É verdade que alimentação balanceada pode ajudar a prevenir doenças crônicas?

9 respostas
É verdade que alimentação balanceada pode ajudar a prevenir doenças crônicas?
Dra. Carla Vidal
Nutricionista
Rio de Janeiro
Sim, é verdade. Uma alimentação balanceada, rica em frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis, pode reduzir o risco de diversas doenças crônicas, como hipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Esses alimentos fornecem nutrientes que reduzem a inflamação, melhoram o metabolismo e ajudam a manter o equilíbrio do organismo.
No entanto, é importante lembrar que a prevenção dessas doenças também envolve outros fatores, como a prática regular de atividade física, controle do estresse e acompanhamento profissional regular. Procure sempre a orientação de um nutricionista para adequar a dieta às suas necessidades individuais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Vanessa Cardozo
Nutricionista
Rio de Janeiro
É sim! Pessoas que se alimentam de forma equilibra e variada mantem o metabolismo fortalecido e a microbiota intestinal saudável.
Sim, uma alimentação balanceada é fundamental na prevenção de doenças crônicas. Ao priorizar alimentos in natura e minimizar ultraprocessados, ricos em nutrientes e fibras, fortalecemos o sistema imunológico, reduzimos inflamações e controlamos peso e pressão arterial, diminuindo os riscos de doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer.
Dr. Gabriel Ferreira
Nutricionista
Rio de Janeiro
Atualmente, a Nutrição é um fator decisivo para a saúde. A frase filosófica “somos o que comemos” nos traz diversas reflexões sobre o impacto da alimentação na qualidade de vida. Adotar hábitos alimentares estratégicos proporciona inúmeros benefícios, contribuindo para o bem-estar e para a prevenção de doenças associadas ao envelhecimento. Um organismo bem nutrido possui maior capacidade de defesa e adaptação. Nutrição é tanto prevenção quanto tratamento.
Olá, muito obrigada pela sua pergunta, irei tentar explicar de maneira clara e objetiva, caso fique dúvidas pode entrar no meu perfil e enviar no privado.

Sim, não só é verdade como a alimentação balanceada pode inclusive, se for feita como um novo hábito de vida e não como apenas "dieta", ao longo do tempo, fazer com que as doenças que já existem, como colesterol por exemplo, fiquem controladas e com isso possa ser possivel a diminuição na quantidade de medicamentos utilizados para controlar os sintomas. O mais interessante é que quando se torna um hábito, comer de forma equilibrada se transforma em algo prazeroso.

Viu, nem é tão difícil assim evitar e/ou contralar determinadas doenças....
Dra. Gleicy Nunes
Nutricionista, Terapeuta complementar
Goiânia
Sim, verdade! No geral, uma alimentação saudável e balanceada, rica em frutas e vegetais, moderada em carboidratos, e com baixa quantidade de gorduras saturadas reduz o risco de uma série de doenças como obesidade, hipertensão, câncer e diabetes. Te convido a passar em consulta comigo para elaborarmos um plano alimentar balanceado e que se encaixe na sua rotina.
 Rachel Franco
Nutricionista
Rio de Janeiro
Sem dúvida. Uma alimentação anti-inflamatória previne diversas doenças. Converse com um nutricionista.
 Thaíse Paim
Nutricionista
Porto Alegre
Olá, sim entre elas diabetes, doenças renais, hipertensão.
Sim! Uma alimentação equilibrada ajuda a manter o corpo funcionando bem, reduz inflamações e pode prevenir doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto. Cuidar da alimentação é uma forma de cuidar da saúde a longo prazo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.