É possível uma pessoa com psicopatia ter depressão?

10 respostas
É possível uma pessoa com psicopatia ter depressão?
 Maria Annunziata Spagnolo
Psicólogo
Salvador
Alguns estudos apontam que a psicopatia se correlaciona sim com a depressão e menos com a ansiedade; as alterações de humor presentes nas pessoas podem resultar em sofrimento e prejuízo no funcionamento do sujeito acarretando a diminuição de autoestima, desesperança e consequentemente da qualidade de vida. O que se considera necessário nestes casos é a psicoterapia para ajudar a identificar os sintomas ansiosos recorrentes que perfazem a personalidade que se manifestam como comorbidades.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim. Ele pode apresentar comodidade.
 Andrea Paula dos Santos Lara
Psicanalista, Psicólogo
Curitiba
É preciso compreender o que você está chamando de psicopatia, mas considerando que seja um transtorno de personalidade, a resposta é sim, a depressão pode ocorrer conjuntamente com outros transtornos.
 Bruno Debernardi
Psicanalista, Psicólogo
Campinas
Boa noite. Concordo com a colega Andrea. Dentro da abordagem psicanalítica, a psicopatia é considerada um transtorno de personalidade, o que não impede o sujeito de sofrer de outras patologias psíquicas, entre elas, por exemplo, a depressão. De qualquer forma, se o paciente aceitar, é possível cuidar dos sintomas através da psicoterapia.
 Mariana Montes
Psicólogo
Rio de Janeiro
Não tem nada que impeça a depressão de ser comorbida com transtornos de personalidade, ela pode atingir qualquer indivíduo.
Dra. Valeria Abatemarco
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Sim, a depressão pode ocorrer junto à qualquer transtorno mental de personalidade e deverá ser cuidadosamente tratada e monitorada em
psicoterapia.
 Lucas Pereira Schroder
Psicólogo
Campinas
Sim, existe essa possibilidade.
Sim, é possível. Importante fazer acompanhamento com psicólogo de sua confiança para identificar e tratar os principais sintomas através da psicoterapia.
A psicopatia é um transtorno complexo que necessita de um aprofundamento nos estudos. Sua etiologia pode ser determinada por alguns fatores, sendo os mais discutidos, biológico, psicológico e social.
Segundo estudos a depressão e a ansiedade pode acometer pessoas com o transtorno de personalidade, sendo o que a depressão tem maior probabilidade.
 Luciana Flôres
Psicólogo
Rio de Janeiro
É importante, junto a um profissional, identificar quais os transtornos sofridos para que os mesmos sejam devidamente denominados. E sendo, um psicótico pode sim sofrer de depressão.

Especialistas

Léia Ribeiro de Morais

Léia Ribeiro de Morais

Psicólogo

Alta Floresta

Felipe Dias

Felipe Dias

Psicólogo

Caxias Do Sul

Isabelle da Silva Kretzer

Isabelle da Silva Kretzer

Psicólogo

Florianópolis

Júlia Carvalho dos Santos

Júlia Carvalho dos Santos

Psicólogo

Cariacica

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1236 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.