abordagens. O importante é dar o primeiro passo em busca de ajuda profissional. Se cuide. Abraços
Olá! Qualquer psicólogo, independente da abordagem, tem condições para atender um paciente com TOC. Cabe você escolher aquele que tenha mais empatia e sintonia, para se sentir à vontade para falar, não apenas sobre o TOC, mas também do ser humano que você é! Que possui uma história, uma cultura, família, vida social e etc. Na psicoterapia poderá encontrar outras questões que corroboraram para o desenvolvimento do TOC e, tomando consciência, poderá diluir e até se curar disto! Bom caminho! Abraços
Oi! É possível, pelo menos, uma administração mais adequada, menos sofrida, do seu incômodo. Porém, mais importante que a abordagem é a relação que você pode (ou não) estabelecer com o profissional de saúde. De alguma forma, toda abordagem psicológica dá conta do sofrimento humano. Como orientação básica, eu posso te dizer: deve-se buscar um psicólogo que responda ao que a pessoa quer, ao que ela vai buscar na terapia. Alguém que acolha, que receba, que lhe dê um lugar de fala, que ouça e escute, que veja e enxergue, com o qual a pessoa se sinta bem, ou, se não se sentir bem, que tenha abertura, coragem e confiança de falar sobre isso. A pessoa deve ser escutada, acolhida, reconhecida, enfim, tratada com seus sintomas sem julgamento.
Se seguir esta orientação, terá maiores chances de ser bem sucedida no tratamento do que você chamou de Transtorno Obsessivo Compulsivo (falei assim, pois você pode questionar diagnósticos também; não sei se você foi diagnosticada assim, ou se está sentindo que tem o transtorno - seria importante escutar de você como você enxerga o TOC e o que faz você dizer que apresenta o transtorno, e o grau de incômodo que isso te provoca).
A Terapia Cognitivo Comportamental é um abordagem muito eficaz para o tratamento do TOC, juntamente com o acompanhamento com medicamentos. É importante ressaltar que tão importante quanto a abordagem e as técnicas utilizadas, o vínculo e a confiança do paciente com a psicóloga são fatores importantíssimos para o tratamento de qualquer queixa psicológica.
Olá! A TCC é muito indicada e extremamente eficaz no tratamento do Transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva (TPOC). Dependendo da intensidade do transtorno, também será necessário a terapia com medicação, por isso é importante uma boa avaliação e diagnóstico.
Olá, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), desenvolveu protocolos para o tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), comprovadamente cientificamente, com grande eficácia. Esse transtorno precisa ser diagnosticado e dependendo do nível ser tratado por psiquiatra e psicólogo em conjunto. O TOC pode trazer muito sofrimento a pessoa e é essencial que seja tratado, mas a relação terapêutica que for estabelecida entre o profissional e paciente é fundamental também no sucesso do tratamento. Cuide-se. Abraço.
Olá. Sim, a TCC é uma abordagem muito indicada para tratar quadros de ansiedade, como é o TOC.
Com o tratamento de TCC, posso ficar curada do Toc?

A TCC é uma das abordagens utilizadas para esse tipo de transtorno, porém não é assertivo ter o foco em uma única possibilidade.
Sua história difere de outras, assim como você tem a sua própria subjetividade e particularidades que devem ser consideradas pelo profissional que irá lhe atender em sua integralidade.

Atenciosamente.
Psicóloga Lucicleide Gomes
Um forte abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá!! Sim é possível, a TCC vem se mostrando muito eficiente no tratamento do toc. Mas dependendo da intensidade do transtorno ou seja, o quanto de prejuízo vem causando na vida da pessoa é necessário um trabalho conjunto com o psiquiatra (medicação). Outro fator importante para o sucesso do tratamento é a relação estabelecida entre o paciente/cliente e o terapeuta, é preciso ter disponibilidade interna entre ambos.
Olá!
Pode sim. A psicoterapia cognitivo comportamental é muito útil neste caso e algumas vezes a com o tratamento medicamentoso é muito eficaz.
Um abraço!
Todas as abordagens tem eficácia, a terapia cognitivo comportamental é a mais indicada e o tratamento é efetivo desde que tenha a contribuição ativa do paciente. Essa abordagem é ótima! Pode iniciar o tratamento!
Sim. Aposte na TCC. Todos os estudos relevantes no campo da ciência mostram que a TCC aliada a farmacoterapia (indicado em casos graves) é a abordagem que traz mais eficácia na remissão dos sintomas. Entender também a estrutura de funcionamento, dinâmica familiar e as vulnerabilidades emocionais que levaram a pessoa ao TOC é mt importante!
