Esquemas são intuitivos? A intuição é esquemática? Posso confiar sempre na minha intuição?

21 respostas
Esquemas são intuitivos? A intuição é esquemática? Posso confiar sempre na minha intuição?
Boa tarde, tudo bem? Na terapia do esquema, entendemos os esquemas como padrões de funcionamento de cada um. São estruturas mentais que armazenam crenças e determinam como interagimos e agimos em determinado ambiente. São níveis mais profundos da cognição. Normalmente são desenvolvidos na infância e adolescência e vão influenciar todos os esquemas mentais que desempenharemos na vida. Muitas vezes não podem ser acessados verbalmente e são ativados através das emoções. Não são intuição, mas influenciam a forma de ver e entender o mundo e as experiências de cada um.

Esquema é uma abordagem da psicologia cognitiva, não tem associação com intuição. A psicologia cognitiva tem foco na mente e padrões mentais conscientes, o que é interessante para algumas pessoas. Se o seu foco é trabalhar emoções, intuição e equilíbrio, eu sugiro pesquisar ou consultar sobre psicologia analítica ou psicologo junguiano. Dai sim mergulha-se para dentro e nos terrenos da intuição.
Olá. Espero que estejas bem neste momento difícil que estamos vivendo por conta da pandemia.

Acho bem interessante as perguntas que têm surgido neste espaço de dúvidas dos pacientes, e quem sabe, dos profissionais.

Brinco com alguns colegas dizendo que às vezes tenho a impressão que algumas perguntas formuladas aqui não são feitas por pacientes buscando respostas às suas questões existenciais, talvez algumas pessoas estejam querendo só conversar mesmo.

Embora o tema da tua pergunta não tenha muito a ver com a psicanálise, minha área de atuação, gosto de pensar que a intuição pode ser muitas vezes um guia importante, mas no final das contas, entendo que somos sempre nós, nosso desejo é o que fazemos com ele, diante dos limites que nos são impostos.

Desejo que tuas buscas pelo saber continuem te provocando essas e outras perguntas. Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 100
Olá! Esquemas são formados à partir do seu temperamento inato e suas experiências de infância. Estas experiências podem moldar a maneira como você vê e pensa o mundo, e portanto "contaminar" suas percepções e pensamentos, gerando distorções e muitas vezes interpretações erradas que te afetam emocionalmente.
Meu conselho para você seria investir em terapia e autoconhecimento, assim poderá identificar se sua intuição é confiável ou foi contaminada por experiências nocivas do passado.
Olá! Espero que esteja tudo bem com você!! Neste momento em que estamos vivendo, muitas dúvidas e incertezas surgem no nosso dia-a-dia. A intuição surge muitas vezes como defesa contra um perigo iminente; ou podem estar ligadas a experiências já vividas em algum momento da tua história. Seria importante conversar com um psicólogo para você ir se conhecendo, e aprender a distinguir se é intuição ou apenas uma lembrança, ou desejo.
Olá! Esquemas, de acordo com Jeffrey Young, são padrões de interpretações da realidade construídos ao longo da vida e que são desadaptativos. Esses esquemas surgem a partir da interação entre o temperamento (inato), as experiências precoces no núcleo familiar e a vivência em sociedade. Em outras palavras, os esquemas são verdades incondicionais ligadas a altos níveis de afeto e que influenciam diretamente nossas decisões. Já a intuição está relacionada a uma capacidade de prever o futuro sem auxílio do raciocínio lógico. Intuição quer dizer pressentimento, advinhação. Então, procurando responder sua pergunta, eu diria que pode sim existir uma parte da intuição carregada de instinto, para preservação, como também pode haver uma parte da intuição baseada nos esquemas. Portanto, meu conselho é que você não confie nas suas intuições antes de ter um bom autoconhecimento; pois, somente conhecendo-se você poderá diferenciar o que é um saber interno válido do que é uma crença interna disfuncional. É necessário diferenciar intuição (preservativa e criativa) dos medos, da raiva ou das necessidades emocionais não correspondidas. Achei sua pergunta muito interessante. Espero ter contribuído!
Não sei lhe dizer ao certo se a intuição é esquemática. Mas se pode confiar na sua intuição, a resposta é SIM SEMPRE. Hoje existem estudos avançados da física quântica que comprovam isso. A intuição é uma grande aliada em nossas vidas. Desfrute!
A Intuição é uma grande aliada para nos conhecermos.
Olá.
Esquema é uma abordagem da psicologia cognitiva, não tem associação com intuição. Já a intuição serve para nos conhecermos melhor.
Nem sempre a intuição é racional, palpável. É um jogo de sorte.
Bom dia!
Nem sempre, pois a ansiedade e o desejo influenciam nas decisões. Busque fazer terapia pois seguir a intuição não é tão saudável e as vezes não é seguro.
Olá, se a conexão consigo estiver boa sim, vale a pena ouvir a intuição.
A voz da intuição é diferente das vozes de auto-julgamento ou dúvidas, ela se apresenta como um alerta, por isso, que para diferencia la é preciso investir no autoconhecimento e auto-aceitação.
Busque ser especialista em você para usufruir dos benefícios da intuição.
Abs
Olá, esquemas são padrões de funcionamento emocionais que afetam diretamente nos pensamentos e que influenciam o comportamento. Quando na infância a criança tem suas necessidades básicas afetivas atendidas de forma satisfatória a criança tende a desenvolver esquemas adaptativos e quando ocorre de forma inversa, os esquemas se tornam desadaptativos e na vida adulta irão trazer prejuízos nas suas relações consigo e com seus pares, não tendo relação com a intuição. Sugiro procurar um profissional da sua confiança para melhor entendimento do seu funcionamento e essa relação com a intuição.
Espero ter ajudado!
Olá!
Ninguém pode nos garantir que por seguir a intuição que vamos tomar as decisões mais acertadas. A intuição é uma grande aliada do seu próprio interior, mas há vários fatores que você pode observar para ser mais assertiva e um deles é você estar bem emocionalmente. O que conseguiremos é atuar de acordo com nossas essências, valores, emoções e julgamentos feitos de acordo com nossas experiências anteriores. Daremos um passo rumo ao adequado equilíbrio interior.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 160
Olá, tudo bem? Esquemas são padrões cognitivos e comportamentais que desenvolvemos na infância/adolescência, e que nos ajudam a lidar com situações que tem uma carga emocional muito grande nesta fase, mas ao chegar na vida adulta estes esquemas acabam se tornando disfuncionais, pois desenvolvemos modos de enfrentamentos (evitação, resignação e hipercompensação), que acabam interferindo na nossa vida e nas nossas relações. Acredito que é necessário entender melhor sobre o que você está querendo falar com intuição, será que a sua intuição pode ser um modo de enfrentamento do seu esquema? Por isso te recomendo a buscar um terapeuta dos esquemas que possa analisar junto com você esta demanda que está trazendo. Espero ter ajudado!
os esquemas não são intuitivos e nem esquemáticos. a intuição é inato e pode ser desenvolvido e é interessante segui-la.
Olá, Bom Dia!

