Eu apresento rubor facial (não só no rosto. Colo, braços e barriga também) quando estou nervosa,

5 respostas
Eu apresento rubor facial (não só no rosto. Colo, braços e barriga também) quando estou nervosa, ansiosa e em situações em que tenho que me expor diante de algum público. Junto com ele sinto meu coração acelerado e dificuldade de respiração causados pelo nervosismo. Qual médico procurar? Psiquiatra?
Olá, Você pode procurar um Psicólogo! Os sintomas que você sinaliza sentir são próprios da ansiedade, ao ocorrer o abalo emocional, sintomas se manifestam ao corpo. A psicoterapia vai te ajudar a saber lidar melhor com as emoções, entendendo o seu contexto, como e quando os sintomas são mais fortes, trabalhando o fortalecimento desse emocional e em possibilidades estratégicas que você possa desenvolver para lidar da melhor forma possível em situações semelhantes, aumentando sua capacidade de autocontrole e diminuindo os sintomas corpóreos.

Olá... aconselho que procure um Psiquiatra para poder descartar necessidade de uso de medicamentos para aliviar sintomas quando estes são intensos e de difícil controle. Em paralelo e fundamental a busca por um psicologo, pois a psicoterapia vai ajudar você a reconhecer e entender melhor suas emoções e sentimentos e aprender a lidar com eles.
Pode ser, se a situação persistir e for desconfortável, penosa e até te atrapalhe na vida, no dia a dia, possa ter de buscar um Psiquiatra sim, mas entenda que é interessante ter um acompanhamento terapêutico pra que possa se conscientizar de seus processos, de como atua com eles, o que sente, se eles servem à algum propósito, pra quem sabe resolver ou mesmo melhorar com ou sem ajuda de remédios.
Olá, esses sintomas aos quais você se refere são característicos de ansiedade. Você pode buscar ajuda de um psicólogo para trabalhar as questões que estão por trás desses sintomas. E ao mesmo tempo descobrir como lidar com as emoções/sensações/sentimentos diante de situações em que surgem esses sintomas.
Olá! Você pode até procurar um psiquiatra se os sintomas forem demasiadamente desconfortáveis e impeditivos de você praticar suas atividades. O psiquiatra pode lhe prescrever um medicamento que ajudará a se sentir menos ansiosa. Entretanto, é fundamental procurar um psicólogo e iniciar uma psicoterapia. Você descreve um quadro de ansiedade para exposições sociais e isto causa muito sofrimento. Ainda que você seja uma pessoa mais reservada, saiba que é perfeitamente possível desenvolver competência e segurança para conseguir se expor sem tamanho sofrimento. Sucesso pra você!