Estou pensando em começar minha transição em 2021, ou seja, ano que vem, só que tenho dúvidas sobre

21 respostas
Estou pensando em começar minha transição em 2021, ou seja, ano que vem, só que tenho dúvidas sobre as etapas, eu já passo por psicólogos a um bom e bom tempo. Eu devo procurar o endrocmo, e depois o psiquiatra ou Oque?
Olá! A transição, ao envolver um tratamento hormonal, deve ser sempre acompanhada por um médico endocrinologista. Além disso, a Psicologia e a Psiquiatria podem ser outras importantes ferramentas para auxiliar você na facilitação desse processo. A ordem das etapas talvez não seja tão relevante, o que importa é que você se cuide globalmente e siga seu processo de transição sob orientação dos profissionais. Espero ter te ajudado!

Olá. Tuas dúvidas são importantes. Cada etapa da transição merece e necessita acompanhamento com especialistas. A presença do endócrino, psiquiatra e psicólogo asseguram um acompanhamento saudável. Siga confiante no teu tratamento. Desejo sucesso a vc em 2021. Um abraço
Bom dia . Você apresenta dúvidas importantes e o objetivo do trabalho do psicoterapeuta /analista , é caminhar junto com o paciente buscando trabalhar às escolhas e desejos .
A dúvida nos leva a buscas e crescimentos significativos .Estou a disposição.
Converse com seu psicólogo sobre todas as etapas, ele poderá te ajudar e te acompanhar em todos os processos. Mas você terá que te, sem dúvidas acompanhamento de um Psiquiatra e um Endócrino. Se quiser, converse com o Dr. Alexandre Saadeh referência na área e responsável pelo departamento no hospital das Clinicas em São Paulo. Fico á disposição, boa sorte!!
Vai precisar muito do suporte Psicológico, então sugiro manter a psicoterapia e iniciar tratamento endócrino e nutricional.
Bj e boa sorte.
Boa noite!
Para fazer sua transição de forma tranquila e segura terá que passar por uma Avaliação Psicológica, um dos procedimentos necessários e que se difere de psicoterapia.
Abraços
Olá! Entendo que a tomada de uma decisão tão importante como esta, venha acompanhada de algumas dúvidas!
Por tanto, para que você possa seguir este processo de transição com segurança, sugiro que continue com a psicoterapia, em paralelo com o endocrinologista!
Sucesso nesta nova etapa!
Olá, nos momentos de transição que voce se refere é um ótimo momento para rever algumas questões pessoais assim como as escolhas ja feitas e as que virão, indico que consulte um psicologo , pois é um profissional especialista nas questões emocionas que impactam as decisões a serem seguidas em cua jornada.
Olá ! Que bom que você já está em acompanhamento psicológico, pois a terapia é de total importância nessa etapa de transição que envolve tantas mudanças físicas, emocionais e sociais. Provavelmente o médico irá inicialmente fazer a solicitação de uma avaliação psicológica para a realização da cirurgia. A ordem talvez possa ser orientada pelo clínico geral.
A endocrinologia é essencial no seu acompanhamento corporal, a psicologia no suporte de adaptação e elaboração dos conflitos e emoções; o psiquiatra para monitorar seus sintomas psíquicos, no processo de transição pré e pós.
Olá, a ordem dos profissionais nem sempre é o fator mais relevante, no entanto sabemos que para o processo de transição é fundamental o acompanhamento de Medico Endocrinologista e Psicólogo e/ou Médico Psiquiatra para orientar e auxiliar em suas demandas físicas e mentais. Espero ter ajudado.
Vamos lá, primeira coisa, a transição é sua, os procedimentos pelos quais você deve passar é você quem escolhe. Nem toda pessoa trans precisa ser hormonizade, ter nome retificado e etc.. Você faz o que você se sentir confortável, não existe um passo a passo a seguir. E não se cobre para ter "o corpo perfeito" foque em ficar bem com você. Segunda coisa: terapia não é só pra dar laudo, não é só um profissional que você passa pra cumprir tabela. A terapia é importantíssima para te dar suporte e te ajudar a passar por essa transição de forma mais segura e tranquila. Ela vai te ajudar a lidar da melhor forma possível com a repercussão que a transição vai ter na sua vida. Terapia é indicada para vários outros motivos e não só para a transição. Também sou trans, sou psicólogo e faço terapia até hoje e tem me ajudado bastante! Pense nisso...
Se há dúvidas sobre por onde começar, parece não restar dúvidas sobre a importância de começar. Por si só, essa constatação me parece um ÓTIMO COMEÇO! Boa Sorte
Veja com um psiquiatra de sua extrema com sua extrema confiança . Ele Irá te orientar .
A equipe multidisciplinar será importante no processo de transição, psicologo, endocrinologista, psiquiatra, nutricionistas e fisioterapeuta são profissionais que poderão estar acompanhando o processo, chamo a atenção em especial para o campo mental, é nesse território que deverá fortalecer-se para conferir leveza ao percurso que está iniciando.
Olá, bacana, tudo está organizado então! Mas você diz que já está com acompanhamento psicológico, acredito ser bacana ver com este profissional se ele pode indicar especialistas essenciais para sua transição. Isso é bom porque eles podem se comunicar e te auxiliar da melhor forma! bjs
Olá !
Você já está fazendo psicoterapia, ótimo! Busque um endocrinologista de confiança e compartilha com o/a terapeuta. Inclusive é comum os endocrinologistas solicitarem consultas psicológicas antes da decisão.
É importante incluir um médico psiquiatra, pois há reações que não é possível prever nessa transição! Desejo sucesso nessa transformação! Cuide-se !
Olá,
Se você pretende fazer isto via SUS, precisa procurar teu posto de saúde que te encaminhará para um programa do hospital de referência. Aqui na minha cidade temos um bom programa no Hospital de Clínicas. Lá toda a equipe multidisciplinar será acessível, inclusive avaliação com psicólogos. Caso seja particular, os colegas já deram as dicas.
Olá! O processo de transição que pode ou não envolver a cirurgia de readequação de gênero é complexo e exige um acompanhamento multiprofissional. Se o seu acompanhamento for realizado pelo SUS, a unidade básica de saúde irá te encaminhar para um hospital especializado onde você começará seu acompanhamento com o endocrinologista (questão hormonal), psicólogo (parte comportamental/emocional) e outros mais profissionais que sejam necessário (como um psiquiatra). Caso seja feito na rede privada, o mesmo ocorrerá de acordo com o fluxo do seu plano de saúde e você pode até procurar um clínico geral a fim de que ele realize os seus encaminhamentos.
Olá boa noite! Que bom que você já está em terapia, esse processo pelo qual você está disposto(a) a iniciar será um marco em sua vida, cerque-se de profissionais competentes e tudo sairá da melhor forma porque o mais importante você já tem, a decisão. O processo não é linear, então sugiro juntamente com seu (a) psicóloga(o) montar a estratégia e formar esta rede de apoio tão importante para este momento.
Muito boa sorte!
Abraço.
Boa noite! Esse é um processo bastante delicado. A transição é um processo complexo e vai demandar um acompanhamento de um médico endócrino e de um psicólogo. Sendo assim, é importante que você mantenha a psicoterapia e inicie o tratamento com um médico endócrino especialista nessa questão. Um abraço!!