Estou tomando Espran a 19 dias. 5mg nas primeiras 2 semanas e 10mg desde então para tratamento de ansiedade. Não consigo dormir a noite, minhas mãos suam e fico as vezes angustiado e inquieto, Apesar de já ter melhorado, quanto tempo para esses efeitos passarem? Não precisei usar benzodiazepínicos
 Isabella Andrade Santana
Isabella Andrade Santana
Psicólogo
Salvador
Os efeitos colaterais são sentidos de forma especifica por cada um. É importante que seu médico saiba o que está se passando com você durante o uso da medicação prescrita. Mas , o mais importante é que você busque saber o que está por trás dessa ansiedade. A medicação por si só não vai te dar essa resposta. Procure ajuda psicológica.

Existe tratamento para melhorar o seu mal estar. Existem multiplas contribuicoes para o tratamento da sua condicao.1. Psicoterapia 2. Medicina 3. Espiritualidade sadia 4. Nutricao 5. Educacao Fisica 6. Dormir de forma saudavel....etc... A medicina tem as suas contribuicies. Um excelente psiquiatra disse em sua palestra publica : REMEDIOS NAO CURAM CONFLITOS. Procure um competente psicologo especializado em psicoterapia. Descubra as fontes de seu excesso de ansiedade, stress, angustia. Enfrente e aprenda a lidar com os conflitos que estao gerando este mal estar.

Dra. Elenir Paro
Dra. Elenir Paro
Psicanalista, Psicólogo
Fortaleza
Olá, o Espran é um ótimo medicamento, mas alguns pacientes não se dão bem com ele, por isso você deve ir comunicando ao seu médico os efeitos que está sentindo.
Procure iniciar o mais breve possível um processo de psicoterapia com psicólogo ou psicanalista. A ansiedade que sentimos geralmente tem conexões lógicas com nossa história de vida e com a nossa maneira de estar vivendo.
Espero ter ajudado!
Abraço

Dra. Gina Goulart
Dra. Gina Goulart
Hematologista, Homeopata
Brasília
Bom dia. Essas dúvidas devem ser tiradas junto a um profissional da Psiquiatria, para a sua maior segurança. A Homeopatia e/ou Acupuntura podem ser usadas como coadjuvantes. É muito importante aliar a psicoterapia para descobrir a origem do quadro de ansiedade. Grande abraço!

O Espran* (escitalopram) é uma excelente medicação para vários transtornos de ansiedade. Frequentemente, é necessário esperar duas a três semanas (e ás vezes até um pouco mais) para se observar algum efeito benéfico. Geralmente, é este também o tempo para a melhora dos efeitos colaterais, mais intensos no início do tratamento.

Os sintomas que você relata podem ser efeitos colaterais da medicação, porque algumas pessoas são mais sensíveis a eles (o que não significa que eles sejam perigosos) e, quando se aumenta a dose, pode ser necessário que se espere mais para a melhora dos efeitos colaterais.

Por outro lado, sintomas como os que você descreve podem também ser resíduos da própria ansiedade.

O uso de benzodiazepínicos deve ser evitado, sempre que possível, pois seu uso pode levar a problemas de incoordenação motora, quedas, dependência e, sobretudo, dificuldades de memória.

Entretanto, a melhor pessoa para orientar você é seu(sua) médico(a), de preferência presencialmente.

A melhor pessoa a lhe orientar sera obseu médico, as medicações levam tempo para se adaptar ao organismo e varia de pessoa a pessoa esse tempo, terapia costuma ser uma forte aliada para trabalhar os SENTIMENTOS nesse periodo, enquanto que a medicação atua nos sintomas

Bom dia, que bom que não precisa usar o benzodiazepínicos, mas recomendo que comece quanto antes uma psicoterapia para trabalhar suas angustia e inquietude, os medicamentos sozinhos não são suficientes. Tomar consciência de si e de tudo aquilo que nos faz adoecer é muito importante porque só depois podemos melhorar. Quando conhecemos o que nos faz mal a gente se esquiva e, fazer isso com consciência é meio caminho andado.

 Josiane Sousa
Josiane Sousa
Psicólogo
Curitiba
Olá boa noite!
Os efeitos colaterais dos medicamentos, variam para cada pessoa. Dentro do que você descreveu, sugiro que você entre em contato com o seu médico para uma reavaliação.
É importante lembrar que existem outras terapias que podem lhe ajudar, tais como: ioga, atividades físicas, acupuntura, massoterapia, etc. E, ter um bom psicólogo é imprescindível para o seu tratamento, entrar em contato consigo mesmo é TRANSFORMADOR!! Espero ter contribuído:)

 Fabíola Chagas
Fabíola Chagas
Psicólogo, Psicanalista
Porto União
A origem dos pensamentos, aspectos vivenciados que causaram conflitos e que hoje interferem diretamente nos teus pensamentos e sentimentos precisam ser trabalhados. A medicação ajuda nos sintomas com certeza, mas sozinha não exclui a causa. Procure um terapeuta.

Especialistas em Ansiedade

Andréa de Cristo

Andréa de Cristo

Psicólogo

Portão

Amaryllis Schvinger

Amaryllis Schvinger

Psicólogo

Rio de Janeiro

Aliene Lago

Aliene Lago

Psicólogo

Ribeirão Preto

André Antunes da Costa

André Antunes da Costa

Psicólogo

São Paulo

Luciana Salotto

Luciana Salotto

Psicanalista

Vinícius Sales Sampaio Lopes

Vinícius Sales Sampaio Lopes

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 303 perguntas sobre Ansiedade

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.