Estou com dificuldade em confiar. Penso a todo momento q estou sendo perseguida e observada o q ñ

9 respostas
Estou com dificuldade em confiar.
Penso a todo momento q estou sendo perseguida e observada o q ñ para msm q eu esteja de costas para a parede.desconfio de todos e peso q estão sempre contra mim. Ja pensei em vingança. Devo recorrer a alguém?
Olá!

Em nossa sociedade, a desconfiança é um sentimento cultivado por muita gente. Há quem diga até que é um sentimento necessário.
É evidente, na verdade, que esse é um sentimento que gera muita angústia a quem o sente. É como se vivesse em um filme de terror no qual a qualquer momento algo de ruim pode acontecer. Esse sentimento tende a nos deixar presos em nós mesmos. Nossa vida pode ir se paralisando, pois a dificuldade em confiar vai nos limitando.

Geralmente, é um sentimento de base em alguns transtornos como os de base ansiosa e os de base psicótica.

Nesses casos, nos quais a desconfiança atrapalha a vida da pessoa, o importante é procurar um psiquiatra capacitado que possa lhe ajudar a desvendar essa questão pois o cuidado é necessário para readquirir a qualidade de vida que vai sendo minada.

Espero ter lhe ajudado!

oi. Eu penso que quando você resolveu questionar, você já está no caminho certo, e sim deve consultar um psicologo porque deve star precisando falar sobre o que lhe está acontecendo, as vezes o que você menos pensa que é importante acaba sendo o gatilho para seus problemas.
Fique bem.
Situação bem delicada e bastante difícil de enfrentar no dia a dia! Dependendo da hipótese diagnóstica que é formulada, o tipo de conduta terapêutica pode ser levemente diferente. Aqui há a necessidade de se pensar em um psicólogo e um psiquiatra. A psicoterapia pode ajudar a lidar com as questões de controle, confiança, distinguir pensamentos/imaginações/crenças do que se apresenta na realidade, a lidar com as relações com outras pessoas, com suas emoções... e do outro lado, pode ser que esse trabalho dependa também de um suporte de medicação para regular o funcionamento do cérebro, o que potencializaria os efeitos de todo o tratamento. Em resumo, procure um desses dois profissionais para estabelecer um diagnóstico (ambos são capacitados para diagnosticar transtornos psicológicos) e ter o ponto de partida para esse processo terapêutico.
Procure um psicólogo em TCC pra realizar uma avaliação.
O fato de você ter consciência de que talvez algo não esteja bem, já é um bom sinal. Os delírios de perseguição podem ser inquestionáveis para muitos pacientes. O ideal é que você procure primeiro um psicólogo para ver se isso tem aparecido com um sintoma por questões emocionais. Caso ele veja necessidade de pensar em uma medicação, te indicaria para um psiquiatra.
Ola!
É importante ouvir mais você. Saber de alguma situação difícil que tenha passado, recente ou há mais tempo podendo ter-lhe acarretado algum trauma, para, assim, poder identificar o que lhe causa estas angústias ou incômodos diversos. Este é o pontapé inicial. A consulta psicológica lhe esclarecerá acerca uma suposta anormalidade ou se é apenas um momento de sua vida, com fatores que lhe pesam mais nesse momento.
Gosto de citar o poeta Miguel Torga, quando diz: Somos como obras de arte. É preciso que não se entenda tudo de nós de uma só vez.
Espero ter contribuído.
Abraço.
Você relata desconfiança e persecutoriedade em níveis que causam sério prejuízo para a sua qualidade de vida, além de muito sofrimento. Acredito que falar sobre as suas inseguranças com um psicólogo poderá lhe ser muito útil. Provavelmente uma avaliação psiquiátrica será necessária, mas o psicólogo que irá lhe atender poderá avaliar tal necessidade. Permita-se procurar por ajuda. Você não precisa continuar a passar por isso sozinha.
Olá...
Pelo que conta, me parece que está em sofrimento constante, já que a desconfiança é com todos.
Desconfiar é de fato muito sofrido, por faltar pessoas para um apoio.
Considero necessário ter uma avaliação com o psicólogo, é bem provavel que o mesmo faça o encaminhamento para um psiquiatra, o que será benéfico para a sua qualidade de vida.
Um espaço de escuta vai lhe fazer muito bem.
Abraços!
Partindo do ponto de se sentir angustiada, procure um médico especialista - psiquiatra que possa ouvi-la e a partir disso recomendar o tratamento mais adequado ao seu problema.