Estou normal e do nada começo a sentir uma angustia muito grande, um desanimo, vazio, tristeza, perc

33 respostas
Estou normal e do nada começo a sentir uma angustia muito grande, um desanimo, vazio, tristeza, perco a vontade de fazer qualquer coisa e sinto uma enorme vontade de chorar. Isso pode ser sintoma de ansiedade?
Ola,

parecem ser sintomas de depressão. Mas o mais importante é verificar o quanto esses sentimentos e emoções o estão incomodando e gerando sofrimento.

Para um diagnóstico mais preciso procurar um profissional de saúde mental (psiquiatra ou psicólogo) pode ser o melhor caminho.

Você também pode buscar os serviços do SUS, o postinho de saúde próximo a sua casa ou o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) que é um serviço especializado em saúde mental e que pode te acolher e melhor te aconselhar.

Espero ter ajudado.

Se assemelha mais a depressão. Mas ansiedade e depressão muitas vezes caminham juntas. É fundamental que você busque ajuda profissional para identificar e tratar essas coisas que vem sentindo que devem te trazer tanto sofrimento e prejudicar sua vida.
Olá, seja bem vindo (a) a plataforma, as características que você descreve são muito comuns em pessoas que desenvolve algum transtorno depressivo. Porém dependendo do contexto pode indicar algum traço de ansiedade sim! Recomendo você a ficar de olho nos gatilhos e aprender o que fazer nesses momentos, caso precise estou a disposição para investigarmos melhor sua demanda. Forte Abraço!
Oi! Diante do teu relato, pode ser interessante buscar alguém com quem você possa falar sobre esses sentimentos e sobre essa tristeza. Costuma ser bem difícil lidar com esses sentimentos que vem "do nada", mas é possível tratar isso e tentar de alguma maneira localizar essas sensações para poder lidar com elas de uma maneira menos sofrida.

Perguntaria se você teve algum luto ou alguma mudança recente na vida, antes de pensar em "diagnósticos"

Espero ter ajudo, forte abraço
Olá! Como é difícil sentir essa angústia, ainda mais quando não há nenhum motivo aparente, não é mesmo? Esses sintomas que você descreve são mais característicos de depressão do que ansiedade, mas entendo que, independente de diagnóstico, o importante é que há um sofrimento, e que é importante entender e cuidar desse sofrimento. Sugiro que você procure um profissional da área da saúde mental para ajudá-lo(a) a lidar com esses sintomas. Não deixe de se cuidar!
Apesar de acharmos importante um diagnóstico, em primeira instancia devemos procurar atenuar os sintomas/sofrimento, tentar entender melhor mesmo que seu discurso seja de vir do nada, saber presentificar e enfrentar essas emoções.
Ola, antes de pensar no diagnóstico, que também é importante, eu pensaria que é um sinal de que algo não vai bem, que não é do nada, mas que talvez você não esteja atento a maneira como você se sente na sua vida, nas suas relações. Talvez você não perceba qual foi o gatilho (fato, pensamento, imagem) que conectou você com esses sentimentos, mas existe algo que conecta você com isso, que na maior parte do tempo você evita contato.
Pode ser um processo depressivo, pode ser um processo de luto, pode ser sua mente te conectando com algo em você que não está bem.
A psicoterapia pode te ajudar a pensar sobre essas relações, investigar que sintomas são esses, como você está vivendo, sentindo, o que está jogando para debaixo do tapete. E o profissional vai poder avaliar se há também um processo depressivo ou ansioso a ser tratado.
Boa tarde! espero que ao ler está mensagem você já se encontre melhor. Primeiramente, parabenizo você por buscar ajuda, muitas vezes e não poucas, sofremos e ficamos em silêncio. Narrar o próprio sofrimento é o primeiro passo para entende-lo e para trata-lo. Devido a isso, como sugeriram alguns colegas, o seus sintomas parecerem se referir ao que é chamado pelos manuais psiquiátricos de depressão. Para tratar estes sintomas e para entender o que eles querem dizer a sua vida, sugiro que procure um psicólogo que esteja aberto a ouvir seus sintomas de forma empática, para que em sessão vocês consigam trabalhar em busca de uma transformação psicológica. espero ter ajudado,
fique bem.
Olá, primeiramente precisamos investigar o que seria esses sentimentos para você. Não tem como diagnosticar sem saber a fundo do que se trata. Tudo depende de como foi seu passado até o seu presente. A psicanalise pode te ajudar nas suas questões.
Oi, que bom você vir até aqui e relatar um pouquinho do que está acontecendo contigo. Os sintomas descritos estão lhe gerando desconforto e desmotivação em fazer as coisas e é claro que deve estar sendo muito sofrido passar por tudo isto. A quanto tempo está com sentimento de tristeza, angustia, desmotivação? Foi após algum evento de perda, luto, problema no trabalho, vida familiar ou social? Como estão seus hormônios de tireoide, dosagem de vitaminas B12, D3 e outras? Seus sintomas parecem com um quadro de depressão ou uma depressão mista com ansiedade, mas antes de tudo você precisa buscar ajuda de um especialista da saúde emocional para melhor investigar e acompanhar seu quadro clínico.

