Estou grávida de 6 semanas e estou sentindo muita dor de dente,o que eu faço? Posso extrair esse dente sem oferecer riscos para o meu bebe ? Me ajuda
Olá, bom dia! Primeiramente no que se refere à gravidez é óbvio que deve se ter cuidado no estado gestativo, por que nesse período de 6 (seis meses) o bebê encontra-se totalmente formado, apenas crescendo. É necessário seguir o tratamento odontológico com acompanhamento do médico(a) ginecologista para ter maior eficiência no tratamento. Nesse caso, verifica-se que não há como prever o caso de extração dentária, sem antes, efetuar uma avaliação (exame clínico) com o profissional da saúde bucal. Existe alguns casos em que há uma manutenção odontológica - na busca da saúde plena - sem dor (acompanhamento odontológico). Obs.: é dever do profissional cirurgião-dentista solicitar exames para diagnosticar os procedimentos odontológicos.

O ideal é que esperasse os 3 meses de gestação, mas se a dor de dente for muito intensa, deve-se proceder o alívio dessa dor, pois esta situação traz mais trauma ao bebê, esse estresse emocional. Se for necessário, deve-se extrair esse dente o mais rápido possível! Boa sorte

 Thayane Lobo
Thayane Lobo
Dentista
Maricá
Antes de extrair deve ser avaliado pelo cirurgiao dentista a real necesidade do procedimento. Em todo caso se for indicado a exodontida do elemento gravidez não é contra indicaçao para a cirurgia, exceto em casos de gravidez que oferecem algum problema onde vc precisa de repouso, porem nesse caso o seu descolamento seria o risco e não a cirurgia em si.

Primeiramente ter a certeza da indicação da exodontia, pois às vez um procedimento menos invasivo pode tirar a sua dor! Caso diagnosticada,fazê la com os devidos cuidados

O tratamento de emergência deve ser realizado, porque o estresse e a dor pode afetar a gestação mais do que o próprio procedimento odontológico, nesse caso recomendo uma avaliação com um dentista preparado para atender gestantes e que tenha os cuidados necessários para realizar um procedimento seguro.

O ideal é fazer qualquer procedimento odontológico no segundo trimestre da gravidez. Porém se não for possível usar a lidocaína como anestésico local. E ter atenção tb aos medicamentos tanto analgésicos quanto antibióticos a serem empregados no tratamento. Preferencialmente Amoxicilina e Tylenol.

Dra. Dra Simone Levy
Dra. Dra Simone Levy
Dentista
Rio de Janeiro
Você pode fazer o procedimento sim.

Possivelmente muitos profissionais irão dizer que não ou não vão querer fazer por você estar gestante, o que não justifica.

O periodo mais seguro para este tipo de procedimento é entre o quarto e o sexto mês.

Se vc passar disso e continuar com dor, pode fazer, pois se trata de uma urgência e não da pra vc passar o resto da gestação com dor.

Espero ter ajudado. Boa sorte!

Olá, se está com muita dor, faça um procedimento emergencial e tenha os cuidados necessários nesse período gestacional. Depois que seu bebe nascer dê continuidade ao tratamento odontológico.

Primeiramente fique tranquila! ficamos com medo de tudo na gestação, sei bem como é... mas é totalmente seguro fazer o procedimento. O ideal é fazer no segundo semestre da gestação mas se não der, sem stress, você não pode é ficar com dor e nem com infecção de qualquer espécie. faça sem medo a extração ou apenas limpe o canal e aguarde .Tudo de bom!

Bom dia! Espero que esteja bem! Existe a necessidade de uma consulta clínica com profissional para avaliar a real necessidade da extração. Em alguns casos, um procedimento mais simples poderá cessar a dor, até que se comprem pelo menos 12 semanas de gestação. Se a extração estiver realmente indicada, a cirugia trará mais benefícios do que o estresse e a dor. Precisamos avaliar para decidirmos qual conduta seguir em conjunto com seu médico. Procure um dentista mais próximo de você o mais rápido possível. Espero ter ajudado. Fique com Deus.

Dra. Nathalye Bini
Dra. Nathalye Bini
Médico acupunturista, Dentista
Petrópolis
Olá, o tratamento deve ser realizado. Existem alguns cuidados especiais a serem tomados neste período, mas é possível realizar tratamento dentário c segurança para o bebê. O pior para o bebê é a mãe ficar sentindo dor e/ou permanecer tomando analgésicos ou antiinflamatórios.

Tem que ser feita a avaliação, para ter certeza da indicação da cirurgia, se tiver indicação, pode ser feita sim, mantendo os devidos cuidados.

Especialistas em Dor de dente

Luis Gustavo Bolognesi

Luis Gustavo Bolognesi

Dentista

Sorocaba

Claucieni N. Rüdiger

Claucieni N. Rüdiger

Dentista

Caxias Do Sul

Thiago Rezende

Thiago Rezende

Dentista

Mineiros

fabricio mota vilela

fabricio mota vilela

Dentista

Atibaia

Eduardo Silva

Eduardo Silva

Dentista

Curitiba

Gleyciane Santos

Gleyciane Santos

Dentista

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 93 perguntas sobre Dor de dente

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.