Eu gosto de dirigir carro mas me sinto meio aprenssiva poco de anciedade para dirigir da uma dor de

14 respostas
Eu gosto de dirigir carro mas me sinto meio apreensiva, um pouco de ansiedade para dirigir, da uma dor de barriga mas ja logo passa, me perco nas marchas por conta do nervosismo, é normal? que posso fazer para melhorar?
Olá, embora você goste de dirigir, os sintomas físicos que apresentas, quando está no volante, são clássicos de uma crise de ansiedade. É importante que procure um psicólogo para poder elaborar o que acontece com você. É possível que a ansiedade esteja presente em outros momentos de sua vida.

Olá! A ansiedade em um baixo nível chega a ser um fator protetor, porém em níveis mais altos, em que você sente que te prejudica, pode te colocar em risco. A ansiedade no momento da direção pode estar relacionada à diversas coisas, como o julgamento de terceiros sobre o modo com que você conduz o veículo, com fatores externos que você não possui controle, o medo exacerbado de acontecer algo, que possa gerar sentimento de culpa... enfim, diversas possibilidades. Repare se o sentimento de ansiedade exacerbada vem em outros momentos em que você também esteja na direção da sua própria vida, se esse sentimento e situações se repetem. Caso sim, e se você desejar, busque acompanhamento psicológico.
Olá, a ansiedade é um estado normal, principalmente quando estamos experimentando algo novo. Pense assim, a ansiedade, é o estado de antecipação de perigo, ou seja, quando estamos experimentando algo desafiador, difícil, nosso cérebro fica em um estado de alerta, é uma maneira de a natureza instalar a prudência em nós, ou seja, um comportamento instintivo de precaução. Como você relatou é uma sensação que vem, mas passa, não te paralisa. Você pode procurar alguns exercícios de respiração, de concentração. Mas caso, essa ansiedade fique paralisante e passe a te impedir de dirigir, procure um psicólogo rapidamente .Claro, você pode procurar um psicólogo agora, ele poderá te ajudar com algumas técnicas, mas lembre-se: apesar da ansiedade ser um estado desagradável, ela não é um "mostro", e não deve ser sempre patologizada, e retirada a força a qualquer custo, ela é um estado normal, como disse acima. O que precisamos ficar atentos é quando ela invada com grande intensidade, e se generaliza para outras esferas da vida. Qualquer coisa fico a disposição, abraço!!!!
Parece que apesar de gostar de dirigir, vc não se sente totalmente segura para tanto. Se corpo demonstra isso.
Essa atividade como tantas outras exige prática para ter destreza.
Você poderia fazer mais aulas numa autoescola, procurar serviços de psicologia que ajude na condução de veículo (há serviços especializados nisso, pesquise na sua cidade). Ou até mesmo convidar alguém de sua confiança para andar contigo com a finalidade de te acalmar ou te relembrar das marchas.
É importante que vc tb tenha paciência consigo própria.
Faça isso até vc ter o domínio da direção.
Espero ter ajudado.
Olá, espero que esteja bem. Esses sintomas como: "dor de barriga" ou perder o tempo das "marchas por conta do nervosismo" está acontecendo há algum tempo? Ou somente agora. É necessário entender porque está com esses sentimentos e sintomas físicos. Se é somente no momento em que dirige ou em outros momentos do dia também. Se os sintomas continuarem 'atrapalhando" busque um profissional para ter um espaço para elaborar essas questões. Abraços
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 130
Olá, espero que esteja bem.
É muito frequente na clínica recebermos pacientes com sintomas ansiosos em função da direção de veículos.
Compreender o mecanismo da ansiedade e como enfrentá-la é um trabalho em conjunto na psicoterapia - existem vários fatores a serem ouvidos e considerados.
Seria muito bom procurar um psicólogo para se sentir mais confiante e dirigir - fazer o que gosta sem dificuldades.
Olá! Especialmente quando se começa a dirigir, por não ter tanta experiência, é natural que a insegurança apareça. Para que possa se sentir mais confiante ao conduzir o veículo, você pode utilizar algumas técnicas de relaxamento disponíveis na internet (como a respiração diafragmática, por exemplo) para aliviar os sintomas da ansiedade e garantir um melhor desempenho e, se sentir necessidade, fazer mais algumas aulas práticas de direção para desenvolver melhor as habilidades de que sente falta hoje. Além disso, também pode ser importante iniciar o acompanhamento psicológico caso essa mudança de hábitos não seja suficiente. Cuide-se bem!
Serei direto na resposta, pois em um primeiro momento é um problema relativamente simples resolver. Para o seu cérebro você está em perigo.Temos de dessensibiliza-lo. Perguntas como:
1) Como fazê-lo?
2) Será somente isso?
Faz-se necessária a avaliação de um psi. Sugiro fortemente que agende antes que transborde para outras áreas. Estou a disposição
Olá! Como colegas acima apontaram os sentimentos de ansiedade podem servir como um mecanismo de defesa, de algo que seu psiquismo entenda como um perigo. Podemos afirmar que situações como essa são "normais". Entretanto, se isso acaba atrapalhando seu cotidiano e te fazendo sofrer, seria importante procurar um profissional para poder falar sobre. Estou a disposição
Olá! Ansiedade é um sentimento desagradável que pode estar relacionado à percepção de perigo ou ameaça presente em algum contexto ou situação. É como se o seu corpo reconhecesse o dirigir como uma atividade de risco. Um acompanhamento psicoterapêutico pode de ajudar a compreender esse sentimento, e te ajudar a construir uma nova relação com a direção, de modo que você possa retomar a sua autonomia.
Boa tarde! Pelo que você descreveu, você está tendo uma crise de ansiedade quando dirige, procure ajuda de um Psicólogo, ele vai te orientar.
Olá, tudo bem?

