Em casos em que o paciente nao responde ao tratamento de depressao com os remedios da classe de Inibidores

9 respostas
Em casos em que o paciente nao responde ao tratamento de depressao com os remedios da classe de Inibidores de recaptacao de serotonina ,mas melhorarm quando ingerem alguma substancia com IMAO o que se deve fazer? Poderia ser algo relacionando ao cortisol e a dopamina?Sintomas iniciais:letargia,sono
No tratamento da depressão a primeira escolha são os inibidores de recaptação de serotonina, mas muitos deles agem não só na serotonina como dopamina e noradrenalina. Então, tem que saber qual droga foi usada, se foi feita associação com tricíclico ou outras drogas... O imao é uma boa indicação quando preciso, mas o problema são as limitações alimentares e os efeitos colaterais!
Resumindo, não se dá para basear em cortisol e outras substâncias e sim o tratamento é feito caso a caso, lembrando sempre que cada pessoa tem um tipo de resposta à medicação. E lembrando que medicação, não dispensa a psicoterapia! ????????????

Olá. Só gostaria de acrescentar que a pessoa com o transtorno depressivo deve buscar um médico que crie um bom relacionamento, passe confiança, e que seja empático, detalhista e atencioso. O tratamento para depressão, geralmente, é de médio a longo prazo, logo, deve ter compromisso e paciência de ambas as partes, visto que as vezes há a necessidade de testar vários remédios até achar o que dê o melhor resultado para a pessoa. Cada um reage de forma diferente as medicações, e no inicio, muito deles possuem efeitos colaterais desconfortáveis e demoram a entrar no sistema e fazer o efeito desejado. Lembrando que o remédio ajuda a minimizar os sintomas e o sofrimento causado pela doença, mas a psicoterapia auxilia no autoconhecimento, desenvolvimento e busca por mais controle sobre seus comportamento e pensamentos impeditivos. Espero ter ajudado. Att, Débora
Ultimamente muitos casos diagnosticados como depressão não melhoram com o uso dos psicofármacos mais usuais... nesses casos vale à pena investigar a possibilidade de Fadiga Adrenal. A Fadiga Adrenal tem muitos sintomas semelhantes à depressão, mas é algo mais sistêmico que afeta sistema imunológico e equilíbrio hormonal. Comumente, os casos de fadiga adrenal estão associados a exposição constante e contínua ao estresse, mas pode ter outras causas. Para fazer o diagnóstico diferencial é necessário fazer a dosagem hormonal salivar. Esse exame classifica em qual das etapas da fadiga adrenal o paciente está (através da relação cortisol/DHEA) e serve base para o tratamento a ser adotado.
O tratamento da depressão envolve principalmente medicação, psicoterapia e atividades físicas. A resposta a um medicamento depende de cada indivíduo. Assim, é preciso uma análise criteriosa para se definir o diagnóstico e o melhor tratamento.
O uso de psicofármacos fica a critério do psiquiatra, mas a associação da medicação com o acompanhamento psicoterápico se faz necessário. A terapia Cognitivo Comportamental é excelente para avançar no processo. Nosso corpo envia sinais de que as coisas não vão bem. E isso se revela nos sintomas, que devem ser trabalhados para minimizar sua condição. Boa sorte.
É importante consultar o medico que prescreveu os medicamento ele pode modificar ou não o uso dos medicamentos em relação ao diagnostico; Muito importante é compreender as causas que provocaram a depressão e tentar supera-la ou corrigi-la, isto pode ser feito com a psicoterapia. A psicoterapia pode te ajudar a ter elementos para entender o que te leva a deprimir.
Ter consciência das causas e tentar melhora-las é meio caminho andado rumo a melhora/superação dos problemas que te deprimem.
É muito importante consultar seu médico psiquiatra, só ele poderá orientar qual melhor medicamento pra você, e lembre-se de que a psicoterapia é uma grande aliada no tratamento, o autoconhecimento auxilia na compreensão deste processo!
Bom dia!
Primeiramente, gostaria de salientar que a medicalização é um auxílio ao processo, de forma que, é de suma importância que seja realizada análise pessoal individual, concomitante.
A melhor indicação é que, retorne ao médico psiquiatra que o (a) acompanha, e lhe forneça todas essas condições observadas, para que este (a) analise de forma individual, e faça interações medicamentosas voltadas à você. Embora as medicações estejam dispostas ao uso de todos, cada organismo reage e se adapta de forma diferente e, somente o médico que acompanha o caso, tem conhecimento / informações suficientes, sobre o paciente, para fazer alterações de medicamento ou dosagem.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Os sintomas descritos são bem generalistas, mas os IMAO são uma real opção para o tratamento da depressão, pois existem muitos pacientes nos quais os inibidores de receptação de serotonina não funcionam, ou provocam reações.