Estou a quase 2 anos com problemas de ansiedade e síndrome do pânico, sinto muita falta de ar é normal?

10 respostas
Estou a quase 2 anos com problemas de ansiedade e síndrome do pânico, sinto muita falta de ar é normal? Estou a uma semana tomando Fluoxetina e sinto secura na boca e muitas vezes sensação que vou desmaiar, além de não estar sentindo gosto da comida, mãos tremulas, raciocínio lento e sono. É normal?
Caro (a) leitor, a ansiedade é um adoecimento psicossomático, é uma forma do psiquismo dizer que algo não vai bem, é uma divisão de mundo interno, uma parte saudável e outra adoecida. É uma forma de pedir socorro contra as angustias que estão trazendo sofrimento. Nesse caso, os medicamentos são apenas um suporte para amenizar os conflitos e facilitar o processo psicoterápico. Por isso é essencial fazer psicoterapia, só assim irá entender as verdadeiras causas das angustias e trata-las. Os efeitos colaterais dos medicamentos são amenizados com atividade física, alimentação adequada e a psicoterapia. Na medica em você vai melhorando, o próprio terapeuta pode pedir o psiquiatra pra fazer desmame da medicação.

Olá!

Todo processo patogênico desencadeia no organismo disparos fisiológicos em resposta aos sintomas que, naquele momento, estão exacerbados. Toda crise obedece a uma curva, com picos/decréscimos que, em geral, são tratados com fármacos e algumas outras alternativas terapêuticas.

É importante considerar que existe uma fase adaptativa em que o organismo começa a “entender” aquele medicamento que está recebendo, aqui podem manifestar-se sintomas não habituais e/ou reações adversas já esperadas.

O adequado é estar atento e anotar tudo que se passa para levar ao conhecimento do médico que prescreveu o tratamento alopático.
Olá! A falta de ar pode ser sintoma de muitas patologias, entre elas a ansiedade. Quanto a fluoxetina, ainda é muito pouco tempo que você está em uso dela. Às vezes introduzir um medicamento é difícil por conta dos efeitos indesejáveis iniciais. Mas conforme o remédio passa a fazer efeito, essas reações desconfortáveis tendem a diminuir.
Olá, o sintoma de falta de ar é constituinte da Síndrome do Pânico, portanto é normal.
Em casos como esse o mais indicado é um tratamento conjunto de psicoterapia e psiquiatria. Como relatou, foi prescrito fluoxetina, que pode apresentar efeitos colaterais como secura na boca. Recomendo que observe com o passar dos dias se o desconforto diminui, caso negativo entre em contato com seu médico para saber se deve continuar com essa medicação ou trocá-la, já que muitas vezes o remédio que se mostra bom para uns não é para outros.
No que se refere à psicoterapia, ela é indicada para haver compreensão das razões do surgimento da ansiendade. Certamente há conteúdos emocionais com dificuldade de serem expressos, daí a psicossomatização. Espero ter coloaborado!
Olá! busque por um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental e Hipnoterapeuta, em pouco tempo estará livre de tudo isso, sem medicamentos! Paz e bem!
Em algum momento de nossas vidas todos nós sentimos a presença da ansiedade. A ansiedade expressa a forma de como estamos conseguindo lidar com nossas vidas. Nos tempos atuais é comum buscarmos a rapidez dos resultados e na pressa de alcançarmos êxito ocorrem sintomas como dificuldade de concentração, desejo de sempre querer controlar situações, irritação, aceleração da respiração, sensação de aperto no peito e a vontade de querer estar no futuro, distraindo-nos do momento presente e essas circunstâncias podem trazer muito sofrimento. Nesse momento, a psicoterapia pode ajudar a sustentar o que está tão difícil de aguentar. A medicação psiquiátrica vem atuar sobre os sintomas e o organismo necessita de um tempo para se ajustar. Boa sorte!
A falta de ar é comum em crises de ansiedade e em ataques de panico. A boca seca, não "sentir o gosto" da comida, mãos tremulas, raciocínio lento e sono podem estar associados a alguns efeitos colaterais da fluoxetina. Se for esse o caso, você pode voltar ao seu psiquiatra para informar o que vem sentindo e assim ele pode reavaliar e mudar ou diminuir a medicação se for necessário. Normalmente depois de 20 dias de uso da medicação, os efeitos vão sendo amenizados, mas é interessante procurar quem receitou a você. Além da medicação, seria ideal que você também realize um acompanhamento através da psicoterapia. A medicação ira amenizar os sintomas, mas não trata a causa, que tem o seu tratamento através do acompanhamento terapêutico. Fique bem! Desejo melhoras e fico a disposição para maiores informações caso precise.
Olá.
A sensação de falta de ar pode ser sintomas da ansiedade e pânico, mas nem toda falta de ar quer dizer que a pessoa tenha ansiedade ou pânico. Estes sintomas descritos por você, como secura na boca, sensação de tremor.... são efeitos colaterais que podem surgem com o uso da Fluoxetina, recomendo que retorne ao psiquiatra que prescreveu os medicamentos e converse com ele sobre os sintomas que está sentindo. Mas também é necessário que procure um psicólogo para cuidar das causas que levaram ao surgimento destes sintomas, visto que os medicamentos só dão alivio temporário aos sintomas.
Olá, o Transtorno de Pânico causa muitas sensações corporais desconfortáveis e a falta de ar é uma delas. Ótimo saber que já iniciou o tratamento com o psiquiatra, pois os medicamentos te ajudarão a se sentir melhor. A boca seca é um dos efeitos colaterais comuns no uso da Fluoxetina, sendo assim, precisa aguardar o organismo se adaptar para desaparecer este incômodo. Caso seu psiquiatra não tenha sugerido, deixo minha recomendação que procure um psicólogo para ajudá-la a lidar com os sintomas desconfortáveis do transtorno através de técnicas cientificamente comprovadas e também investigar as causas e necessidades de modificação de pensamentos, emoções e comportamentos, para que assim consiga ter uma melhor qualidade de vida. Abraços
Olá, esses sintomas de pânico provavelmente ñ estão sendo tratados, pois a fluoxetina é um antidepressivo. Procure o seu médico psiquiatra para analisar a medicação prescrita e tbm um psicólogo para começar uma terapia o qto antes.