Apesar de gostar de dirigir, pode ser que se sinta ansiosa, pois tem medo da cobrança do outro, no trânsito, se sente insegura em relação a isso, e também, medo de que algo aconteça, de que não consiga controlar. Gostar de dirigir não irá te isentar de sentir medo ou insegurança em relação ao trânsito, mas é importante que, se sentir que a sua ansiedade excessiva está prejudicando o seu desempenho nesse âmbito, procure ajuda profissional. Muitas das vezes, essa ansiedade não está relacionada apenas ao fato de você dirigir, mas também, a outras situações e contextos, sendo que é necessária uma investigação.
Recomendo que você procure um profissional da Psicologia, que através das psicoterapias, poderá te ajudar nesse processo de enfrentamento, e no trabalho das emoções e comportamentos.

Espero ter ajudado,

Estou à disposição.

Abraço.

É bastante comum sentir um pouco de ansiedade ao dirigir, especialmente quando estamos enfrentando situações desafiadoras no trânsito. Algumas dicas podem ajudar a lidar com essa ansiedade e melhorar sua experiência ao dirigir:

Pratique a exposição gradual: Comece dirigindo em locais mais familiares e com menos tráfego para se familiarizar com o veículo e ganhar confiança. À medida que se sentir mais confortável, vá progressivamente enfrentando situações mais desafiadoras.

Respire profundamente: Antes de entrar no carro, faça algumas respirações profundas e lentas para acalmar o sistema nervoso. Respire pelo nariz, segure por alguns segundos e solte pela boca. Isso pode ajudar a reduzir a ansiedade.

Desafie pensamentos negativos: Identifique os pensamentos negativos que podem estar alimentando sua ansiedade ao dirigir e questione sua veracidade. Substitua-os por pensamentos mais realistas e positivos, como "Eu sou capaz de dirigir com segurança" ou "Eu estou me tornando mais confiante a cada dia".

Pratique técnicas de relaxamento: Experimente técnicas de relaxamento, como meditação, exercícios de respiração profunda ou relaxamento muscular progressivo. Essas técnicas podem ajudar a reduzir a ansiedade e promover uma sensação de calma.

Conheça o seu carro: Se você está se perdendo nas marchas devido ao nervosismo, reserve um tempo para se familiarizar com o funcionamento do veículo. Pratique trocar as marchas em um ambiente seguro e tranquilo até se sentir mais confiante.

Evite pressão externa: Não se compare com os outros motoristas ou sinta-se pressionado(a) por suas expectativas. Cada pessoa tem seu próprio ritmo de aprendizado e adaptação ao volante. Concentre-se em sua própria jornada e no seu progresso pessoal.

Considere buscar apoio profissional: Se a ansiedade ao dirigir persistir e afetar significativamente sua capacidade de conduzir com segurança, pode ser útil procurar a ajuda de um profissional da saúde mental, como um psicólogo. Eles podem fornecer estratégias específicas para lidar com a ansiedade e ajudá-lo(a) a superar esses desafios.

Lembre-se de que a prática é fundamental para ganhar confiança ao dirigir. Quanto mais você se expuser a situações de direção e praticar técnicas de gerenciamento da ansiedade, mais confortável você se sentirá ao volante.

Com carinho... Sammy Carralas

Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 250
Pode ser ansiedade é normal, vc está experimentando algo novo, procure um psicólogo para melhorar estes sintomas.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!