É possível se recuperar totalmente do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e da visão de túnel?
3
respostas
É possível se recuperar totalmente do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e da visão de túnel?
No campo psicanalítico, não se fala em “cura total” no sentido de eliminação completa dos sintomas, mas sim em transformação do vínculo do sujeito com seus conflitos internos. É possível reduzir significativamente a intensidade das obsessões e rituais, ampliar a capacidade de reflexão e flexibilizar a “visão de túnel”, permitindo ao sujeito retomar experiências de liberdade, vínculo e autoestima. A recuperação é, portanto, mais sobre aprender a lidar com a angústia e reorganizar o funcionamento psíquico do que extinguir completamente o TOC.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, como vai? A visão de túnel pode aparecer em diferentes quadros psicológicos além do TOC, como ansiedade generalizada, fobias, depressão, transtornos relacionados ao estresse e até em momentos intensos de sobrecarga emocional sem que haja um transtorno estruturado. Do ponto de vista neuropsicológico, ocorre quando o sistema de alerta fica hiperativado, reduzindo a amplitude perceptiva e focando apenas em um detalhe ameaçador. Para a psicanálise, essa restrição do olhar pode funcionar como um mecanismo de defesa frente a conteúdos internos que geram angústia, fazendo o sujeito fixar-se em um único ponto para não entrar em contato com outras emoções. Espero ter ajudado, fico à disposição!
A recuperação não vem de eliminar pensamentos, mas de mudar a relação com eles.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Por que é importante diferenciar hiperfoco e Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- Como diferenciar o hiperfoco de um pensamento obsessivo?
- Como o hiperfoco afeta o sono ? .
- Como o hiperfoco pode ajudar no aprendizado? .
- O que é o hiperfoco e quem pode tê-lo ? .
- Como é a sensação de hiperfixação no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- Quais são as semelhanças e diferenças entre Hipocondria e Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- O que é hiperfixação no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
- O que fazer para ajudar alguém com "visão de túnel" causada pelo Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)?
- Qual a relação entre o Transtorno Obsessivo-Compulsivo e a "visão em túnel"?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1172 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.