Estou me sentindo culpada.Minha nota de Matemática caiu e minha prof acha q estou com vergonha de sentir

9 respostas
Estou me sentindo culpada.Minha nota de Matemática caiu e minha prof acha q estou com vergonha de sentir dificuldade(pq quis sair do grupo na sala)queria ficar só.Minha mãe acha que estou sofrendo bullying por causa doa meus comportamentos nos últimos tempos +o fato q contei.Como me livrar da culpa?
Bom dia. O sentimento de culpa é gerando quando nós mesmo avaliamos que um determinado comportamento ou atitude nossa não foi adequado para determinada situação ou não foi como esperávamos que seria, é quando nós mesmo nos reprovamos de alguma forma. Com isso sentimos frustrado ou envergonhado. Uma das formas para minimizar esse sentimento é procurar formas estratégicas, como no seu caso por exemplo, "como tirar notas boas nas próximas provas?", encarar esse fato como isolado e busca mudanças para que isso não se repetir. Lembrando que nem sempre seremos excelentes em tudo, erra também faz parte do processo de aprendizagem. Espero ter te ajudado, se ainda resta dúvidas não essexite em perguntar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olha, a primeira coisa que é importante lembrar neste momento é que a culpa paralisa. É isso, nos deixa estacionados onde e como estamos. Por isso a culpa é terrível. Ela puxa o remorso e este é um sentimento ainda mais pesado. O movimento começa a voltar quando nos convencemos que só resta a responsabilidade. Isto é, responder com habilidade. Se você quer responder e reconhece que não tem habilidade suficiente, procure uma ajuda pessoal, seja com a coordenadora da escola, com um psicólogo, alguém que ajude positivamente a você ter mais força. Ficar sozinho é bom quando isto se torna solitude. Quando isola e limita, não é bom porque não satisfaz, apenas elimina o que se considera incômodo, mas não alimenta a sua sensibilidade.
Suas questões e preocupações estão bem de acordo com o período que está passando e as situações que você descreve de acordo com a sua idade, ainda escolar.
Se sentir que está precisando, ser atendida por um bom psicólogo pode te ajudar a compreender e passar bem por essa fase e evoluir.
E fique tranquila, você não está adoecendo. É bom ser ouvido, pois as vezes é preciso botar pra fora, e só falando se resolve.
Boa tarde!

A culpa é um sentimento muito comum em todas as fases da vida, principalmente na adolescência, causando muito desconforto. Sugiro que converse com sua mãe ou seus pais sobre suas dificuldades e, a indicação de psicoterapia que vai te ajudar a entender e enfrentar seus medos e dificuldades.
As pessoas se relacionam com o mundo de formas diferentes. Existem pessoas que são intelectuais e por isso sentem facilidade em acumular conhecimentos emprestados; outros se relacionam por meio da ação, essas são as pessoas criativas, que criam e agem; outros se relacionam de modo emocional, essas pessoas têm grande sensibilidade e são capturadas pelos sentimentos. As coisas precisam fazer algum sentido para elas se envolverem. Infelizmente, atualmente, as pessoas valorizam muito o intelectual, e dão muito valor as notas. Mas, você pode ser criativa e sensível e, portanto, a matemática não faz sentido pra você! Aliás, a matemática nem faz parte da natureza, foi criada pelo homem. Muitas pessoas são naturais e apresentam dificuldade em matemática. São mais sensíveis.
Liberte-se de ficar se preocupando com a opinião dos outros, você é muito mais e vale muito mais do que a nota de uma prova! Você é maior que isso!
Um grande abraço.
Muitas vezes temos medo do julgamento alheio, e ficar muito preocupado com o que pensam pode trazer sentimentos distorcidos sobre deteminadas situações.
Esta sentindo medo e insegura, pois acredita ter falhado em algo importante. Fazer um enfrentamento fará você se sentir melhor. Tirou uma nota baixa, ainda pode recuperar sua nota nas próximas provas.
Se continuar se sentindo insegura e com medo, busque ajuda. A ajuda pode ser de um professor, para ajudar a vencer suas dificuldades com a matéria, do coordenador da escola para ajudar no relacionamento com os colegas da escola e/ou de um psicólogo para ajudar a se conhecer melhor e com isso se fortalecer para outros problemas que poderá vir a ter em sua vida.
Aparentemente tem muita coisa acontecendo na sua vida e você entende que não está fazendo algo tão bom quanto devia. Parece-me que tudo isso está sendo demais para lidar sozinha. Tal sobrecarga está mudando os seus comportamentos, o que sua mãe estranhou. Recomendo que fale com ela a respeito de procurar um psicólogo. A psicoterapia poderá lhe ajudar com a questão da culpa e com as outras coisas que estão acontecendo na sua vida, de forma a ser um auxilio para esse momento que você está passando. Cuide-se.
Faça uma terapia para lidar e entender melhor as suas questões e a sua culpa, provavelmente vai se sentir bem melhor.
Olá! A percepção de culpa contínua prejudicará o rendimento na escola. Contudo, é normal e saudável sentir diferentes emoções no curso do dia a dia.

Encontre alguém que possa ajudar você com o reforço escolar nessa matéria, contudo, se passar o tempo e a culpa não diminuir, sugiro que você busque o acompanhamento de um profissional da psicologia e psicopedagogia para que te auxilie a lidar melhor com os seus sentimentos em relação aos conteúdos escolares.

Caso precise de ajuda, fico à sua disposição.

Especialistas

Thaluama Cardin

Thaluama Cardin

Pediatra

São Paulo

Juliana Sousa

Juliana Sousa

Pediatra

Barueri

Patrícia B. Prato Capela

Patrícia B. Prato Capela

Pediatra

São José do Rio Preto

Mariana Murad

Mariana Murad

Pediatra

Fortaleza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 13 perguntas sobre Doenças do adolescente
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.