é possível ser autista e ter naturalmente uma habilidade em reconhecer sinais não-verbais? me identi

14 respostas
é possível ser autista e ter naturalmente uma habilidade em reconhecer sinais não-verbais? me identifico com quase todos os sintomas de autismo, porém sei interpretar até que bem a linguagem não-verbal, em alguns casos especificos eu possuo uma dificuldade de entender, mas refletindo um pouco eu consigo entender o motivo da linguagem ter sido empregada.
Olá! Sim, é possível ser diagnosticado com autismo e ter habilidade para reconhecer sinais não-verbais. O autismo é um espectro, então as pessoas com esse diagnóstico podem apresentar uma ampla variedade de características e habilidades, inclusive a habilidade de reconhecer linguagem não-verbal. No entanto, o diagnóstico de autismo é complexo, passando por diversos sintomas e variações individuais. Para obter um diagnóstico preciso e encaminhamento para o tratamento adequado, é recomendável que você procure a avaliação de um psicólogo ou psiquiatra. Apenas esses profissionais são capazes de conduzir uma avaliação completa e te dar os encaminhamentos necessários tendo em vista os sintomas que você apresenta. Espero ter ajudado!

Olá. É possível sim, sinais não verbais são uma forma de linguagem e pessoas autistas tem capacidade de reconhcê-la. Lembrando que autismo é um espectro e se manifesta de formas variadas em cada pessoa, então não há uma regra nesse sentido.
É importante que procure um profissional para um diagnostico, para o tratamento adequado.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), popularmente conhecido como autismo, engloba uma série de condições,
Não existem “sinais obrigatórios” que definam o seu grau, sendo comum que algumas pessoas com TEA não tenham determinadas características que fazem parte do espectro, o que não significa que elas não sejam autistas .Embora seja comum pensar que pessoas no espectro autista têm dificuldades em expressar emoções e compreender expressões faciais, essa afirmação não é verdadeira. Pessoas no Espectro do Transtorno Autista (TEA) são sim capazes de compreender e expressar as emoções, assim como qualquer pessoa típica . Sugiro que procure um especialista para fazer uma avaliação.
Boa tarde!
Sim, é possível. Existem variações em todos os sinais observados tanto no TEA quanto em qualquer outro transtorno. Não podemos nos esquecer que a pessoa não pode ser definida pelo transtorno. Ele faz parte dela, mas se apresenta com particularidades e variabilidades em cada um.
Mas para um diagnóstico, é necessário muito mais que um único sinal.
Portanto, procure um profissional.
Abraços
Bom dia, tudo bem?
Vejo que meus colegas responderam com maestria, posso apenas reforçar a importância de procurares análise para esclarecer e tratar essas questões o quanto antes. Tempo neste caso, é precioso.
Fico a disposição, grande abraço.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 220
Certamente! É possível ser autista e ter habilidades naturais na interpretação de sinais não-verbais. O autismo é um espectro amplo, e as pessoas autistas podem ter uma variedade de habilidades e características. Ter dificuldades em algumas áreas não exclui ter pontos fortes em outras. Muitas pessoas autistas desenvolvem estratégias para compreender sinais não-verbais ao longo do tempo. Um diagnóstico profissional pode ser útil para entender melhor suas necessidades e acessar apoio, se necessário.
Olá, tudo bem?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um espectro, como o próprio nome indica. Dessa forma, ele pode de apresentar de diferentes formas, e os indivíduos apresentam diferentes sinais. É possível, sim, que o TEA compreenda situações sociais e de linguagem não-verbal, por exemplo, mas apresentar outros sinais que fechem o diagnóstico. O que é comum acontecer é o masking, que é a capacidade de aprender comportamentos sociais ao longo do tempo, a fim de tentar se enquadrar em relacionamentos.
Mas em todo o caso, é importante fazer uma avaliação neuropsicológica para um diagnóstico diferencial, com profissional especializado.

Espero ter esclarecido,

Estou à disposição!