A indicação da OMS para o transtorno obsessivo compulsivo é a mais salutar. Informo que, transtornos de ansiedade não tem cura e sim, auto-controle. Ou seja, há redução de até 80% dos sintomas. Não há cura, pois a ansiedade é boa, ela nos motiva a ter iniciativas em nossa vida, porém quando atrapalha é necessário ajuda de um psicólogo e auxílio de medicação para reduzir o sofrimento.
O modelo da TERAPIA COMPORTAMENTAL COGNITIVA se baseia nos pensamentos intrusivos que são indesejáveis. Eles fazem parte da vida das pessoas e são ativados durante todo o dia, e para a grande maioria das pessoas são neutros e somem, do nada. Em pessoas com Toc estes pensamentos se transformam em obsessões por conta das interpretações negativas associada ao pensamento. A pessoa tem uma avaliação errada sob a forma de um pensamento catastrófico ou negativo e isso altera o emocional dela, trazendo medo, ansiedade, culpa, e ela faz a compulsão (ritual) para diminuir ou afastar essa ameaça, essa angustia que ela sente. O Toc é um transtorno que é hereditário e precisa de atencao, cuidado, tratamento, que é terapia + medicamento. Fazendo o tratamento, da para ficar muito bem!!!! Agora, sem o tratamento, o Toc tende a cronificar, piorar. Espero ter ajudado!
É totalmente possível viver com qualidade de vida se fizer um tratamento adequado em Psicoterapia para poder lidar melhor com esses pensamentos obsessores.
Quando se refere a cura quer dizer que a pessoa não irá mais apresentar sintomas de determinada doença. Porém, quando se refere aos transtornos emocionais, não é possível dar a garantia, que uma vez ocorrida a remissão dos sintomas, nunca mais eles irão reaparecer.
Existem evidências científicas que comprovam a eficácia da Terapia Cognitiva para o tratamento do TOC e a consequente remissão dos sintomas do referido transtorno. Pode ser que a pessoa passe anos sem apresentar sintomas, mas não é possível dizer que há cura devido ao exposto acima.
Olá, tudo bem? Atualmente, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) apresenta evidências robustas de eficácia para o tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Em tratamento adequado, o paciente pode ter remissão parcial ou completa dos sintomas. Sugiro buscar por avaliação de um psicólogo e psiquiatra para melhor condução do seu caso. Grande abraço!
Olá.
Em geral, quando falamos de transtornos mentais, não podemos sugerir cura, visto que é uma condição crônica. Entretanto, a TCC é a terapia com as melhores evidências para o tratamento de TOC. Com o tratamento adequado, você pode ter uma melhora significativa nos sintomas e na qualidade de vida.
Oie! A terapia Cognitivo Comportamental possui técnicas maravilhosas para lidar com o TOC, com o tratamento correto você pode ter a remissão parcial ou total dos sintomas, o mais importante é você aprender a lidar com essa condição para ter uma melhor qualidade de vida. O primeiro passo é procurar ajuda qualificada e obter um diagnóstico correto para que o tratamento seja feito.
À disposição!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento em transtorno obsessivo compulsivo (toc) - R$ 180
Olá. Quando falamos de transtornos psicológicos, não tratamos em termos de cura, mas de remissão de sintomas e reorganização psicológica. Você pode sim ter uma grande mudança comportamental, mas isso não é necessariamente por fazer terapia TCC, qualquer linha de psicoterapia pode ter esse resultado. Abraço.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é eficaz no tratamento do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), proporcionando uma melhoria significativa nos sintomas, muitas pessoas experimentam redução substancial nos sintomas, aprendendo a lidar com padrões de pensamento disfuncionais e comportamentos compulsivos. A TCC, muitas vezes combinada com medicação em alguns casos, visa proporcionar ferramentas para uma gestão eficaz dos sintomas e melhorar a qualidade de vida.
Olá, a TCC clássica é a abordagem padrão ouro para o tratamento do TOC, dizemos que é possível sim entrar em remissão parcial ou total dos sintomas a depender se há um insight bem preservado ou não sobre o transtorno, ou seja, se consegue perceber que os pensamentos obscessivos ou comportamentos compulsivos estão em uma frequência e intensidade que o prejudicam. Na terapia cognitivo comportamental será possível avaliar as melhores estratégias para a conceitualização cognitiva do seu caso.