Eii, gostaria de saber se psicologo com cursos livres podem fazer avaliação neuropsicologica ou se a

25 respostas
Eii, gostaria de saber se psicologo com cursos livres podem fazer avaliação neuropsicologica ou se apenas quem tem a especialização em neuropsicologia pode fazer? Obrigada!
Olá! Todo psicólogo pode aplicar testes e realizar avaliações psicológicas, porém por se tratar de uma avaliação específica e minuciosa é indicado que seja feito por um profissional com a especialização em neuropsicologia.
Trata- se de uma investigação complexo e que não se resume a aplicação de testes e resultados.
Espero ter ajudado!

Olá! Todo psicólogo pode aplicar testes e emitir laudo psicológico. Mas avaliação neuropsicológica exige uma especialização e conhecimentos específicos, portanto, somente o psicólogo com especialização em neuropsicologia pode emitir laudo neuropsicológica.
Somente o psicólogo com especializaçao pode lhe fornecer um laudo mais especifico, os psicologos podem aplicar testes e fornecer laudos mais oriento que procure os que tem especializaçao para o que esta desejando no momento.
Os psicólogos estão, teoricamente, habilitados para avaliar e emitir laudos psicológicos, observando, entrevistando e aplicando testes. Um psicólogo com especialização em Neuropsicologia estará mais capacitado, ainda, para realizar uma avaliação psicológica mais bem fundamentada. Um abraço
boa noite! embora, em tese todo psicólogo esteja habilitado para avaliar e aplicar testes, é interessante fazer com um profissional que tenha experiencia na área.
Todos os psicólogos podem aplicar testes, mas o mais indicado é que tenham cursos ou especialização nos testes que aplicam. Minha sugestão é que vc procure neuropsicólogo.
Todo psicólogo está apto para aplicar e avaliar testes , mas para realizar esta avaliação específica que você perguntou , o psicólogo precisa ser um neuropsicólogo.
Bom dia uma avaliação psicológica com testes pode ser feita por todos os psicólogos, porém se é pedido uma avaliação neuropsicológica é o neuropsicólogo que pode emitir após os testes mais específicos que avaliam a parte neural.
Nesse caso é melhor o profissional ter formação em neuropsicologia, pois se for apenas psicólogo ele não consegue fazer um diagnóstico diferencial. Uma avaliação neuropsicológica é algo bem específico. Atenciosamente
Os psicólogos podem sim aplicar os testes, mas somente os psicologos especialistas em neuropsicolgia podem assinar como Neuropsicólogo.
A disposição.
Olá, Boa tarde!
Excelente a sua dúvida, os psicólogos podem aplicar testes psicológicos, porém para estar apto a fazer avaliação neuropsicológica, deverá submeter-se a um curso de especialização em Neuropsicologia dentro de um período minimo entre 18 meses a 24 meses, além de algumas supervisões para adquirir expertise. A Avaliação Neuropsicológica é um processo complexo que requer bastante conhecimento.
Espero ter contribuído, abraço!
Olá...
Todo psicólogo está habilitado para aplicar testes e fornecer laudos, mas nem todos tem essa prática.
Para uma avaliação é importante um especialista.
Abraços!
A avaliação neuropsicológica exige conhecimento específico, por isso é importante que seja realizada por um psicólogo com especialização na área.
A formação do psicólogo na graduação é uma formação generalista, de modo que todos os profissionais de psicologia com registro no conselho regional de classe são habilitados a realizar avaliações psicológicas, incluindo a neuropsicológica. Entretanto, percebe-se que por ser uma área com muitas especificidades, para a prática embasada da neuropsicologia, podem ser necessários cursos de capacitação e especialização, além de esperiência não somente na aplicação de testes, mas principalmente na interpretação destes. Assim, ao buscar uma avaliação neuropsicológica, procure conhecer quem é o profissional, observando se além de habilitação, ele também possui competência técnico científica para tal.
A avaliação neuropsicológica deve ser realizada por Psicólogo com especialização em Neuropsicologia.
Qualquer profissional de psicologia pode fazer uma avaliação psicológica. Mas um Neuropsicólogo com certeza irá fazer um trabalho mais completo e aprofundado, te orientando da melhor forma após o Laudo Psicológico. Espero ter te ajudado, Grande Abraço.
Oi!
É o Psicólogo Especialista em Neuropsicologia que realiza as Avaliações Neuropsicologicas; por ser uma área da psicologia ligada a Neurologia para estudar o cérebro e o comportamento do ser humano.
O objetivo da Avaliação Neuropsicológica, é avaliar todas as funções mentais e cognitivas, como também aspectos emocionais e da personalidade do indivíduo. Resultando na possibilidade do profissional obter um contorno neuropsicologico que o levará a um diagnóstico mais fidedigno e uma posterior criação de um plano terapêutico que favoreça a um resultado positivo.
Sugiro que seja um profissional, no caso psicologo, com especialização em neuropsicología, por se tratar de algo mais especifico que requer mais estudo e foco. também porque o laudo após a avaliação devera ser muito bem elaborado e para isso precisa um bom conhecimento especifico.
Olá, para realizar uma avaliação neuropsicológica, realmente apenas o profissional que fez especialização na área. Como os colegas acima responderam, o psicólogo está apto a aplicar testes psicológicos, porém neuropsicológico precisa ser especialista.
A avaliação neuropsicológica é realizada apenas por profissionais com estudos nessa especialidade em específico, embora um psicólogo também possa aplicar outros testes e escalas disponíveis à profissão e que têm grande relevância e utilidade, porém não são voltados à neuropsicologia especificamente.
Procure um Psicólogo especialista em Neuropsicologia.
Normalmente são especialistas que fizeram curso de pós graduação certificado pelo MEC ou receberam o titulo através do conselho federal de psicologia.
Olá! É necessário que se tenha especialização específica na área. Pesquise bem e você encontrará um bom profissional que poderá lhe auxiliar. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Para o profissional se intitular neuropsicólogo ou ele deve ter cursado uma especialização reconhecida pelo MEC ou fazer a prova de titulo de especialista pelo CFP. Entretanto qualquer psicólogo pode aplicar os testes psicológicos. Mas se o profissional se sente apto e tem conhecimento suficiente da área pode sim emitir um laudo. Só não pode colocar o título de neuropsicólogo e sim prestar serviço de neuropsicologia e seu laudo é válido.
Olá! Todo psicólogo formado com CRP ativo pode fazer avaliação, o ideal é que tenha especialização, porém não é uma normativa.
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA Indicada no diagnóstico diferencial de transtornos do neurodesenvolvimento, auxilia na identificação precoce de alterações cognitivas nos quadros de Alzheimer, Trantornos Atencionais, Depressivos, Traumas Crânio Encefálicos e em uma diversidade de condições que afetam as funções cognitivas e psicomotoras, como no TDA e no TEA. O diagnóstico neuropsicológico é função privativa do psicólogo. De acordo com as regulamentações que regem seu exercício profissional, é obrigatório que o psicólogo possua qualificação específica para elaborar diagnósticos neuropsicológicos. Para a avaliação são necessárias de 06 a 08 sessões, onde além da avaliação clínica, são utilizados testes Neuropsicológicos específicos para a elaboração do laudo diagnóstico.