Abraço!
Olá, boa tarde!
Sim, é possível que uma pessoa autista tenha habilidades excepcionais ou um interesse particular na observação e interpretação de sinais não-verbais. O autismo é um espectro amplo de condições e afeta as pessoas de maneira única. Enquanto algumas pessoas com autismo podem ter dificuldades na comunicação social e na compreensão de sinais não-verbais sutis, outras podem desenvolver habilidades notáveis nessa área.
O apoio e a compreensão das necessidades individuais de cada pessoa autista são cruciais para promover seu bem-estar e desenvolvimento. É importante procurar por um diagnóstico profissional, de um psicólogo ou psiquiatra, para que seja feito um acompanhamento adequado.
Espero ter ajudado.
Sim, é possível ser autista e ter habilidades de reconhecimento de sinais não-verbais. O autismo é um espectro, o que significa que afeta as pessoas de maneira muito variável. Embora a dificuldade na comunicação não-verbal seja uma característica comum do autismo, isso não significa que todas as pessoas no espectro do autismo tenham a mesma experiência ou as mesmas dificuldades.

Algumas pessoas autistas podem, de fato, desenvolver habilidades notáveis ​​em áreas específicas, como a interpretação de linguagem corporal ou de outros sinais não-verbais. Isso pode ser resultado de uma atenção especial aos detalhes ou de um interesse particular nessa área.

É importante lembrar que o autismo é uma condição complexa que engloba uma ampla gama de comportamentos, características e habilidades. A presença de habilidades de reconhecimento de sinais não-verbais não exclui o diagnóstico de autismo, especialmente se você se identificar com outros sintomas do espectro autista. Se você suspeita que pode não estar no espectro do autismo ou tem preocupações sobre sua saúde mental, é aconselhável procurar uma avaliação de um profissional de saúde mental ou um especialista em diagnóstico de autismo. Um diagnóstico adequado pode ajudar a entender melhor suas necessidades e fornecer orientação para o tratamento e o apoio adequado, caso sejam necessários.
Ola, boa tarde. Sim, um autista pode ter habilidade em reconhecer sinais não-verbais. O que é válido ressaltar que os comprometimentos causados pelo espectro autista são causados em diversos níveis e por conta disso, existem diferenças dentro do próprio espectro. Ou seja, enquanto alguns indivíduos com autismo apresentam dificuldades na habilidade de reconhecer sinais não-verbais, outros conseguem reconhecer sem dificuldade.
O que sugiro é que procure um profissional, um psicólogo, para uma avaliação, principalmente para te ajudar em áreas que tem causado prejuízos para uma melhor qualidade de vida.
Fico a disposição para que possa conhecer meu trabalho, um abraço @psiluanamarys

diagnóstico de autismo é complexo, passando por diversos sintomas e variações individuais.
Olá, sim é possível. O autismo é um espectro, e dessa forma podem existir vários comportamentos associados dependendo de cada pessoa. Mas sugiro você fazer uma avaliação neuropsicológica com um profissional capacitado para tal, pois assim será possível compreender mais especificamente o que acontece e poder te dar explicações que podem facilitar o seu entendimento sobre si.
O autismo nível 1, também conhecido com síndrome de Asperger, apresenta as mesmas características do autismo clássico, mas de uma forma um pouco mais leve. Os pacientes possuem dificuldade de comunicação, mas que não interfere nas relações sociais de forma tão explícita.
É importante fazer a avaliação Psicológica para saber se realmente tem autismo leve.
Estou a disposição para te atender e te ajudar a desvendar seus sintomas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Como psicóloga que respeita a individualidade e a jornada única de cada pessoa, compreendo que a dúvida levantada sobre a possibilidade de ser autista não é necessariamente um diagnóstico definitivo. O autismo é um espectro amplo e variado, e que as pessoas que estão no espectro do autismo podem apresentar uma ampla gama de habilidades e características.

A sua capacidade de reconhecer sinais não-verbais e interpretar linguagem não-verbal de forma competente é uma experiência única e válida. É importante notar que habilidades excepcionais em áreas específicas, como a interpretação de sinais não-verbais, não significam que você não se encontra no espectro do autismo.

É fundamental abordar essa questão com cuidado e respeito pela sua própria jornada e experiências. Se você está enfrentando dúvidas ou preocupações em relação ao autismo ou a qualquer outra questão relacionada à sua saúde mental, recomendo que busque o apoio de um profissional de saúde mental qualificado. Um psicólogo ou psiquiatra pode ajudá-lo a explorar essas questões com mais profundidade, oferecendo suporte adequado e orientação personalizada para suas necessidades específicas.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!