Imagino que esteja ficando ainda mais confuso(a) com estas respostas muitas vezes contraditórias. Alguns dizem sim, confie em sua intuição, outros dizem que não, não confie.

E acho que a questão principal aqui, é, "o que é intuição para você?". Às vezes, é importante analisarmos caso a caso e entendermos as situações que ocorreram e que você tem dúvida se pode confiar ou não.

Talvez a interpretação da palavra "intuição" seja diferente para Psicólogos(as) Junguianos e Psicólogos(as) Comportamentais.

Jung, por exemplo, nos divide em tipos psicológicos:
- Pensamento.
- Sentimento.
- Intuitivo.
- Sensação.

Já a terapia do esquema acredito que esteja dentro da psicologia comportamental, onde a definição do que é intuição é feita pela colega acima. Ou seja, quando analisamos conceitos diferentes, teremos interpretações diferentes, em abordagens diferentes. Quando analisamos o indivíduo, em específico, buscamos respostas específicas. Minha sugestão seria, não seguir fórmulas pontas, busque analisar-se a si mesmo entender o que são estas "intuições", quando vem e os que estão te dizendo. Segui-las tem te trazido consequências positivas ou negativas? Elas trazem coisas boas ou coisas ruins? Tem te feito bem ou mal? Quando surgem? Por que surgem? O que são?
Analisando a si própria e as mesmas, com suporte de alguém de fora da situação, você mesmo(a) conseguirá pouco a pouco suas respostas.
Olá !
Os esquemas não são intuitivos ! É uma forma de sistematizar o comportamento! A intuição não é sistemática.
Quanto a confiar na tua intuição você precisa se conhecer! O que parece ser intuição pode não ser ! Você pode buscar esse desenvolvimento pessoal na psicoterapia e também com práticas meditativas .
Sucesso na tua busca !
Olá, te responderei como um analista junguiano. A intuição é a parte da nossa personalidade que nos permite compreender a situação de uma forma global. Seria uma forma de o inconsciente comunicar o que está acontecendo, sem se apegar nos detalhes. Nesse sentido ele é extremamente confiável, mas em última instância, a decisão é pessoal. E é importante compreender diferenciar a intuição de alguma emoção que possa estar sendo manipulada por uma situação. Algumas vezes essas emoções surgem mais das opiniões dos outros do que de alguma comunicação consigo. Nem sempre é fácil de diferenciar, mas quanto mais treinamos escutar o inconsciente, mais claro isso vai ficando. Espero ter ajudado. Abraços.
Olá, esquemas não tem relação com intuição, esquemas são padrões de funcionamento emocional adquiridos e perpetuados ao longo da vida e quando disfuncionais e angustiantes se busca terapia para trabalha-los, porem não tem nenhuma relação com a intuição.
Não dá para saber a razão desta pergunta se é mera curiosidade ou algo que você esteja vivenciando, algo que esteja lhe causando preocupações etc. Caso seja este último te recomendo a procurar um psicólogo para uma terapia e levantamento de dados necessários para uma resposta mais assertiva.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!