É possível que uma pessoa tenha um acúmulo de doenças psicológicas? Tais como: Depressão Ansiedade Défice

9 respostas
É possível que uma pessoa tenha um acúmulo de doenças psicológicas? Tais como:

Depressão
Ansiedade
Défice de atenção
Bipolaridade
É possível que uma pessoa tenha transtornos concomitantes.
Porém, é necessário uma avaliação psiquiátrica e um tratamento psicoterapêutico em conjunto para verificar qual transtorno de base. O que isso quer dizer? Por exemplo, uma pessoa que tenha depressão e ansiedade... É importante saber qual veio "antes" para tratá-la.
Outro exemplo, uma pessoa pode ter transtorno afetivo bipolar do tipo "depressivo" e as vezes ter sintomas de ansiedade associados.
Fique tranquilo, pois ainda sim, existe muitos (inúmeros) bons tratamentos;
Procure um psicólogo com especialidade em Terapia Cognitiva e ele lhe ajudará neste processo.
Fico à disposição.

Sim. São comorbidades. Temos a tendência de incluir todos os sintomas em um mesmo diagnóstico, mas às vezes isso não é possível. Mas, muitas vezes é difícil, quando o sintoma é comum a várias doenças.
Olá, há sim essa possibilidade, sendo necessária uma boa investigação diagnóstica.
Alguns sintomas psiquiátricos são comuns a várias doenças, dificultando o diagnóstico, e por vezes levando ao diagnóstico incorreto de várias doenças.
O mais habitual é que seja uma manifestação atípica de uma doença principal, ou um quadro não resolvido com sintomas residuais.
Apesar de ser mais raro, há sim casos de duplo diagnóstico psiquiátrico.

Abraço
Dr. Allan Santos
Olá!
Sugiro pensar que independente do nome das patologias e se tem um acúmulo delas, que busque um psicólogo que se sinta à vontade para cuidar do que incomoda. Falar das dificuldades e das questões emocionais que rondam todas essas nomeclaturas. Os nomes das doenças são rótulos que servem para dar diretrizes para os médicos, mas o que você sente de verdade é o que vai ser diretriz para o tratamento emocional que é base para cura inclusive de doenças psiquiátricas que podem precisar de remédios ou não, vai depender do diagnóstico.
Podem haver traços de ansiedade em outras patologias, por exemplo, assim como outras variações. Mas é um psiquiatra que poderá avaliar isso precisamente. Por isso, sugiro que vá se conhecer no psicólogo e se ele achar que deve procurar um psiquiatra irá lhe encaminhar para um.
Boa sorte!
Sim, é perfeitamente possível. Trata-se de comorbidades. Contudo, ainda assim é possível conseguir ajuda profissional com psicólogos ou psiquiatras.
Olá,
É sim, uma e primária e outra secundárias ou comorbidades, uma espécie de consequências do próprio transtorno. Bom busque ajuda que o profissional vai te ajudar .
Nada é impossível para a mente humana. No caso pode ser que haja traços de tal transtorno ou personalidade. No fundo todos temos núcleos neuróticos e psicóticos, traços de algumas questões, contudo o que mais importante é a saúde mental em geral e o quanto de sofrimento psíquico isso gera ao paciente.
Sim. Entendo que há possibilidade de um comportamento estar atrelado a outro. Portanto o ideal é buscar ajuda de um psicologo e se necessário de um psiquiatra para uma melhor avaliação do quadro. O interessante é tratar a causa é não se ater a rótulos.Sugiro que além da ajuda de um psiquiatra, busque um psicólogo comportamental.
Sim, é possível, porém pode acontecer de um transtorno pode ser causa ou causador de sintomas de outro. Cabe ao psiquiatra e ao psicólogo fecharem o diagnóstico.