Desejo-lhe melhoras um bom acompanhamento no seu caso clínico.

Olá! Que bom que você está procurando ajuda!
Se você está enfrentando esses sintomas com frequência, é recomendável que você consulte um profissional de saúde mental, como um psiquiatra ou psicólogo, para uma avaliação adequada. Eles podem ajudá-lo a determinar o diagnóstico correto e desenvolver um plano de tratamento apropriado, que pode incluir psicoterapia, medicação ou uma combinação de ambos. Além disso, existem estratégias que você pode adotar por conta própria para ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade, como exercícios regulares, meditação e outras técnicas de relaxamento.
Lembre-se, você não precisa enfrentar isso sozinh@!
Espero que você encontre o que busca e fique bem!
O que hoje muito corriqueiramente se chama de ansiedade pode, na verdade, ser qualquer coisa. Esse termo está banalizado e fica difícil saber do que se trata sem antes passar por um contato com um/a profissional.
Todavia pelo seu breve relato, o que nos interessa é saber que angústia é essa e em que momentos você é tomado por ela. Caso seja possível busque um profissional de sua confiança para que juntos possam elaborar melhor tal questão.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 150
Olá! Pelo o que você relata, esses sintomas estão mais associados à depressão, entretanto para obter um diagnóstico correto é importante buscar por um profissional. O diagnóstico pode ser uma ótima ferramenta para te ajudar a entender esses sintomas e buscar tratamento, entretanto, é importante ressaltar que não é preciso se prender a tal diagnóstico (como se ele fosse um rótulo para te descrever), me parece que esses sintomas podem falar de um sofrimento profundo e que merece ser olhado com cuidado por você e pelo profissional que irá te acompanhar. Espero que você encontre formas de lidar com o que está passando e que fique bem, abraços!
Olá. Pode sim ser ansiedade, mas bem provavelmente que você esteja com pensamentos distorcidos. Esses sentimentos nunca vem "do nada", geralmente ele são consequências de pensamentos, lembranças ou imagens mentais que talvez você não esteja consciente. Sugiro que procure um bom psicólogo na área da Terapia Cognitivo-Comportamental para que ele possa te ajudar a entender e lidar melhor com isso.
Olá, eu espero que esteja lidando melhor com todo esse sofrimento, mas caso ainda esteja em sofrimento, o ideal é que procure ajuda de um profissional. Mais importante que descrever um diagnóstico pelos sintomas, é identificar como estes sintomas estão afetando sua qualidade de vida, sua funcionalidade e identificarmos formas mais adequadas para lidar com tudo isso. Acredite, é possível sair deste quadro com o tratamento correto. O mais importante para diagnosticarmos é observar a intensidade destes sintomas, o período completo em que se manifestaram, e o prejuízo que esta acarretando em sua vida. São mais característicos para o quadro de transtorno depressivo, mas pode estar associado a quadros de ansiedade sim. Espero ter lhe ajudado.
Olá! Através do seu breve relato e apontamento, o que foi descrito parece ser algo na ordem da depressão. Considero importante esta sua percepção em identificar alguns sintomas e, por esse motivo, oriento buscar por um suporte profissional para dar continuidade ao processo. Espero ter contribuído de alguma forma.
A ansiedade, quando não tratada, pode evoluir para depressão, que se assemelha com os sintomas do seu relato.
A ansiedade tem característica principal previsão negativa do futuro e a depressão constatação negativa sobre si, o outro e/ou o futuro, com uma desesperança muito grande.
Faça uma análise do conteúdo dos seus pensamentos e veja com qual desses conceitos se assemelha mais e terá sua resposta.
Lembre-se, intensidade, frequência e duração altas são indicativos de sofrimento e prejuízos na sua vida, no seu dia a dia. Se julgar que esse é seu caso talvez seja hora de buscar ajuda profissional.
Esperto ter ajudado e me coloco à disposição para outras dúvidas.
Olá! Os sintomas relatados parecem ser depressão... mas procure um psicólogo para ajudar melhor a avaliar e ajudar nesse momento.
Esses sintomas que você descreveu podem estar relacionados à ansiedade, mas também podem estar associados a outras condições clínicas, como a depressão. É importante lembrar que a ansiedade é uma reação natural do organismo em situações de perigo ou ameaça, mas quando ocorre de forma exagerada ou fora de contexto, pode se tornar um problema de saúde mental.

