Eu fiz meu exame de glicose em jejum deu 99 eu não sou diabética mas tenho medo que aumente, eu quer

8 respostas
Eu fiz meu exame de glicose em jejum deu 99 eu não sou diabética mas tenho medo que aumente, eu quero saber quais alimentos que eu devo parar de comer? Eu também queria saber sobre a tapioca, o cuscuz, a batata doce, e frutas.
Dra. Maria Paula Bandeira
Endocrinologista pediátrico
Recife
Olá. Não é legal trabalhar com proibições. O importante para você e para todo mundo é comer de forma regular e saudável. Evitar industrializados, açúcar refinado e gorduras saturadas são ótimas dicas. Procure um profissional médico ou nutricionista para individualização da sua dieta. Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Daniel Servigia Domingos
Endocrinologista pediátrico, Pediatra
São Paulo
Procure sempre o consumo de alimentos saudáveis com frutas, saladas, legumes, cerais integrais e evite o consumo de produtos industrializados, guloseimas. E aumente a quantidade de atividade física.
espero ter ajudado
 Valdirene Felix
Nutricionista
São Paulo
Procure evitar alimentos industrializados e os ricos em gordura vegetal hidrogenada, controle o excesso de açucares. Aumente o consumo de fibras e alimentos ricos em magnésio. Isso tudo são apenas dicas, mas o ideal é que procure um profissional nutricionista para te auxiliar e te acompanhar nesse processo, estou a disposição.
Cuidar da alimentação, praticar exercícios físicos regularmente, reduzir o consumo de carboidratos simples, alimentos industrializados, açucares, evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Consumir mais oleaginosas, alimentos ricos em fibras, bastante água, frutas com índice glicêmico mais baixo. Batata, tapioca, cuscuz e frutas são carboidratos, o ideal é inserir na sua alimentação de forma controlada, com um acompanhamento adequado, não restringir, porém balancear para que não prejudique.
 Daiana Fontoura
Nutricionista
São José
Manter uma alimentação rica em alimentos naturais. Desembalar menos e descascar mais. Preferir grãos integrais, gorduras boas (castanhas, nozes, azeite de oliva, abacate, sementes), evitar os industrializados, praticar atividade física, consumir água (30 mL por kg de peso).
O ideal é que nada seja proibido, mas consumido com moderação e equilíbrio.
 Gabriela Laiber
Nutricionista
São Paulo
Olá,
para controle glicêmico é importante consumir fibras na forma de sementes ou carboidrato integral, bem como verduras e frutas. Com relação a tapioca e cuscuz, como são carboidratos refinados e com alto índice glicêmico, é importante associar uma proteína. Exemplo, cuscuz com ovo / tapioca com chia e queijo.
Espero ter ajudado! Abraços
 Rachel Franco
Nutricionista
Rio de Janeiro
Busque atendimento nutricional adequado e tratado com individualidade. Estou disponível para agendamento de consulta.
 Débora  Rezende
Nutricionista
Ribeirão Preto
Oiê! Um resultado de glicemia de jejum em 99 mg/dL está dentro da normalidade, mas muito próximo do limite usado para definir pré-diabetes (a partir de 100 mg/dL). Vale lembrar que um exame isolado não é suficiente para diagnóstico, que deve ser confirmado com outros exames, avaliados pelo médico.
Sobre os alimentos que você citou, não há necessidade de cortar tapioca, cuscuz, batata-doce ou frutas. Todos podem fazer parte de uma alimentação saudável. O mais importante é observar quantidade, frequência e combinação. Por exemplo, quando consumidos junto de alimentos ricos em fibras (como salada, chia, aveia) ou proteínas (como ovos, queijos, iogurte natural), eles tendem a gerar uma resposta glicêmica mais equilibrada.
O que realmente deve ser evitado é o consumo frequente de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar e gorduras ruins, já que estes sim aumentam o risco de alteração da glicemia e de outras complicações na saúde de forma geral, como ganho de peso, aumento da pressão arterial, alteração do colesterol e maior risco cardiovascular.
Portanto, não se trata de parar de comer determinados alimentos, mas de aprender a incluir de forma equilibrada. O acompanhamento nutricional pode ajudar a organizar a alimentação.

Especialistas

Flavia Almeida

Flavia Almeida

Endocrinologista

Lavras

Mylena Teixeira

Mylena Teixeira

Nutricionista

Rio de Janeiro

Renata Araújo

Renata Araújo

Nutricionista

Curitiba

Suzane Siqueira

Suzane Siqueira

Nutricionista

Parauapebas

Flávia Nunes do Rozário

Flávia Nunes do Rozário

Nutricionista

Vitória

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1363 perguntas sobre obesidade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.