É possível um Asperger ter capacidade de interpretar o comportamento não verbal?

24 respostas
É possível um Asperger ter capacidade de interpretar o comportamento não verbal?
Olá! Sim é possível. A observação e interpretação do comportamento não verbal pode ser aprendido. É algo relativamente objetivo. Existem inclusive teorias e estudiosos desse assunto.
A dificuldade dos indivíduos com TEA (principalmente crianças) está na interpretação de sentimentos, que é algo mais subjetivo e complexo. E por vezes de expressões faciais.

O Asperger está incluído no espectro do autismo, que afeta a socialização e comunicação. É comum ter dificuldade em entender outros aspectos das relações, o uso da linguagem corporal, emoções, entender ironias, duplo sentido, por exemplo. A interpretação do comportamento não verbal pode passar por treinamento, e a pessoa aprender. Mas é comum persistir algum tipo de dificuldade nessa área. Outros aspectos precisam ser observados, como apego a rotina, interesse restrito e outras dificuldades na interação, caracterizando o quadro desde a infância. Espero ter ajudado.
Sim . É possível com treinamento de habilidades socioemocionais.
Olá, tudo bem?
Sim, pode desenvolver, a ideia de fazer leitura de comportamentos não verbais, é uma questão aprendida. E lendo, observando, estudando e praticando fará com que a pessoa consiga desenvolver essa habilidade muito bem.
Como você relata a questão de ser Asperger pode haver a variante de hiper foco ou atenção por muito mais tempo. E isso auxiliará para desenvolver essa habilidade cada vez com mais excelência.
Um profissional que possa alavancar essa habilidade seria um psicólogo, pois ele irá trazer alguns métodos, desafios e conhecimentos agregador para conseguir chegar mais longe.

Espero ter auxiliado!
Atenciosamente,
Diego Raizi
Paciente com a S.A tem dificuldade no relacionamento social, preferindo seres inanimados, mecânicos. Portanto precisam ser desenvolvidas suas habilidades sociais para então possam observar comportamentos. É possível sim.
Boa noite!
Sim pode desenvolver, habilidade com treinamento pode ser apreendido.
Existem inclusive teorias e estudo desse assunto. A dificuldade dos indivíduos com TEA principalmente criança está na interpretação de sentimentos, que é algo mais subjetivo e complexo. Um profissional habilitado nesta área poderá ajudar nessa limitações.
Olá! Boa Noite ! Sim é possível, a observação e interpretação do comportamento não verbal pode ser aprendido e isso é algo relativamente objetivo. A dificuldade dos indivíduos com TEA principalmente crianças, são mais difíceis, e está na interpretação de sentimentos, que é algo mais subjetivo e complexo. E por vezes de expressões faciais, no caso do Asperger está incluído no espectro do autismo, que afeta a socialização e comunicação é comum ter dificuldade em entender outros aspectos das relações, o uso da linguagem corporal, emoções, entender ironias, duplo sentido, por exemplo. A interpretação do comportamento não verbal pode passar por treinamento, e a pessoa aprender, em casos que apresentem muitas dificuldades.Abraço
Sim, é possível. No caso de crianças com este diagnóstico é importante estar atento às singularidades dela. Promovendo atividades lúdicas de seu interesse, que lhe estimule e favoreça o seu desenvolvimento. Na dúvida, procure um profissional para maiores informações.
Olá,
As habilidades sociais podem ser aprendidas. Por isso, mesmo com diagnóstico de autismo (tipo Asperger), pode ser realizado um treinamento comportamental.
No entanto, o que observamos é que cada indivíduo possui características únicas e deve ser avaliado diante da sua história de vida e suas peculiaridades.
Procure um profissional especializado para auxiliá-lo.
Comportamentos e habilidades são treináveis e nosso cérebro aprende pela repetição. Então se uma pessoa estuda expressões faciais, através de imagens por exemplo, ela pode identificar sim o que se passa com outra pessoa. Podemos até treinar posturas adequadas para algumas situações mais comuns que ocorrem no campo em que as relações acontecem. Isso ajuda bastante. Mas o que vai trazer a diferença para a vida de qualquer pessoa, incluindo o autista, é o conhecimento das suas dificuldades, limitações e principalmente aceitar- se como é, sem se preocupar com as diferenças.
Olá, boa tarde! É possível sim. A terapia pode contribuir com o treinamento de habilidades sociais. Lembrando que é importante levarmos em consideração a singularidade de cada um, então é preciso que tenha o acompanhamento de um profissional para melhor entender as dificuldades e limitações, e assim, poder auxiliar na condução do caso.
Sim, é possível através do treino de habilidades.
Olá! Sim, é possível um Asperger ter capacidade de interpretar o comportamento não verbal, dependendo do nível do transtorno e juntamente com a terapia pode ter resultados mais positivos. Espero ter ajudado!
Olá! Com tratamento e treino adequados é possível desenvolver essa habilidade, sim. Indico acompanhamento multiprofissional para melhores resultados.
Totalmente possível, é necessário um acompanhamento multiprofissional para treinamento das habilidades.
Ola! Sim total, devido ao seu estado emocional é o que ele mais faz. Procure por ajuda para essa pessoa!
Olá sim!
A Síndrome de Asperger apesar de apresentar complicações na qualidade das interações social, junto com um repertório de interesse e atividades mais restritos pode sim vir a compreender e interpretar comportamentos não-verbais. Essa síndrome se difere do autismo, segundo o CID-10 (classificação de transtornos mentais) primariamente por não haver nenhum atraso global no desenvolvimento e de linguagem e cada sujeito carrega a síndrome de maneira diferente!
Sim é possível que pessoas com TEA consigam interpretar o comportamento não verbal e caso tenha dificuldades é possível treinar habilidades socioemocionais.
Sim, não só é possível como atávico dentro do Espectro.
Sim, se for treinado para isso pode sim.
Sim é possível, uma vez que o Asperger é um nível de autismo que a pessoa consegue manter um nível de interação social funcional, o que a permite perceber a comunicação não verbal, dentro das limitações do espectro. Principalmente se ela buscar um profissional que a ajude a desenvolver habilidades sociais.
Olá, é possível sim! Um bom caminho seria contar com a ajuda de uma equipe multiprofissional, habilitados em treino de habilidades sociais.
Sim, com treino de habilidades sociais, ou com um bom convívio em sociedade, é possível aprender a "ler" as emoções das pessoas.
Sim, com treinamento de habilidades sociais e com convívio social é possível aprender. Abraço.