Estranhei o comportamento de uma sobrinha que, ultimanente, vem arrancando os cabelos de suas bonecas

8 respostas
Estranhei o comportamento de uma sobrinha que, ultimanente, vem arrancando os cabelos de suas bonecas de maneira agressiva. O que pode ser tal comportamento e qual profissional devo procurar ajuda?
Muitas crianças, quando estão passando por alguma situação de estresse emocional, tornam-se mais agressivas ou desafiadoras. Cabe aos pais procurar compreender as origens desse sofrimento, que pode ser um conflito familiar ou alguma dificuldade no ambiente escolar.
De qualquer forma, um psiquiatra da infância e adolescência é um dos profissionais que podem ajudar na compreensão desse comportamento e orientar os pais nessas situações.
Atenciosamente,

Fernando Meneguini

Olá!
Provavelmente a sua sobrinha está passando por algum tipo de angústia ou está expressando a raiva que está sentindo de alguma coisa que está acontecendo na sua vida. A criança frequentemente mostra o que está sentindo através da brincadeira, da fantasia. É a forma que ela encontra de se expressar, de mostrar seus sentimentos, já que ela ainda não dá conta de entender o que está sentindo a ponto de colocar em palavras. Observar a criança é fundamental numa situação como essa, para tentar compreender o que está acontecendo e se houver uma abertura por parte dela, tentar entrar na brincadeira junto com ela e ver o que ela está expressando. Se essa relação estiver complicada, por algum motivo, sugiro que procure um atendimento psicoterápico para ela.

Abraços,

Marcela Aroeira
Procure um psicólogo para uma avaliação, as crianças tem dificuldade de expor suas emoções, medos, sentimentos, e muitas vezes transbordam em seu comportamento. O psicólogo utilizará de técnicas lúdicas para compreender esta criança, é importante a investigação deste comportamento, pois pode prejudica-la mais tarde.
Essa criança está apresentando um sintoma que diz respeito ao seu estado emocional. Como é um sintoma de agressividade precisaria um psicólogo que investigue junto a criança o que pode estar levando a esse comportamento que não deve ser negligenciado, sob o risco de piora sintomática. Normalmente há alguma coisa na dinâmica familiar propiciando esse tipo de sintoma ou na escola. Sugiro que procure um psicólogo.
Olá! Este comportamento da sua sobrinha poderá indicar sintomas relacionados ao seu estado emocional. Em muitos casos alguns comportamentos de crianças quando estão brincando, servem como expressão de sentimentos e emoções que não conseguem expor de outras formas. Para obter um suporte mais adequado para sua sobrinha, eu sugiro que busque um psicólogo que trabalhe com crianças. Atenciosamente, Pedro Pádua.
Olá! Como você não informou a idade de sua sobrinha; sendo assim, ao considerarmos que ainda brinque com bonecas, esta é uma forma espelhada que tem para não só demonstrar como vê a relação dela para com o outro, mas também de repetir talvez como é tratada, pois as crianças têm os adultos como modelos a serem copiados. Sugiro a procura de psicólogo à ela , como aos responsáveis.
Olá, quando as crianças estão estressadas por algum acontecimento na família ou na escola, as vezes com amigos, elas começam a apresentar um comportamento diferente do costume. È preciso observar para descobrir se acontece alguma coisa que possa estar provocando estress. Procure terapia com um profissional especializado em atender crianças.
Sugiro realizar exames neuropsicológicos para avaliação das funções cognitivas, como atenção, memória, comunicação e linguagem, raciocínio lógico. Uma avaliação neuropsicologica inclui avaliação do comportamento agressivo e suas causas. A causa pode ser neurobiológica. De posse dos exames, pode procurar um neurologista ou psiquiatra para definição do diagnóstico. Infelizmente, estes exames ainda não estão contemplados no rol de procedimentos da ANS para realização através de convenios de planos de saúde.