é verdade que exercícios físicos podem ajudar com o aprendizado?

11 respostas
é verdade que exercícios físicos podem ajudar com o aprendizado?
Olá , tudo bem?
Com certeza ajuda sim. Vários estudos e pesquisas comprovam que exercícios físicos auxiliam no aprendizado por proporcionarais concentração, foco, ter melhor raciocínio, diminui ansiedade em épocas de provas, traz uma infinidade de benefícios para saúde em geral . Por isso também da importância na educação infantil com os menorzinhos trabalharmos bastante com a psicomotricidade da criança, pois estimula várias habilidades motoras, cognitivas, sensoriais entre outras. Espero ter respondido sua pergunta. A disposição, abraço.

A aprendizagem passa pelo corpo, as coordenações sensório-motoras, os afetos, as constituições do eu, as ações transformam-se em significações, assim vai abrindo o próprio espaço corporal, adquirindo consciência corporal, possibilitando pensar no corpo real e no corpo fantasmático. Proporcionando mecanismo para novas aprendizagem.
Olá, conforme já descrito pelos colegas acima, sim, exercícios físicos são ótimos para aprendizagem, saúde e bem estar.
Coloco uma observação sobre a importância de marcar uma consulta com um cardiologista e verificar se está tudo ok com saúde, assim sendo liberada pelo profissional para dar início as atividades físicas, no ritmo que seja apropriado e que estimule a vontade de se exercitar.
Sem dúvidas, como bem colocado pelos colegas, processo de aprendizagem pode se beneficiar em muito das atividades físicas. Gostaria de acrescentar que, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) , "a atividade física tem um impacto nas habilidades cognitivas, como concentração e atenção, e também melhora as atitudes e comportamentos em sala de aula, todos componentes importantes para a melhoria do desempenho acadêmico"
Olá querida,
Com certeza a atividade física faz muito bem para o aprendizado, pois ajuda na oxigenação cerebral, na disciplina, na atenção, concentração, memória, controle motor, cumprimento de regras, pensamento lógico, noção temporal, espacial, lateralidade, equilíbrio, atitudes comportamentais, em casa e na escola, etc. Podendo ser uma modalidade esportiva, ou outras, Enfim, atividade física é tudo de bom em todas as idades e contribui muuuiiito para o aprendizado!
Com certeza! A prática de exercícios físicos tem o poder de desenvolver células cerebrais, criando novas conexões interneurais, que mantém a mente jovem e ativa. A explicação é simples: quando a pessoa se exercita, a produção de sinapses neurais aumenta. Segundo estudo, crianças e adolescentes que praticam esportes com frequência têm desempenho 20% superior aos alunos sedentários. Esse foi o resultado de pesquisas realizadas por diferentes neurocientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, apresentaram algumas pesquisas mostrando que alunos que se saem bem nos exercícios físicos também têm maior sucesso nas atividades escolares. Outras pesquisas também reafirmam que exercícios físicos melhoram a performance na aprendizagem. Bem-estar e aprendizagens garantidos.
Certamente! Quando trabalhado de forma interdisciplinar os benefícios ficam ainda mais evidentes.
A atividade física é muito importante para o aprendizado pois ajuda na concentração, na memória, na coordenação motora, nas atividades tanto para crianças como para adultos.
A atividade física é extremamente benéfica para saúde em geral, desde a prevenção de algumas doenças crônicas, bem como para a disposição física e mental dos indivíduos (SEABRA, 2017). A literatura científica nos traz estudos diversos sobre esse tema. Especificamente Silva, Silva e Cavalcante Neto (2017), descrevem que crianças sedentárias comparadas àquelas que praticam atividade física podem estar mais propensas ao desenvolvimento de problemas de saúde mental. Spruit e colaboradores (2016), ressaltam que não somente há uma diminuição de problemas de comportamento em crianças que praticam atividade física, mas há um outro benefício como a melhoria do autoconceito. KANDOLA e colaboradores (2019), expõem sobre o exercício físico como uma forma de prevenção para sintomas de depressão ou ansiedade. Especificamente ao nos referirmos à aprendizagem e cognição, estudiosos como Reloba, Chirosa e Reigal (2016), trazem suas contribuições apontado associações entre a aprendizagem escolar (como na matemática e na escrita) e a atividade física, reforçando também a associação com as funções executivas. Aqui está uma breve citação de alguns artigos, mas isso evidencia as possíveis relações entre as atividades físicas e a saúde física, mental e aprendizagem acadêmica. Caso tenham alguma dúvida coloco-me à disposição. Grata, Ana Rita
Olá !
A prática de exercícios físicos ajuda no emocional e na aprendizagem, estimulando o raciocínio e a concentração, exercita a memória e a linguagem contribuindo para o amadurecimento social.
Sim, os exercícios físicos podem ajudar na aprendizagem. Estudos mostraram que a atividade física pode melhorar a função cerebral e aumentar a capacidade de aprendizagem e memória. Além disso, os exercícios físicos também podem ajudar a reduzir o stresse, melhorar o humor e aumentar a energia, o que pode facilitar o processo de aprendizagem. Portanto, incorporar atividade física regular na rotina pode ser benéfico para a saúde mental e aprimoramento da aprendizagem.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!