Estou tomando Fluoxetina 02 capsulas por dia, não tenho dormido direito, acordo tipo 03 horas das manha,

9 respostas
Estou tomando Fluoxetina 02 capsulas por dia, não tenho dormido direito, acordo tipo 03 horas das manha, e não consigo dormir mais, me da uma ansiedade e começo a pensar nos problemas, no outro dia, fica toda tremula, sem apetite, posso passar a tomar apenas 01 capsula?
Geralmente há necessidade de esperar 15 a 20 dias para ver como o medicamento está agindo em seu organismo, não sei se é o seu caso. De qualquer forma é recomendável que você procure seu médico, e que também faça psicoterapia com psicólogo.

Boa noite! Isso somente o médico que te acompanha poderá dizer, ele te conhece e entende seu caso, por isso poderá mexer na medicação com mais segurança
Boa tarde!
Sempre que houver qualquer problema, seja em relação à efeitos colaterais, seja em relação ao quadro em si (depressão, ansiedade, e outros), é fundamental que você volte NO MESMO MÉDICO que lhe passou a medicação.
É um erro muito comum as pessoas abandonarem o tratamento ou trocarem de médico (e, com isso, começar tudo do zero), então nunca faça isso!
Volte no seu médico e tire todas as suas dúvidas.
Olá, a insônia e a mudança no padrão de apetite podem ser efeitos colaterais da medicação. O ideal é que antes de fazer qualquer alteração você entre em contato com o médico que lhe receitou para que vocês ajustem a medicação e a dose. Quando se faz uso de psicofármacos é de suma importância o acompanhamento com psiquiatra.
Quanto às preocupações relacionadas aos problemas que está vivendo, é importante buscar um psicoterapeuta para lhe ajudar a lidar com essa questão. Sempre teremos preocupação na vida, algumas são produtivas e outras são prejudiciais. A terapia cognitivo-comportamental tem se mostrado eficaz no tratamento da ansiedade e preocupação.
Volte no médico que lhe prescreveu a medicação para verificar dosagem ou até mesmo a troca da medicação. Nunca retire ou mude a dosagem da medicação sozinha. Não espere para procurar a psicoterapia. É necessário você conhecer suas crenças disfuncionais e que recursos utilizará para lidar com elas. A terapia cognitivo comportamental tem se mostrado eficiente em casos com o seu.
A fluoxetina deve ser tomada pela manhã pois pode sim afetar o sono. Se vc está tomando a noite sugiro a mudança (isso se voce não toma nenhuma outra medicação pela manhã). Quanto a dosagem apenas a médica que te acompanha pode verificar. a diminuição no apetite é outro efeito da fluoxetina, devido ao aumento da serotonina a pessoa pode perder o apetite, as vezes até fica com náuseas. Também sugiro um acompanhamento psicológico para lidar com a depressão e a ansiedade.
Você já está sendo acompanhado por um psicoterapeuta? Muito provavelmente você está vivendo situações que exigirão de você uma exposição futura causando-lhe essas preocupações com "o que fazer amanhã?", será que eu darei conta de tudo? e ainda, mesmo preocupada e exigente, poderá procrastinar e não realizar o que é preciso, visto que, o presente fica muito pesado e difícil nesses momentos. Bem como, o medo de nao conseguir fazer o que precisa ser feito. Sugiro que busque a psicoterapia para saber lidar melhor com o aqui e agora. Certamente você tomará consciência do seu processo e terá condições de promover mudanças positivas. Além disso, volte ao médico (a) para rever a dosagem e horário de administração da fluoxetina.
A fluoxetina é um antidepressivo que pode alterar a qualidade do sono, sendo imprescindível uma nova consulta médica para a avaliação da dose terapêutica e o início da psicoterapia psicológica.
Não reduze nem aumente a dose sem antes consultar seu Psiquiatra, para não ter o chamado efeito rebut. No mais, para dormir, é bom ter uma rotina bem específica, que te relaxar e que seu cérebro entenda que está na hora de dormir. Divida bem suas tarefas e tente trabalhar as angústias em terapia com um Psicólogo, se já não estiver fazendo.
Técnicas de meditação também ajudam, como as de Mindfulness.