No entanto, somente um profissional de saúde mental pode avaliar de forma adequada e precisa o seu quadro clínico. Por isso, é importante que você busque ajuda de um psicólogo ou psiquiatra para uma avaliação mais detalhada e, se necessário, iniciar um tratamento adequado.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Olá!! Podem ser sintomas de muitas coisas. É importante dar atenção pra esses sintomas em todo seu contexto. Assim como é importante entender que tristezas, angústias e afins são emoções legítimas que também fazem parte da condição de vulnerabilidade de ser humano; sempre vão se manifestar em algum momento e em diferentes níveis. Manter um acompanhamento com um profissional pode te ajudar a conhecer e entender melhor suas emoções e lidar com elas da forma que faça mais sentido pra você.
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 120
Olá! É uma pena que esteja passando por isso, mas esses sintomas que descrevem me parecem bastante semelhantes a crises de angústia. Durante um processo de psicoterapia psicanalítica, trabalhamos a ideia de que tu possa falar sobre essa angústia que sentes, a medida que iremos ir produzindo, aos poucos, conexões com acontecimentos do passado e presente. A angústia está ai para sinalizar que algo não está conseguindo ser elaborado, sendo ela uma "aliada" da análise. Se há angústia, há algo que deve e pode ser investigado e esse sintoma, por fim, desmanchado. Minha recomendação é que busque um psicólogo/psicanalista para que se possa falar desse problema e buscar, no sentir da própria fala, novos destinos para ele. Fico a tua disposição caso precise de algo. Abraços!
O ideal é procurar ajuda psicológica para que seja possível avaliar e investigar o porquê dos sintomas.
Olá! Sua descrição se assemelha muito a um transtorno depressivo. O diagnóstico pode acontecer por uma avaliação clínica através de uma escuta atenta e presente. A ansiedade muitas vezes anda lado a lado a transtornos depressivos, trata-se de uma comorbidade frequente. É preciso muito além de uma lista de sintomas entender sua história, investigar a origem desses sentimentos, entender seu contexto e trabalhar recursos internos e externos para lidar com um possível quadro depressivo como você descreve. Um quadro atual pode ter a ver com toda uma história mais complexa que te deixou vulnerável quando um evento desencadeador ocorre. Vale a pena investigar para chegar na raiz da questão, além do evento recente em si.
Sim, esses sintomas podem ser indicativos de ansiedade. A ansiedade pode se manifestar de diferentes formas em diferentes pessoas e pode incluir sintomas como angústia, desânimo, vazio, tristeza, perda de interesse nas atividades diárias e choro fácil.

A ansiedade é uma resposta normal do corpo ao estresse e pode ser uma reação útil para ajudar a lidar com situações desafiadoras. No entanto, quando a ansiedade é persistente e interfere na qualidade de vida e na capacidade de realizar tarefas cotidianas, pode ser necessário buscar ajuda profissional.

Eu recomendo que você considere falar com um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para obter uma avaliação mais precisa e receber um tratamento apropriado. A terapia pode ajudá-lo a aprender estratégias de gerenciamento de ansiedade e a lidar com os sintomas que você está experimentando. Além disso, existem tratamentos medicamentosos disponíveis para ajudar a controlar a ansiedade em casos mais graves.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150
Prezado (a), não há elementos o suficiente no seu relato para fechar um diagnóstico. Seria necessário o acompanhamento junto a uma profissional da psicologia ou da psiquiatria para tal. O que posso dizer com base no que disse é que essa angústia, vazio, tristeza e desânimo não estão vindo do nada. Estão apontando para alguma coisa. Algo que precisa ser traduzido em palavras, escutado e acolhido. Invista em um processo terapêutico junto a uma psicóloga da sua confiança. Coloco-me à disposição. Cuide-se! Abraço.
Pode ser sim sintomas de ansiedade, e também outras possibilidades.

Em vista disso, para melhor avaliação e orientação recomendo procurar um profissional da psicologia.
Olá. Com as informações que você passou não é possível fazer uma afirmação. Pode ser sintoma de ansiedade, mas ansiedade por si só não é uma doença, ela está relacionada a outros fatores, os quais precisam ser investigados para poder encontrar a solução adequada. Abraço
Oi. Sinto muito pelo que voce está passando. Esses sintomas podem ser de ansiedade também, além d sintomas depressivos, mas para melhor diagnosticar precisamos fazer uma avaliação para entender melhor, pois pode ser outras coisas também

Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
*onde eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa

.
Acredito que esses sintomas estejam relacionados com depressão e ansiedade. É importante você fazer acompanhamento com um psicólogo, o profissional irá te acolher e direcionar da melhor forma possível. Estou a disposição caso tenha interesse em fazer psicoterapia!
Olá! É importante procurar um profissional de saúde mental para que possam avaliar com mais detalhes esses sintomas e traçar um plano de tratamento. Irá conseguir falar de forma aberta sobre suas emoções e com um profissional qualificado para isso. Espero que fique bem!
Olá, como você está?

Embora há pessoas com transtorno de ansiedade que apresentem sintomas similares a esse, principalmente a angústia e o choro, eles são muito comuns em quadro depressivos. Esse sofrimento relatado por você indica que algo não está bem com a sua saúde mental, e é de extrema importância que procure ajuda de um profissional especializado, como o psicólogo, para que as causas sejam investigadas e os sintomas trabalhados. Se necessário, será encaminhado para um psiquiatra, para a possível prescrição de medicação. Procure ajuda!

Estou à disposição, fique bem e um abraço!
Olá. isto pode ser muitas coisas, um profissional qualificado pode te avaliar, procure ajuda você não precisa passar por isso sozinha(o)
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 80
Olá. Acredito que iniciar um acompanahmento psicólogico possa ser importante no seu caso. A angústia é um sentimento complicado. Então, ela chega devagar e, quando se instala, demora a sumir. As pessoas não costumam perceber a mudança significativa em seu humor, tampouco na qualidade dos seus pensamentos.

A angústia, então, se fortalece. Ela fica ali, na forma de um peito apertado ou sensação de anestesia, interferindo no dia a dia das pessoas.
A pessoa angustiada tem a sensação de que tudo está perdido, tornando-se cega para as soluções de seus problemas. Ela também não consegue afastar o aperto no peito, por isso, carrega o mal-estar emocional consigo aonde quer que vá.

Por isso, a falta de informação sobre como lidar com esse sentimento normalmente leva às pessoas angustiadas a recorrerem a meios pouco saudáveis para tentar fugir desse sentimento, como gastar excessivamente, iniciar e terminar vários relacionamentos, sair para festar constantemente, beber, fumar ou fazer uso de outras substâncias.
A angústia também é um sinal de que algo não está certo nas nossas vidas. Apesar de causar sensações desagradáveis, ela é uma catalisadora para a mudança. Uma vez identificado esse sentimento, conseguimos tomar atitudes para encontrar a sua causa e tratá-lo. Isso nos leva a refletir sobre aspectos das nossas vidas que antes não prestávamos a devida atenção.
É recomendado procurar a terapia o mais rápido possível para evitar que a angústia se agrave e os problemas saiam do controle.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 130